Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Epitácio Neto


Nesta sexta queremos parabenizar o nosso amigo e leitor, Epitácio Neto, que comemora com a família e amigos, mais um ano de vida. Desejamos muita saúde, sorte e sucesso para o esposo de Kaliane e pai da pequena e bela Luisa!

TELEVISÃO - Revista elege Anitta a mulher mais sexy do mundo

Anitta foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista "VIP". Segundo a publicação, a cantora foi eleita através de uma votação popular com mais de 115 mil votos. Na sexta-feira, 30, chega às bancas a 18° edição das 100+Sexy, com um ensaio provocante de Anitta

Com pouca roupas e muitas opções de biquíni, maiô branco e hot pants, foram cinco horas de sessão de fotos, “Adorei fazer o ensaio. Nunca posei nua, mas fui vendo até onde dava pra chegar e me diverti.”  Os limites ela mesmo estabeleceu. “O mais sensual é não mostrar tudo mesmo. É mais excitante e mais chique. Sensual sem ser vulgar”, define.


A poderosa está mesmo com tudo! No domingo, 25, a cantora ganhou o prêmio de "Worldwide Act: Latin America" (Melhor Artista Mundial da América Latina, em tradução literal) pelo MTV Europe Music Awards, cuja cerimônia aconteceu em Milão, na Itália, e contou com famosos como Justin Bieber, Ellie Goulding, Ed Sheeran e Pharrell, entre outros.

ECONOMIA - Aproveite as super ofertas do Supermercado Soberano


REGIONAL - Caern amplia rodízio nas cidades abastecidas pela Adutora Sertão Central Cabugi

as3

Com a intensificação da estiagem no Estado, as fontes para captação de água estão dia a dia mais escassas, aumentando assim o desafio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em fornecer água para a população. O mês de novembro inicia com mais um desafio: o abastecimento das cidades atendidas pela adutora Sertão Central Cabugi.
A adutora recebe água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, contudo a captação da água é feita através do Canal do Pataxó. O nível de onde a água é retirada está baixando em ritmo acelerado e caso não haja uma redução no consumo a água disponível só será suficiente para pouco mais de um mês. Como medida imediata, a Caern irá intensificar o rodízio nas cidades, visando economizar ainda mais o que se tem disponível.

Além do rodízio, a Caern está buscando novas alternativas a fim de manter o abastecimento para a população. Novos poços e estruturas de abastecimento estão sendo avaliados pelos órgãos competentes, além disso, a Companhia buscará apoio em outras empresas da região, para juntos viabilizar novos projetos. Ações de fiscalização também estão sendo realizadas, para cumprir o que determina a lei em situações como essas, garantir o abastecimento prioritário para humanos e dessedentação animal.

A população tem um papel fundamental neste momento, utilizando a água da maneira mais racional possível, economizando toda gota de água e combatendo o desperdício.

Cidades Atendidas


As cidades atendidas são Angicos; Caiçara do Rio do Vento; Fernando Pedrosa; Jardim de Angicos; Lajes; Pedra Preta; Pedro Avelino; Riachuelo, além das comunidades rurais de São Miguel, Riacho do Feijão, Rio Velho, Riacho do Prado, Santa Maria, Mulungu, Tapuia, São José da Passagem, Residência, dentre outras localizadas ao longo da adutora.

Rodízio
A Caern já estava desenvolvendo desde o início do mês de outubro, de forma preventiva, o rodízio nas cidades abastecidas pela Adutora Sertão Central. Confira como está o fornecimento de água na região.
nominuto.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Prefeito Abelardo Rodrigues decreta luto oficial por 5 dias

Pelo falecimento do ex-vice-prefeito Ednaldo Queiroz, o prefeito Abelardo Rodrigues decretou luto oficial por cinco dias. No decreto nº 019/2015, o prefeito justifica que o ex-vice-prefeito prestou relevantes serviços ao município, confira

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Morre em SP, Ednaldo de Oliveira Queiroz, ex-vice-prefeito do município

Faleceu nesta tarde em São Paulo, Ednaldo de Oliveira Queiroz, ex-vice-prefeito do município de 2009 a 2012. Tio Dino, como era conhecido por alguns, estava internado vítima de câncer de pulmão, tinha sofrido ainda, dois AVC, o ultimo deles, na ultima segunda-feira. Mais detalhes a qualquer momento.

Homem simples, empresário e político, Ednaldo Queiroz, vai deixar saudade.

ALTO DO RODRIGUES - Gerente da HIS no Conversando com o seu Prefeito deste sábado, 31

O programa de rádio "Conversando com o seu prefeito" deste sábado (31), recebe a Gerente municipal de Habitação e Interesse Social (HIS), Jacira Alves. Durante o semanário, que vai ao ar das 12 as 13 horas pela FM local, Jacira irá levar ao conhecimento dos munícipes, informações importantes a cerca das ações da gestão nas áreas de habitação, em especial sobre as unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida 2, sobre o Programa Brasil Mais Simples e também com relação há algumas atividades desenvolvida pelo Sebrae com o apoio da atual gestão no município.

O programa "Conversando com o seu prefeito" é uma produção da secretaria municipal de Comunicação, com apresentação do radialista Fran Seixas e direção geral do secretário municipal Abelardo Neto.

ALTO DO RODRIGUES - AFC está na final da taça RN de futsal

AFC está na final da taça RN de futsal - foto: Chiquinho de Tabbatinga
Depois de vencer o URV pelo placar de 3 a 1, em casa, o AFC.jogou hoje à noite, em São Gonçalo, casa do adversário, e não deixou a equipe URV vencer o jogo que terminou no empate de 1 a 1. Como precisava vencer o jogo, o. URV saiu na frente ainda no primeiro tempo com Bileu. Prredestinado a vencer, o AFC empatou no segundo tempo com Alcides. 


O resultado levou o AFC a uma final inédita da Taça RN de futsal, que agora vai esperar seu adversário que saí na outra semifinal entre Areia Branca e União de Goianinha, partida que acontece amanhã à noite, em Areia Branca. O primeiro jogo da final acontece em Alto do Rodrigues na próxima semana. Através da coordenadoria de esporte a prefeitura municipal está dando total apoio às ações no esporte, entre eles, ao AFC

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Empate garante AFC em uma final inédita da VIII Taça RN de futsal

Se empatar, AFC poderá ir à um final inédita
Jogadores e comissão técnica do Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC) viajam neste momento para jogar logo mais à noite contra a equipe URV / São Gonçalo, em jogo de volta, valendo pela semifinal da Taça RN de futsal. A partida acontece às 20h, no Ginásio Poliesportivo Luis de Barros, no distrito de Santo Antonio, São Gonçalo do Amarante. Um empate, garante a representante altorodriguense em uma final inédita na competição. Como sempre, o governo Construindo Um Novo Tempo está dando total apoio à equipe.

Adiado
Em virtude do compromisso na cidade de São Gonçalo, a coordenação de esportes adiou para a próxima sexta-feira 30, a partida entre Os Veteranos x Bahia, valendo pelo campeonato municipal Ivanildo Bezerra da Silva, competição que também recebe apoio do governo municipal

ECONOMIA - Aproveite nesta quinta as promoções do Supermercado Soberano


BRASIL - Confira as mudanças no texto do Estatuto do (desarmamento) futuro banho de sangue

Uma comissão especial da Câmara aprovou ontem, por 19 votos a 8, uma série de mudanças que flexibilizam o Estatuto do Desarmamento e facilitam o acesso à posse e ao porte de armas. O relatório ainda precisa ser concluído na comissão — faltam votar 11 destaques — e depois segue para o plenário da Câmara. 

Se aprovado, vai ao Senado e depois à sanção da presidente Dilma Rousseff. Confira abaixo as principais alterações:

Compra de armas:
Como é: Venda de arma apenas para maiores de 25 anos
Como fica: Venda a partir dos 21 anos; com essa idade, pode-se usar em casa. Na rua, só aos 25
Posse:
Como é: A posse tem de ser revalidada a cada três anos
Como fica: Torna-se definitiva
Porte (inclui local público):
Como é: O porte tem de ser renovado a cada três anos
Como fica: Válido por 10 anos
Direito de uso:
Como é: A posse garante o direito de ter a arma em casa ou no local de trabalho, se o proprietário for o responsável legal
Como fica: Amplia o conceito de “casa” para “qualquer compartimento privado (…) onde alguém exerce profissão ou atividade, assim compreendidos escritórios, consultórios”
Antecedentes criminais
Como é: Qualquer antecedente criminal inviabiliza a compra de arma, também vedada a quem responde a inquérito policial ou a processo criminal
Como fica: A penas condenações criminais dolosas impedem a compra da arma
Registro
Como é: Só a Polícia Federal registra armas de civis
Como fica: Por convênios, polícias civis e militares dos estados poderão registrar
Categorias
Como é: Restrição de porte a categorias ligadas à segurança pública ou privada, na maioria
Como fica: Abre o porte a deputados e senadores, advogados da União, agentes de fiscalização ambiental, oficiais de Justiça, agentes de trânsito, agentes de segurança socioeducativos e peritos criminais, entre outros
Áreas rurais
Como é: É concedido o porte a residentes de áreas rurais, maiores de 25 anos, que comprovem depender da arma para a subsistência familiar
Como fica: Maiores de 21 na área rural podem ter porte


do blog: Se for aprovado dessa maneira, poderemos ter muito mais banho de sangue, pois muito mais pessoas andarão armadas e por nada, um cidadão poderá atirar em outro, tornando um verdadeiro faroeste.

Blog do BG

BRASIL - Dilma veta projeto que iria regulamentar a profissão de designer

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente, por meio de despacho publicado nesta quarta-feira (28) no "Diário Oficial da União", o projeto de lei nº 24, de 2013 (nº 1.391/11 na Câmara dos Deputados), que dispõe sobre a regulamentação do exercício profissional de designer. Segundo o documento, o PL foi vetado por inconstitucionalidade.

A proposta, de autoria da Câmara, do ex-deputado Penna (PV-SP), previa que somente os titulares de curso superior, ou pessoas com experiência mínima de três anos até a data de publicação da lei, poderiam exercer a profissão. Também ficaria vedada a entrada no mercado de trabalho de pessoas sem a adequada qualificação para realizar atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria, conexas aos desenhos. O fruto do trabalho do designer passaria a ser protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/1998). Segundo o texto, foram ouvidos Ministérios da Justiça, da Fazenda, do Planejamento,

Orçamento e Gestão, do Trabalho e Previdência Social, da Educação e a Advocacia-Geral da União e todos manifestaram-se pelo veto porque a "Constituição, em seu art. 5o, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer dano à sociedade." Agora, o veto será submetido a apreciação do Congresso Nacional.

REGIONAL - IGARN e ANA publicam resolução para o consumo de água da Armando Ribeiro Gonçalves

Foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (28), a resolução conjunta do Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e a Agência Nacional de Águas (ANA) que regulamenta o uso de água para captações no Açude Armando Ribeiro Gonçalves no Rio Açu, no Açude Pataxó, no canal Pataxó e no rio Pataxó.

A Resolução tem como objetivo ordenar o uso, para que o recurso hídrico daquela bacia possa estar disponível até 2017. Os empreendimentos tanto da fruticultura irrigada, quanto da aquicultura deverão passar por um rodízio de captação e adequação, em horários já estabelecidos no documento.

Destaca-se que alguns empreendimentos têm o prazo máximo de 30 dias, valendo da data da publicação da resolução para realizarem a instalação de horímetros e/ou sistemas que permitam aferir e registrar os volumes de água captados.

As captações de águas que atendem à diversos fins como, por exemplo, a irrigação, aquicultura, consumo humano e dessedentação animal, deverão ser separados, num prazo de 30 dias valendo a publicação da resolução, separando a captação para o uso humano e animal e as outras finalidades.

Ainda durante a vigência da resolução apresentada fica proibido o uso do método de irrigação por inundação e a abertura ou expansão de empreendimentos que utilizem de recursos hídricos.

FISCALIZAÇÃO
A fiscalização quem vem acontecendo, tanto com fiscais em campo, quanto pelo uso de análises via satélite, fotografias de sobrevoo, denúncia qualificada e dados do consumo de energia elétrica será intensificada.

O descumprimento da resolução IGARN/ANA será considerado uma infração gravíssima e deverá resultar em aplicação de multa, apreensão, e/ou embargo provisório ou definitivo.

Para empreendimentos de aquicultura no rio açu

Normas para empresas DEL MONTE FRESH, DIBA, FINOBRASA

EMPREENDIMENTOS DE AQUICULTURA NA ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES E NO AÇUDE PATAXÓ


NORMAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO AÇUDE ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, NO AÇUDE PATAXÓ E NO RIO AÇU PARA OS DEMAIS EMPREENDIMENTOS.
EMPREENDIMENTOS DE AQUICULTURA NO CANAL PATAXÓ E NO RIO PATAXÓ 


BRASIL - Câmara finaliza parecer favorável a pedido de impeachment contra Dilma

A área técnica da Câmara dos Deputados está finalizando parecer em que recomenda ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que dê seguimento ao principal pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. 

A informação apurada pela Folha com aliados de Cunha diz respeito ao pedido assinado pelos advogados Hélio Bicudo (ex-petista), Miguel Reale Júnior (ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso) e Janaína Paschoal, documento que é chancelado pelos principais partidos de oposição e por movimentos de rua anti-Dilma.

Segundo a Folha apurou, a recomendação técnica, que é sigilosa, será entregue a Cunha ainda nesta semana. E será sucinta: afirmará apenas que o pedido se enquadra nos requisitos da lei 1.079/50 (que trata do impeachment), no regimento interno da Câmara, e que traz em seu escopo elementos que apontam a indícios de participação da presidente em supostos crimes de responsabilidade. O embasamento são decretos assinados por Dilma em 2015 que aumentaram em R$ 800 milhões as despesas do Executivo sem autorização do Congresso, além da reprovação das contas da petista de 2014 pelo Tribunal de Contas da União.

Pela lei, cabe ao presidente da Câmara decidir monocraticamente se dá ou não seguimento aos pedidos de impeachment contra a presidente da República. Ele pode ou não seguir a recomendação da área técnica. Até agora, já mandou para o arquivo 20 pedidos de impeachment, sempre seguindo a recomendação técnica, mas resta a análise de outros 11, entre eles o do trio de advogados. Um dos principais alvos das investigações sobre o esquema de corrupção da Petrobras, Cunha tem usado esse poder para negociar nos bastidores, com oposição e governo, formas de evitar sua destituição do cargo e a cassação de seu mandato.

Por isso, tem dados sinais ora pró-impeachment, ora contrários. Caso determine a sequência do pedido, é aberta uma comissão especial que dará parecer ao plenário. Dilma é afastada do cargo caso pelo menos 342 dos 512 colegas de Cunha –ele não vota nesse caso– decidam pela abertura do processo de impedimento da petista. O presidente da Câmara já afirmou que pretende anunciar sua decisão em novembro. Ele aguarda ainda decisão sobre recurso que fez ao Supremo Tribunal Federal contra liminares que suspenderam rito anunciado por ele para eventual processo de impedimento.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

BLOG DO BG - Forte incêndio atinge terreno ao lado do Carrefour

Incendio
Um incêndio forte atingiu um terreno vizinho ao Supermercado Carrefour assustando toda vizinhança devido a quantidade de fumaça e labaredas altas do fogo. O corpo de bombeiros já se encontra no local com duas equipes tentando debelar.


ESTADO - Bancários da Caixa Econômica e Banco do Brasil no RN retornam ao trabalho nesta quarta

Os bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, no Rio Grande do Norte, retornam ao trabalho nesta quarta-feira (28). A categoria decidiu em assembleia, nesta terça-feira (27), encerrar a greve. A greve continua no Banco do Nordeste que será avaliada em assembleia nesta quarta (28), no auditório do Sindicato.

Os bancários avaliaram durante a assembleia a vitória conquistada por terem lutado e construído um movimento forte em todo estado fechando todas as agências da capital. De acordo com o Sindicato dos Bancários do RN, infelizmente o índice conquistado não poderia avançar mais devido ao desmonte da greve feito pelo Comando Nacional. Entretanto, o sentimento da maioria era de vitória por terem ido até o fim.

A Federação Nacional dos Bancos (Fanaban) propôs reajuste de 10% sobre salários, benefícios e participação nos lucros. A federação também propôs correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de seis horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de oito horas, de um total de 112 horas. Apesar disso, a categoria teve dificuldades para entrar em consenso. 


O Sindicato destacou ainda que bases não estão satisfeitas com os encaminhamentos que estão sendo dados pelo comando. "Repor a inflação é obrigação dos patrões e por isso mesmo não deveria ser a última proposta. A luta pelas reivindicações específicas continua no dia a dia. Pelo fim do assédio, das metas absurdas, das terceirizações, pela contratação de mais bancários e pelo fim das demissões".

ALTO DO RODRIGUES E PENDÊNCIAS - Números da revisão biométrica no município

Comarca de Pendências divulga números das revisões biométricas nos dois municípios, na primeira semana. Do dia 20 ao dia 26, na cidade de Alto do Rodrigues foram atendidos 1161 eleitores. Já na cidade de Pendências foram atendidas 1415 pessoas.

Melhor média
De acordo com os dados enviados à nossa redação, os eleitores de Pendências estão procurando à Câmara Municipal para fazer o quanto antes, fazer a revisão, ontem, o município obteve a melhor média desde o começo da revisão com 345 atendimentos. O município de Alto do Rodrigues atendeu 292 eleitores.

Feriado
Na próxima sexta-feira, 30, seria feriado (Dia do Servidor Público), mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu que haverá atendimento normal nas duas cidades. Já no dia 02 de novembro, Dia de Finados, não haverá atendimento, voltando a normalidade, na terça-feira, dia 03 de novembro.

ALTO DO RODRIGUES - Servidoras da Educação participam da 2ª Caminhada do Outubro Rosa

A secretaria de saúde do município realizou na tarde desta segunda-feira, a 2ª caminhada alusiva ao Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do exame que previne o câncer de mama. Várias servidoras participaram da caminhada que foi um sucesso, organizada pela secretaria municipal de saúde. 

ALTO DO RODRIGUES - Mais de 200 candidatos não compareceram às provas do ENEM

De acordo com Pedro Moura, coordenador municipal do pólo Alto do Rodrigues que estava responsável pelo ENEM  deste ano, mais de 200 pessoas faltaram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que foi realizado neste fim de semana, em todo o país. 

No município de Alto do Rodrigues que era cidade pólo recebendo candidatos das cidades de Alto do Rodrigues, Pendências, Carnaubais, Porto do Mangue e Afonso Bezerra, estavam inscritos 1056 candidatos que fariam provas em cinco instituições de ensino: As Escolas municipais: Walfredo Gurgel, Luiz Moreira da Silva, Francisco de Oliveira Melo, a estadual Luis Carlos e a particular Educandário Jesus Menino. Mas, segundo o coordenador só compareceram 827 candidatos. No sábado, o número de faltosos foi de 226 e no domingo o número chegou a 242 ausentes. 

Foi registrado apenas uma ocorrência, um dos candidatos estava portando dois pendrives e segundo o coordenador, a orientação é que se fosse encontrado algum objeto desse tipo, o candidato seria eliminado. Os resultados oficiais serão divulgados amanhã pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

BRASIL - Cunha defende flexibilização do horário da Voz do Brasil

O presidente da Câmara também defendeu, durante evento, a flexibilização do horário da Voz do Brasil. Segundo Eduardo Cunha, flexibilizar o horário do programa irá permitir que ele possa ser veiculado em qualquer horário entre 19 e 22 horas. Atualmente, a Voz do Brasil vai ao ar sempre às 19 horas, com duração de uma hora.



BRASIL - Renan defende ampliar acesso de micro e pequenas empresas ao Simples

Ao abrir a sessão temática sobre mudanças no Supersimples, nesta terça-feira (27), o presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu a ampliação do limite de faturamento para que mais micro e pequenas empresas se enquadrem no regime especial de tributação. A proposta de elevar em 250% o teto da receita bruta anual está contida no PLC 125/15, em tramitação no Senado. Para Renan, os efeitos a médio e longo prazos serão positivos, e a proposta vai tirar da informalidade grande número de empresas que atualmente não se sentem estimuladas pelo regime diferenciado. O parlamentar lembrou ainda que o segmento tem contratado mais trabalhadores enquanto médias e grandes empresas vêm demitindo.

Limites maiores
O PLC 125/15 está na Comissão de Assuntos Econômicos, sob a relatoria da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP). O projeto foi aprovado na Câmara em setembro passado e aumenta em 250% o limite de enquadramento da microempresa no Supersimples (passando dos atuais R$ 360 mil para R$ 900 mil de receita bruta anual máxima).

No caso das empresas de pequeno porte, a participação no sistema simplificado de tributação será permitida para o intervalo de R$ 900 mil a R$ 14,4 milhões anuais. Atualmente, varia de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões. Os microempreendedores individuais (MEIs) também estão incluídos nas mudanças. O limite sobe de R$ 60 mil para R$ 72 mil. O MEI é aquele empresário que trabalha sozinho ou, no máximo, com apenas uma pessoa contratada.

Debates
As sessões temáticas são convocadas pelo presidente do Senado toda vez que considera ele necessário debater especificamente um tema em tramitação na Casa. Exploração do pré-sal,  regulamentação do trabalho terceirizado e reforma política foram alguns dos assuntos já debatidos pelos senadores com convidados neste ano de 2015.

ALTO DO RODRIGUES - Dia 07 tem reinauguração na Churrascaria do Mano, confira as atrações


ELEIÇÕES - Saiba o que pode e o que não pode nas eleições de 2016 com dois grandes juristas

No dia 31 de outubro de 2015, no Holiday Inn Natal, os advogados Caio Vitor Barbosa e Jules Michelet Queiroz irão discutir as mudanças da reforma eleitoral aprovada pelo Congresso e seus efeitos para as eleições de 2016. 

BRASIL - Comissões discutem exigência de cadeirinha em veículos de transporte escolar

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que, a partir de 1º de fevereiro de 2016, condutores de transporte escolar de crianças menores de dez anos serão obrigados a equipar seus veículos com dispositivos de retenção (itens extras de segurança), como cadeirinhas e assentos de elevação. Polêmica em torno da medida levou as Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Serviços de Infraestrutura (CI) a programar para esta quarta-feira (28), às 10h, audiência pública sobre o assunto.

O requerimento de debate foi apresentado, conjuntamente, pelos senadores pelo PSDB Dalírio Beber (SC), Paulo Bauer (SC) e Antonio Anastasia (MG). Na justificação, eles reúnem críticas dos condutores de van à iniciativa, considerada “impossível” de ser cumprida pelo setor “por falta de adequação dos veículos ao dispositivo exigido”.

“Eles (os transportadores) afirmam que os veículos atuais já são seguros, tendo em vista os poucos acidentes registrados, além do que o uso da cadeirinha vai reduzir em cerca de 40% a capacidade de transporte e o custo será repassado para os pais”, afirmam no requerimento.

Punição
Ainda de acordo com Beber, Bauer e Anastasia, o descumprimento da nova exigência vai sujeitar os condutores de transporte escolar a multa de R$ 191,54 por infração gravíssima, rendendo também sete pontos na habilitação e retenção do veículo. Continuariam desobrigados a oferecer cadeirinhas e assentos de elevação táxis e vans e ônibus que não sejam usados como transporte escolar.

BRASIL - STF deve votar hoje sobre suspensão condicional de pena no período natalino

Deve retornar à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (27) a possibilidade ou não de se considerar o período de sursis (suspensão condicional da pena) para fins de concessão de indulto natalino.

São quatro Habeas Corpus (HCs 123698, 123827, 123828 e 123973) que discutem a matéria. Até o momento, votaram pelo indeferimento do pedido a ministra Cármen Lúcia e os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello, ao entenderem que o cumprimento do período de prova do sursis e o efetivo cumprimento de determinada parte da pena, condição para a concessão do indulto, são institutos diferentes.


Já ministro Teori Zavascki votou no sentido de conceder a ordem, reconhecendo a possibilidade de considerar o período de prova do sursis para fins de concessão do indulto de natal. O julgamento deve ser retomado com o voto-vista do ministro Dias Toffoli. Com informações do STF.

PENDÊNCIAS - Cobé Lanches tem show de barzinho, saiba quem será a atração de estreia


EDUCAÇÃO - Inscrições em edital de professor mediador seguem abertas até 3 de novembro

As inscrições para o edital de contratação temporária de professores mediadores nos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertados na modalidade à distância pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seguem abertas até o dia 3 de novembro.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas no horário de 8 horas às 11 horas e de 14 horas às 16 horas na Coordenação de Informática, localizada na Escola Agrícola de Jundiaí, RN-160, Km 03.

Os interessados em participar da seleção devem apresentar no ato da inscrição o formulário presente no edital juntamente com o Curriculum Vitae; documentos de comprovação de experiências profissionais; documento de identidade com fotografia; cadastro de pessoa física (CPF); comprovante de residência recente e certificado de conclusão de curso superior. Somente será admitida uma inscrição por candidato.

O processo seletivo destina-se ao provimento de 26 vagas em cadastro de reserva para professor mediador dos cursos de Operador de Computador, Vendedor, Agente de Informações Turísticas, Auxiliar de Agroecologia e Inglês Básico a serem realizados nos municípios de Arês, Baía Formosa, Campo Redondo, Jaçanã, Martins, Mossoró, Natal, Parnamirim, Passa e Fica, Pau dos Ferros, Portalegre e São João do Sabugi.

A seleção será constituída em duas fases distintas: 1ª FASE: Análise do Curriculum Vitae com as respectivas comprovações, 2ª FASE: Entrevista com os candidatos. Os resultados de cada fase serão publicados no site do e-Tec/EAJ (www.etec.eaj.ufrn.br).

AFONSO BEZERRA - Aniversariante do dia: o município que ainda recebeu uma bolada de presente

Queremos parabenizar nesta terça a nossa querida cidade, conhecida como "flor do sertão". Carapeba, como era chamada o nosso querido município de Afonso Bezerra que hoje completa 62 anos de existência. Além do aniversário, o município tem outro motivo para comemorar, foi creditado nas contas da prefeitura municipal, na última sexta, mais de R$ 900 mil reais, só de recursos dos royalties, pagos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na última sexta. O prefeito Jackson Bezerra que gosta de reclamar com a falta dos recursos, agora não tem do que reclamar, é arregaçar às mangas e trabalhar pela população. Nossos parabéns para este povo querido, inteligente e batalhador que deseja ver uma cidade melhor para se viver. Confira o que estamos dizendo. Para um município que não contava com esse receita é bom, mas para a cidade que contava e teve perda é uma dor de cabeça para qualquer gestor. Faça bom uso prefeito Jackson!!!

TECNOLOGIA - GoPro oferece palestra gratuita pela primeira vez em Natal; não perca

Nesta quarta-feira (28), um instrutor especializado da marca de câmeras GoPro, Vinicius Elias Vieira, chega a Natal para ministrar palestra que acontecerá no auditório do G6 do Midway Mall, a partir das 19h30. Com o tema “Capture e compartilhe seu mundo”, a palestra deverá abordar as funcionalidades, dicas e curiosidades das câmeras e acessórios GoPro que atualmente é a marca de câmeras de ação mais vendida do mundo e também a responsável pela popularização do estilo de fotografia “selfie” devido a sua leveza, qualidade de imagem e lente grande-angular.

O evento promovido pela Miranda Computação, revendedora autorizada GoPro no RN, é aberto ao público e gratuito, mas as vagas são limitadas, por isso é importante se inscrever o quanto antes. Os interessados devem confirmar sua inscrição enviando seu nome completo para o e-mail miranda@miranda.com.br colocando no assunto do e-mail o título “Palestra GoPro”. As inscrições devem ser feitas até as 12h da quarta-feira (28).

Sobre a GoPro
As câmeras GoPro são conhecidas por possuir características e qualidades de câmeras semi-profissionais sendo versáteis para serem utilizadas em esportes variados como surf, paraquedismo, motocross e outros. Popular principalmente entre atletas de esportes de aventura, a GoPro tornou-se a câmera mais vendida do mundo por proporcionar uma excelente qualidade de imagens e vídeos por meio de lentes grande-angulares e uma vasta opção de acessórios que permitem que o usuário faça ótimas “selfies”.


ESPORTE - Surfe: Ítalo Ferreira "goleia" Medina e avança às quartas de final em Portugal

Ítalo Ferreira segue na disputa em Portugal
O Rio Grande do Norte segue vivo na disputa pela etapa de Peniche, em Portugal, no Mundial de Surfe. Na manhã desta terça-feira (27), Ítalo Ferreira superou o campeão mundial Gabriel Medina e o taitiano Michel Bourez, que vão à repescagem.


Natural de Baía Formosa, Ítalo aproveitou sua característica favorável ao surfe com fortes ventos e conseguiu as notas 9.0 e 8.17. Os adversários, no entanto, não conseguiram se adaptar às condições do mar. Com Gabriel Medina alcançando 10.73 e Michel Bourez 7.77, os dois ficaram em combinação, que é quando o surfista precisa de duas ondas para virar o placar. Assim, ambos precisarão disputar repescagem para alcançarem as quartas de final.

Título

Com as eliminações de Adriano de Souza e Mick Fanning (AUS), Gabriel Medina, Filipe Toledo e até Ítalo Ferreira seguem com chances de título. Caso Medina conquiste a etapa, ele irá para a Pipeline, no Havaí, na liderança do campeonato. Já Filipinho, em caso de vitória, será o segundo colocado na etapa decisiva.

As chances de Ítalo Ferreira são bem menores. O calouro do ano e atual 8º lugar no Mundial, além de vencer a etapa de Portugal, precisa torcer por maus resultados dos que estão à sua frente, entre eles os brasileiros Adriano de Souza, Gabriel Medina e Filipe Toledo.

SAÚDE - Uma taça de vinho diária pode ajudar a controlar o Diabetes Tipo 2

De acordo com a pesquisa publicada na revista Annals of Internal Medicine, uma taça de vinho tinto diária, pode realmente melhorar a saúde do coração e ajudar a controlar o Diabetes tipo2. 

Segundo o estudo, após dois anos, indivíduos com diabetes tipo 2 que beberam uma taça de vinho branco cada noite melhoraram seus triglicerídeos, em comparação com os que beberam água ou vinho tinto. No entanto, de acordo com a publicação, os benefícios do vinho tinto foram  mais numerosos e pronunciados do que os que beberam vinho branco. 

Os participantes do estudo que beberam vinho tinto, aumentaram significativamente o colesterol HDL, (que protege contra a doença cardíaca) em quase 10%, da mesma forma que melhorou os perfis de colesterol. As pessoas também tiveram melhoras nos níveis de apolipoproteína A1, um marcador do metabolismo lipídico.

Depois de dois anos do estudo, os indivíduos que beberam vinho tinto, em comparação com aqueles que beberam vinho branco ou água mineral, a cada noite tinham menos sintomas de síndrome metabólica, hipertensão e excesso de gordura abdominal, níveis elevados de açúcar no sangue e colesterol anormal.Segundo a pesquisa do  Annals of Internal Medicine, os benefícios do vinho tinto em relação aos brancos em pacientes com diabetes tipo 2 têm a ver com o fato de que o vinho tinto contém sete vezes mais compostos fenólicos, do que os observados no vinho branco. 

No entanto, os autores do estudo sugerem que as pesquisas futuras devem ser centradas sobre se as concentrações de polifenóis  de uma taça de vinho e o que ela pode oferecer de  benefícios a saúde.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Soledade


Queremos parabenizar a nossa amiga e leitora diária, Soledade, filha do casal Xavier e Dona Ducéu, muito bem casada com Thiago e mãe da pequena Thaíssa, a futura jurista recebe os cumprimentos pela passagem do seu aniversário. Nós, lhe desejamos muita saúde, sorte e sucesso!

ESTADO - Indicada por Rafael Motta, portadora da síndrome de Down recebe importante prêmio

Por indicação do deputado federal Rafael Motta (PROS), a professora potiguar Débora Seabra receberá nesta terça-feira (27), em Brasília,  o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2015. Débora Seabra é a primeira portadora de síndrome de Down a receber a menção honrosa que leva o nome do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, e torna-se mais uma vez uma figura de destaque na educação nacional do Brasil.

"Débora é um orgulho para todos os potiguares, e essa é uma justa homenagem por sua competente atuação no setor educacional do Rio Grande do Norte", frisou Rafael Motta.

O Prêmio Darcy Ribeiro é promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que elege todos os anos três pessoas físicas ou jurídicas que são exemplos nas ações educativas do país. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro.

Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação leva em consideração critérios de originalidade, ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas pelos indicados ao prêmio. Todos os deputados federais e senadores podem fazer suas indicações para o Prêmio Darcy Ribeiro, e os três agraciados são escolhidos por meio de votação pelos membros da Comissão de Educação.

Perfil do antropólogo Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro já foi ministro da Educação no Governo de João Goulart, e lutou em defesa da escola pública. Além disso, ele fundou no ano de 1962 a Universidade de Brasília (UnB). Em 1992, Darcy Ribeiro passou a integrar a Academia Brasileira de Letras, e além de obras ligadas à Antropologia, o escritor publicou os romances "Maíra", "O Mulo", "Utopia Selvagem" e "Migo".

MACAU - Governador deverá receber prefeito e vereadores para discutir colapso de água na cidade

Ontem, o prefeito Kerginaldo Pinto e oito vereadores, tiveram uma audiência com os deputados Ezequiel Ferreira (presidente da Assembleia Legislativa do RN), deputado Ricardo Motta, Álvaro Dias, George Soares e com o deputado federal Rafael Motta, políticos que foram os mais votados no município.  

Aberta pelo deputado Ezequiel Ferreira, o presidente da Assembleia Legislativa expôs a sua preocupação com o cenário hídrico do estado e o prefeito pediu o apoio dos deputados para cobrarem medidas emergenciais do governo para tirar a cidade do colapso de água. Pela Câmara Municipal falaram o vice-presidente, Oscar Paulino e o vereador Dércio Cabral. “Esse movimento é suprapartidário, precisamos sair de medidas paliativas como carros pipas. Quem tem sede, tem pressa e não aguenta mais esperar”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto.

Antes de encerrar a audiência, o deputado Ezequiel Ferreira entrou com contato com o governador Robinson que marcou para esta terça, uma audiência para, juntos aos órgãos competentes, encontrar uma solução viável para minimizar o sofrimento da população.

com informações de assessoria da Prefeitura municipal de Macau

BRASIL - Em nova fase da Operação Zelotes, PF mira filho de Lula

Luis Claudio Lula da Silva (filho e Lula) Reproducao TV UOL ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) mais uma fase da Operação Zelotes, que investiga um esquema de pagamento de propina a integrantes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), vinculado ao Ministério da Fazenda. 

A PF cumpriu mandado de busca e apreensão na empresa LFT Marketing Esportivo, que pertence a Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, na rua Padre João Manuel, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Segundo funcionários do prédio, a operação aconteceu por volta das 6h.

Agentes, que chegaram em um carro da Receita Federal e em outros dois da PF, foram até o quinto andar do edifício, onde fica a empresa. Vizinhos e funcionários do prédio relataram que os policiais permaneceram no local por cerca de duas horas e saíram com várias pastas carregadas de documentos. 

Um funcionário disse que Luis Cláudio foi ao local nesta segunda por volta das 9h, onde ficou por cerca de uma hora. O irmão mais velho de Luis Cláudio, Fábio Luis Lula da Silva –o Lulinha–, chegou a ter um escritório no mesmo prédio, mas se mudou no ano passado.

Além da LFT, Luis Cláudio é proprietário da Touchdown Promoções e Eventos Esportivos, que administra a liga de futebol americano Torneio Touchdown, que conta com 16 equipes. Essa empresa, que funciona no mesmo endereço da LFT, também foi alvo da operação.

ESTADO - Encerrada greve nos bancos privados, nos bancos públicos greve continua

Após exatos vinte e um dias de paralisação em todas as agências bancárias do estado, os profissionais do Rio Grande do Norte estabeleceram o fim da greve apenas nos bancos privados, mas, decidiram pela permanência da paralisação nos bancos públicos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste). A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (26), na sede do sindicato, na Cidade Alta. 

Assembleias foram realizadas em diversos estados do país com o objetivo de avaliar a proposta dos bancos para reajuste de 10% nos salários dos profissionais. O Comando Nacional dos Bancários orientou que os sindicatos locais acatassem a proposta e decidissem pelo fim da greve, iniciada no dia 06 de outubro. Cidades de 20 estados brasileiros acataram a orientação e deram fim à paralisação.

Os bancários pediram um reajuste salarial de 32% neste ano. No entanto, os bancos apresentaram uma contraproposta de apenas 5,5%.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ESTADO - Cearense é preso suspeito de tentar fraudar no Enem em Natal

Material encontrado com candidato foi apreendido pela Polícia Federal; cearense foi preso em flagrante durante o Enem em Natal
Material encontrado pela PF com o cearense
Um cearense que participou neste final de semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Natal foi preso suspeito de usar um ponto eletrônico durante a realização da prova. Segundo a Polícia Federal, a prisão ocorreu dentro de uma universidade particular na zona Sul da capital potiguar.

De acordo com a PF, ação aconteceu quando os policiais foram acionados pelos fiscais que desconfiaram de um candidato no momento em que esse retornava do banheiro faltando poucos minutos para o encerramento do certame.

Os fiscais perceberam que o suspeito estava andando de um jeito estranho, como se estivesse com algum objeto nos bolsos, o que é proibido pelo edital do Exame. Ele negou, mas ao ser submetido ao detector de metais, o aparelho soou o alarme.

O cearense foi encaminhado até a sala da coordenação do prédio, onde foi constatado que ele usava um ponto eletrônico, com um fio que ia do pescoço até o tênis, local onde estava escondido um aparelho celular. O suspeito foi preso em flagrante e em seguida foi levado para ser autuado na Superintendência da PF, porém ao ser interrogado, opetou por permanecer calado.

O cearense foi indiciado por fraude em concurso público, mas deve responder o crime em liberdade. Ele foi solto ainda durante a noite de domingo após pagar fiança.

ALTO DO RODRIGUES - Hoje acontece a 2ª caminhada do Outubro Rosa

Dentro da programação nas comemorações ao "Outubro Rosa" no município, neste mês de outubro, dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama, a secretaria municipal de saúde realiza hoje, segunda-feira (26) a partir das 16 horas, a 2ª Caminhada Outubro Rosa. O ponto de concentração do evento será em frente ao Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo.

Prevenção e diagnóstico do câncer de mama
"Outubro Rosa" é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Rita Lima


Queremos começar esta tarde, parabenizando a nossa amiga Rita Lima, que completa hoje, mais um ano de vida e nós  desejamos muita saúde, sorte e sucesso para a bela morena!

domingo, 25 de outubro de 2015

ESTADO - MPRN recomenda que decisão do TCE em Serra do Mel seja executada

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, recomendou ao prefeito, ao presidente da Câmara e ao procurador-geral ou assessor jurídico de Serra do Mel que promovam as medidas judiciais pertinentes relativas às condenações imputadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a Aldamir Ferreira de Mesquita, ex-presidente da Câmara Municipal e a Francisco Bezerra Lins Filho, ex-prefeito de Serra do Mel.

A Promotoria de Justiça constatou em Procedimento Preparatório a existência do Acórdão nº 165/2013-TC, por meio do qual Aldamir Ferreira de Mesquita, ex-presidente da Câmara Municipal de Serra do Mel e ordenador de despesas à época do mandato, foi condenado a restituir a importância de R$ 25.070,40, por irregularidades das contas sob sua responsabilidade.

Também foi verificada a existência do Acórdão nº 156/2013-TC, que condenou o ex-prefeito de Serra do Mel, Francisco Bezerra Lins Filho, a ressarcir o montante de R$ 13.286,00, em razão das irregularidades materiais cometidas, bem como o valor de R$ 89,25, em virtude de pagamentos indevidos relativos a taxas e tarifas bancárias. 

O ex-prefeito deve ressarcir, ainda, a quantia de R$ 2.550,00 por concessão irregular de diárias e R$ 10.646,75 pela omissão no dever de prestar contas. Há também multa no valor de R$ 3.985,80, em decorrência da irregularidade material detectada. Além da multa de R$ 2.000,00, referente a contratação de médicos plantonistas sem prévio concurso público.

O MPRN recomendou ainda que o procurador-geral do Estado promova a execução das multas cominadas pelo Tribunal de Contas do Estado ao ex-gestor de Serra do Mel. Os valores aludidos serão direcionados aos erários estadual e municipal, estando, portanto, a execução sujeita ao postulado administrativo da indisponibilidade do interesse público.


Prefeito, presidente da Câmara Municipal e procurador-geral ou assessor jurídico de Serra do Mel, bem como o procurador-geral do Estado, devem informar no prazo de 10 dias, a contar da data do recebimento da recomendação, as providências tomadas ou que pretendem tomar.