Memorial às vítimas de Covid

sábado, 9 de setembro de 2023

ALTONOTICIAS - Saiu a nova edição digital do jornal

 Já circula na mídia digital, a nova edição de setembro do Jornal AltoNoticias. Você pode folhear o periódico através do nosso perfil, no instagram com o link na bio.





quarta-feira, 6 de setembro de 2023

HOJE - Dia de Oficialização da Letra do Hino Nacional


O dia de oficialização da letra do Hino Nacional é comemorado no dia 6 de Setembro, conforme estabelecido na Constituição brasileira o Hino Nacional, juntamente com a Bandeira, o Selo e o Brasão de armas, representam nosso país.

Como foi escolhido o Hino Nacional atual?

O Hino Nacional com a letra conhecida e cantada por nós até os dias de hoje, foi desenvolvida seguindo os seguintes passos:

· Em 1906, na Tribuna da Câmara dos Deputados, o escritor Coelho Neto, em seu discurso proferiu que fosse elaborado um poema à altura da nação brasileira, argumento que levou o então Ministro da Justiça Dr. Augusto Tavares de Lira, a decretar aberto o concurso;

· Lançaram o desafio para a comunidade em geral, para reformular a letra que melhor de adaptasse a melodia original. Foi então que o poeta e escritor, Joaquim Osório Duque Estrada apresentou sua criação e foi escolhido com distinção, entre muitos outros;

· Em1916, algumas modificações foram introduzidas;

· Em 1922, através do Decreto nº4. 559, conferiu autorização ao Poder Executivo para adquirir as propriedades dos versos;

· Na véspera do dia 7 de Setembro dia de Comemoração do Centenário da Independência, através do Decreto nº 15.671 foi declarado à letra como oficial.

A maneira correta de executar o Hino Nacional

Devemos demonstrar respeito durante o andamento do hino, alguns critérios a serem observados são:

· Todos deverão ficar de pé;

· Devemos evitar conversas paralelas;

· Os homens civis não devem usar bonés ou chapéus;

· Os militares devem prestar continência;

· Não alterar a voz com gritos e manifestações ostensivas;

· Não aplaudir.

Além disso, quando o Hino for apresentado somente por instrumentos, devem ser tocado uma única vez, e não devemos acompanhar cantando.

Para interpretação vocal, o solista deverá cantar todo o hino nacional.

Se em alguma cerimônia, que tenha convidados de outros países, o hino do país visitante será apreciado primeiro. É uma forma de demonstrar respeito.

A prática do Hino Nacional

Desde 2009, a prática de cantar o Hino Nacional Brasileiro, é obrigatória pelo menos uma vez na semana, em todas as escolas públicas e privadas, como um ato solene, antes do início da aula.

O hino Nacional é um dos símbolos mais conhecidos, é uma reverência à Bandeira Nacional, e quando cantamos, somos tomados por emoção, que muitas vezes leva pessoas às lágrimas.

Também é executado, nas seguintes ocasiões:

· Continência ao Presidente da República;

· Ao Congresso nacional;

· Supremo Tribunal Federal;

· Continência e cortesia Internacional;

· Cerimônias patrióticas;

· Eventos esportivos

É estritamente proibido a execução, produção ou reprodução de qualquer tipo de arranjo vocal, artístico e instrumental, no hino original.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

DEU RUIM - PREFEITO SE JOGA NO MEIO DO PÚBLICO E CAI NO CHÃO

O prefeito de Senador Pompeu/CE,  Maurição, estava comemorando  os 172 abis de emancipação política do município, com show de Junior Vianna. Muito empolgado, tava na esperança do povo lhe segurar e, se jogou no meio do público, mas a ideia não deu certo, ele caiu foi no chão.

O fato foi gravado e viralizou nas redes sociais neste fim de semana.  No instagram do prefeito, o povo comentou: "a melhor parte da festa foi o tombo". Outro arriscou uma brincadeira ainda mais ousada: "Pulou do lado da oposição ".

Apesar da altura do palco, nada grave Maurício sofreu. Tanto que depois do vídeo, o prefeito se levanta animado e feliz, continua a dançar e tirar foto com o povo.