Memorial às vítimas de Covid

sábado, 1 de junho de 2024

HISTÓRIA - 10 anos sem Marinho Chagas: O lateral-esquerdo que mudou o futebol

Há 10 anos, o cenário do futebol brasileiro perdia o lateral-esquerdo Marinho Chagas. Nascido em Natal, Rio Grande do Norte, em 1952, o jogador conhecido como “Bruxa” faleceu no dia 1º de junho de 2014. Com o jeito de jogar irreverente, deixou o legado nos gramados ao mudar o mundo do futebol.

Sua trajetória brilhante teve início nos campos de terra batida no Alecrim, em Natal. Teve sua primeira oportunidade no Riachuelo Atlético Clube, mas logo seu talento singular chamou a atenção e ingressou no ABC, em 1969. Passadas mais duas temporadas, foi a vez do Náutico-PE. Sair do futebol potiguar e jogar por clube grande pernambucano era sonho. Não há videotape, para comprovar a história, mas quem teve a honra de testemunhar, em 1972, na primeira oportunidade que teve de enfrentar o Santos, Marinho aplicou um chapéu em Pelé, que teria pedido respeito à Bruxa. Depois disso, a próxima parada foi no Botafogo, onde não demorou muito para se tornar um dos maiores ídolos da torcida alvinegra carioca, o que abriu as portas da Seleção Brasileira para o astro potiguar que se tornou o melhor lateral esquerda da Copa de 1974, na Alemanha. Apesar de sempre muito badalado, ele não teve a oportunidade de disputar mais nenhum Mundial. Em 1978 foi preterido pelo treinador Cláudio Coutinho e não foi para a Argentina. O treinador preferiu improvisar o quarto zagueiro Edinho, do Fluminense, e levar na reserva o rubro-negro Rodrigues Neto, do Flamengo, que acabou ganhando a posição.

A Bruxa jogou pela Seleção Brasileira em 36 partidas (24 vitórias, 9 empates, 3 derrotas) e marcou quatro gols.

O jeito de jogar de Marinho Chagas mudou o mundo do futebol. A Bruxa era um lateral-esquerdo diferente do costume da época. A precisão nos passes e capacidade de criar jogadas ofensivas a partir da defesa o destacaram dentro de campo, além da forma avançada como jogava, se caracterizando como um ala.

As maiores glórias de Marinho no futebol foram: campeão potiguar-1970, pelo ABC; eleito melhor lateral esquerda do Mundial-1974; segundo maior futebolista sul-americano-1974; campeão do Torneio Bicentenário da Independência dos Estados Unidos-1976, pela Seleção Brasileira; campeão paulista-1981, pelo São Paulo; Bola de Prata, da revista Placar para os melhores do Brasileirão-1972/73/81; – eleito, pela FIFA, segundo melhor lateral esquerdo do século-20, depois de Nilton Santos.

Marinho já atacou de cantor e gravou um clip para o programa “Fantástico”, da TV Globo, cantando a música “Eu sou assim”, que seria o seu auto retrato. Em 1978, participou, também, de um filme cinematográfico, “O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros Contra as Panteras”, comédia em que ele é sequestrado às vésperas de um jogo da Seleção Brasileira, para ser trocado por um computador. Libertado, chega ao Maracanã no intervalo da partida, joga o segundo tempo e marca o gol da vitória.

Durante o período de jogador, Marinho Chagas ganhou três vezes a Bola de Prata, o maior troféu da imprensa esportiva concedido pela revista “Placar”, da editora Abril, em 1972, 1973 e 1981.

Porém, foi além-fronteiras que Marinho Chagas se tornou uma lenda global. Seu período no New York Cosmos, nos Estados Unidos, não só elevou o nível do futebol norte-americano, mas também ampliou sua própria influência além das fronteiras brasileiras. Foi lá que seu estilo de jogo único conquistou os torcedores, solidificando sua posição como um dos mais adorados jogadores da época.

Mas o legado de Marinho Chagas não se limita apenas às quatro linhas. Marinho foi homenageado diversas vezes no Rio Grande do Norte e ganhou uma estátua de sete metros elaborada pelo artista plástico Guaraci Gabriel. O monumento está instalado atualmente no pátio de entrada do Frasqueirão.

Em 1º de junho de 2014, Marinho Chagas faleceu após sofrer uma hemorragia digestiva alta, aos 62 anos. O jogador passou mal durante um encontro de colecionadores de figurinhas da Copa do Mundo e foi internado.

Tribunadonorte

quarta-feira, 29 de maio de 2024

MOSSORÓ - 'Pingo da Mei Dia’ é ampliado e percurso chega a 1,6 km


De forma estratégica, a Prefeitura de Mossoró ampliou o número de entradas e o percurso do “Pingo da Mei Dia”. O evento, que recebe milhares de pessoas na abertura do “Mossoró Cidade Junina”, acontece neste sábado, 1º de junho, na avenida Rio Branco.

Para possibilitar mais espaço ao evento, o Município ampliou a área da festa. Serão quase 2 mil metros para o folião percorrer em apenas uma volta do Corredor Cultural. Na última edição, o “Pingo da Mei Dia” reuniu mais de 210 mil pessoas no Corredor Cultural. O ápice do evento se deu por volta das 19h, no horário Bell Marques se encontrava na avenida animando e agitando o público no trio elétrico.

“O ‘Pingo da Mei Dia’ sempre nos surpreende. É uma festa linda, pensada e organizada para o povo. Com o sucesso grandioso do evento, não poderíamos deixar de pensar na ampliação. Aumentamos o percurso para que o folião aproveite a festa da melhor forma”, pontuou Frank Felizardo, secretário interino de Cultura.

Neste ano, os trios elétricos iniciam o trajeto ao lado da Praça dos Esportes, percorrendo o Corredor Cultural Antônio Gonzaga Chimbinho até o Teatro Municipal. Da Praça Cícero Dias, os artistas retornam à Praça dos Esportes embalando o público na avenida.

No total, o percurso terá 1.675 metros. Os trios elétricos, juntos, vão realizar 14 voltas pelo Corredor Cultural, perfazendo mais 23 km em mais de 12 horas de shows pela avenida.

portaldatropical

ASSU - Confira a nova programação do São João mais antigo do mundo.


A Prefeitura de Assú divulga, nesta quarta-feira (29), sua nova programação para o São João 2024, destacando a presença de grandes nomes como Luan Santana, Bell Marques, Leo Santana, Xand, Matheus e Kauan, Felipe Amorim, Nattan e Leonardo.

A organização do evento destaca que manterá sua essência e grandiosidade. O São João do Assú, o mais antigo do mundo, continua a ser um dos eventos mais esperados, reunindo grandes nomes nacionais e locais. Aliado a isso, contamos com mais de 40 artistas locais que se apresentarão entre 18 de maio e 7 de julho, reforçando o compromisso com a cultura local. O São João do Assú é reconhecido como um dos maiores do Brasil, atraindo milhares de pessoas todos os anos para celebrar a cultura, a fé e a tradição da região.

População e turistas podem esperar uma celebração vibrante e memorável, preservando a rica tradição do São João do Assú.

Confira a programação

14 A 24 DE JUNHO – POLO BURACO DO PREFEITO
-14 DE JUNHO
Xand Avião
Samba A7
Taty Girl

-15 DE JUNHO
Circuito Musical
Xodó Nordestino
Eric Land
Rafinha no Comando

-16 DE JUNHO
Leo Santana
Nuzio Medeiros
Thúlio Milionário

-18 DE JUNHO
Calcinha Preta
Toca do Vale
Nattan

-19 DE JUNHO
Bell Marques
Matheus & Kauan
Luan Estilizado

-20 DE JUNHO
Raí Saia Rodada
Luan Santana
Felipe Amorim

-21 DE JUNHO
Almir Swingado
Samyra Show
Werck Mendes

-22 DE JUNHO
Fadja Lourena
Zé Cantor
Arnaldinho Netto

-23 DE JUNHO
Art do Samba
Raynel Guedes
Amanda e Ruama

-24 DE JUNHO
Padre Nunes
Felipe Alcântara
Leonardo
Forró emoções

02 DE JUNHO – POLO FORRÓ NO RIO
Juninho Souza
Na Pegada do Tiaguinho

06 DE JUNHO – 1° DIA DE APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO DO ALTO DE SÃO JOÃO BATISTA;

06 DE JUNHO – JANTAR DE SÃO JOÃO BATISTA COM BAILE DO RENCONTRO;
Play nas antigas
Orquestra Super Oara

07 DE JUNHO 2° DIA DE APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO DO AUTO DE SÃO JOÃO BATISTA
Logo após – Artoni Gleibson e Banda

08 DE JUNHO – 3° DIA DE APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO DO AUTO DE SÃO JOÃO BATISTA
Logo após – Jota B Show

09 DE JUNHO 3° ECO PEDAL DE SÃO JOÃO BATISTA
Matheus Santos e Banda

11 DE JUNHO – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO
A Furiosa do Vale

12 DE JUNHO – APRESENTAÇÃO DE QUADRILHAS DAS ESCOLAS PARTICULARES
Day Martinelle

POLO ARRAÍA NO CENTRO COMERCIAL
-14 DE JUNHO
Wagner Silva
Patrício Junior

-15 DE JUNHO
Forró A3 e Baixinho do acordeom
Cabral Camarada

-22 DE JUNHO
Ed show
Doutorzinho do Forró e Banda

15 DE JUNHO – CAFÉ COM EDUCAÇÃO
Chiquinho do Acordeom e Forró Flor do Vale

15 DE JUNHO – POLO FORRÓ NO BECO
Banda Chamego do Amor
Erildo dos Teclados

16 DE JUNHO – LEILÃO DE SÃO JOÃO
Agostinho e Trio Forró Pesado

17 DE JUNHO – APRESENTAÇÃO DAS QUADRILHAS TRADICIONAIS
Ginna Lopes e Gilmar do Acordeon

23 DE JUNHO – 23º JOGOS DA AMIZADE
Forró Pegada de Aço

23 DE JUNHO – ALMOÇO DE SÃO JOÃO BATISTA
Nelsinho Show e Banda
Banda Feras
Forró da Tradição

POLO FORRÓ DO TURISTA
-15 DE JUNHO
Agostinho e Trio Forró Pesado

-16 DE JUNHO
Forrozão Tome Peia

-21 DE JUNHO
Chiquinho do Acordeon

-22 DE JUNHO
Nelton Forrozeiro

-24 DE JUNHO
Paulinho do Sax

02 DE JUNHO – ALMOÇO DE SANTO ANTÔNIO DA LAGOA DO FERREIRO DE FORA
Radija Guimarães e Banda
Chrys & Elly

09 DE JUNHO – CAVALGADA E ALMOÇO DE SANTO ANTÔNIO
Acho é Pouco
Briolla
Almir Swingado

29 DE JUNHO – JANTAR DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Chiely Lopes e Banda

07 DE JUNHO – ALMOÇO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Os Garotões do Forró
Forró dos 3
Josy Farra

SETA/BG - Pesquisa aponta ex-prefeito na frente, para prefeito de Natal.


A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL ESTIMULADA avaliou um segundo cenário estimulado, apenas com os três nomes mais citados entre os pré-candidatos. O resultado apontou em primeiro Carlos Eduardo com 35,9%, em segundo Paulinho Freire com 17,4% e Natalia com 13,3%. Enquanto 24,4% branco ou nulo e 9,1% não sabem.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, com 800 entrevistas, margem de erro de 4% e registrada no TSE com o número: RN 04926/2024.

bg

SETA/BG - Na espontânea, ex-prefeito de Natal, lidera pesquisa para sucessão municipal.


O BLOGDOBG publica a partir de agora pesquisa SETA/ BG/ NATAL trazendo os números da corrida eleitoral para Prefeitura de Natal e Câmara Municipal, além de avaliações das gestões do município, estado e Brasil. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, com 800 entrevistas, margem de erro de 4% e registrada no TSE com o número: RN 04926/2024. 

No cenário espontâneo para a Prefeitura, o ex-prefeito Carlos Eduardo lidera com 8,5%, seguido de Paulinho Freire 3,6%, Álvaro Dias e Natália Bonavides 0,9%, BG e Rafael Motta 0,1%.70% ainda não sabem em quem votar e 15,9% votariam nulo.

SETA/BG - Pesquisa aponta nome de deputada federal do PT como a mais rejeitada.


A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL também perguntou aos entrevistados em quem não votariam de jeito nenhum. A deputada Natalia Bonavides é a mais rejeitada para 15,4%, Carlos Eduardo tem 6,8%, Paulinho Freire 4,8%, Rafael Motta 4%. Já 46,8% votariam branco ou nulo e 22,4% não sabem. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, com 800 entrevistas, margem de erro de 4% e registrada no TSE com o número: RN 04926/2024

SETA/BG - Gestão do prefeito Álvaro Dias é reprovado por mais da metade da população de Natal.


A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL também perguntou aos entrevistados como avaliam a administração municipal. A gestão de Álvaro Dias foi reprovada por 54%, enquanto 36% aprovam e 10% não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, com 800 entrevistas, margem de erro de 4% e registrada no TSE com o número: RN 04926/2024.

bg

SETA/BG - Governo Fátima Bezerra é reprovado por mais de 70%, segundo pesquisa.


A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL também perguntou aos entrevistados como avaliam a administração estadual. O Governo Fátima Bezerra foi reprovado por 73%, enquanto 22% aprovam e 5% não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, com 800 entrevistas, margem de erro de 4% e registrada no TSE com o número: RN 04926/2024

bg

SETA/BG - Pesquisa aponta desaprovação do Governo Lula por metade da população de Natal.


A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL também perguntou aos entrevistados como avaliam a administração federal. O Governo Lula foi reprovado por 50%, enquanto 41% aprovam e 9% não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de maio, com 800 entrevistas, margem de erro de 4% e registrada no TSE com o número: RN 04926/2024

bg

ESTADO - CCJ da Assembleia aprova criação do cadastro estadual de pedófilos

Numa iniciativa importante para combater a pedofilia no RN, os deputados que compõem a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, aprovaram à unanimidade o projeto que dispõe sobre a criação do cadastro estadual de pedófilos. A iniciativa é da deputada Cristiane Dantas (SDD). O projeto foi relatado pelo deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) e seu parecer favorável foi seguido por todos os membros da comissão presentes à reunião.

“O cadastro deverá ser disponibilizado no site da Secretaria de Segurança e Defesa Social, para que qualquer internauta tenha acesso ao nome dos já condenados até que tenha a reabilitação judicial, sem que haja, claro, publicização dos nomes das vítimas. Iniciativa semelhante já ocorre em Mato Grosso do Sul”, explicou o relator.

O STF, inclusive, já se posicionou a respeito da constitucionalidade através da ADI 6620, assegurando que é constitucional a lei que cria cadastro estadual de pessoas condenadas após o trânsito em julgado por pedofilia e por crimes de violência contra mulher.

Na justificativa do projeto, a deputada Cristiane Dantas argumentou: “Saber quem são os pedófilos é relevante, porque facilita o monitoramento por autoridades policiais, conselhos tutelares e até mesmo, pais ou responsáveis, que poderão realizar controle, bem como adotar medidas de prevenção. Com a instituição do Cadastro Estadual de Pedófilos, certamente teríamos, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, maiores possibilidades de combater e prevenir crimes sexuais contra crianças e adolescentes”, destacou.

A CCJ aprovou também projetos de reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial do RN. Entre eles o de iniciativa do deputado Adjuto Dias (MDB), que reconhece a Filarmônica 24 de Outubro, de Cruzeta, como patrimônio cultural imaterial do RN. Ainda do Seridó, projeto da deputada Terezinha Maia (PL) reconhece o carnaval de Caicó como patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do RN.

Ainda relativo a bandas tradicionais, do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a CCJ aprovou o projeto que reconhece a banda municipal Dr. Vicente Fernando Lopes, na cidade de Luís Gomes como patrimônio cultural imaterial do RN. Os membros da CCJ aprovaram ainda 13 projetos reconhecendo entidades importantes em suas áreas de atuação como de Utilidade Pública.

blogdobarreto

ECONOMIA - 200 anos da Constituição de 1824: BC libera 4 mil unidades de moeda de R$ 5

Foto: Divulgação/Banco Central do Brasil


Os colecionadores poderão comprar, a partir desta sexta-feira (24), a moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição brasileira. O Banco Central (BC) libera novo lote de 4 mil peças. Produzida em prata, a moeda terá valor de face de R$ 5, mas será vendida por R$ 440.

A venda será feita exclusivamente pelo site Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda. Em abril, o BC tinha produzido 3 mil unidades, mas informou que o número poderia subir para até 10 mil peças, dependendo do sucesso.

O anverso (frente) da moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto com as páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o livro, há 200 anos, foi redigido. Esta é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil.

O reverso (parte de trás) mostra o prédio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, composto por duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, representa o Poder Legislativo bicameral, modelo proposto já na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e de senadores, que formavam a Assembleia Geral.

A moeda comemorativa foi lançada em abril em evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento teve a presença de representantes do BC, da Casa da Moeda e da Câmara.

Constituição outorgada

A Constituição de 1824 foi outorgada pelo imperador Dom Pedro I, em meio à falta de acordo na Assembleia Constituinte do ano anterior. Essa foi a Constituição mais longeva da história do Brasil, durante 65 anos.Ao outorgar a Constituição, o monarca impôs sua vontade e estabeleceu quatro Poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, representado pelo próprio imperador e acima dos demais Poderes. Com atribuições diversas e amplos poderes ao imperador, a Constituição estabeleceu uma monarquia hereditária.

Apesar de traços que ficaram ultrapassados, como a monarquia, a Constituição de 1824 estabeleceu legados que perduram até hoje na administração pública brasileira. O texto estabeleceu o Poder Legislativo bicameral, com a coexistência da Câmara dos Deputados e do Senado. No Poder Judiciário, criou o Supremo Tribunal de Justiça, que mudou de nome e atualmente se chama Supremo Tribunal Federal.

portaldatropical

BRASIL - Congresso mantém veto de Bolsonaro que impede punição por disseminação de fake news


O Congresso Nacional manteve nesta terça-feira 28 um veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que impede a punição a atos de “comunicação enganosa em massa”.O veto ocorreu em setembro de 2021, quando Bolsonaro ainda estava no comando do Palácio do Planalto.

O dispositivo faz parte do projeto que revogou a Lei de Segurança Nacional, criada em 1983, na ditadura militar. Quando aprovado pelos parlamentares, a proposta previa a tipificação de crime de atos de disseminação de fake news, com pena de até cinco anos de reclusão.

No Congresso, esses atos foram definidos como “promover ou financiar, pessoalmente ou por interposta pessoa, mediante uso de expediente não fornecido diretamente pelo provedor de aplicação de mensagem privada, campanha ou iniciativa para disseminar fatos que sabe inverídicos, e que sejam capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral”.

Manifestações

Em 2021, Bolsonaro também vetou um trecho da Lei de Segurança Nacional que trata sobre crimes contra a cidadania.

O dispositivo inclui no Código Penal o crime de atentado ao direito de manifestação de partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos, órgãos de classe e demais grupos políticos, associativos, étnicos, raciais, culturais ou religiosos.Ao vetar o trecho, o ex-presidente argumentou que há “dificuldade de caracterizar, a priori e no momento da ação operacional, o que viria a ser manifestação pacífica”.

Com informações da CNN Brasil

MOSSORÓ - Veja como fica o trânsito durante o Pingo da Mei Dia.


Neste sábado (1º), começa a programação do tão aguardado Mossoró Cidade Junina, maior São João do Rio Grande do Norte. Para melhor organizar o evento, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) de Mossoró efetivará intervenções no trânsito a partir desta quinta-feira (30), às 20h no perímetro da festa, que compreende o Corredor Cultural, na avenida Rio Branco.

A antecipação será feita para agilizar a instalação dos comerciantes no percurso do evento, assim como a logística para passagem prévia dos trios. O acesso à avenida ficará restrito, com liberação parcial e programada entre moradores, comerciantes e o setor de serviços. “Essas intervenções são necessárias para a execução do evento. A segurança vem em primeiro lugar, pensando nisso, iremos implantar de forma estratégica algumas medidas para que os comerciantes possam se instalar com tranquilidade e o morador possa acessar sua residência de forma plena”, explicou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.

Confira as intervenções e pontos de bloqueio:AV. AUGUSTO SEVERO/R. MELO FRANCO
R.JUVENAL LAMARTINE/ R. DUODÉCIMO ROSADO
R.JOSÉ OTÁVIO/R. JUVENAL LAMARTINE
R. DR. JOÃO MARCELINO/AV. RIO BRANCO
R. FREI MIGUELINHO/R. PRINCESA ISABEL
R. FELIPE CAMARÃO/ R. PRINCESA ISABEL
R. LOPES TROVÃO/ RUA PRINCESA ISABEL
R. NÍSIA FLORESTA/R. PRINCESA ISABEL
R. MANOEL CIRILO/ R. JOÃO LEITE
R. TENENTE JOSÉ AGRIPINO/ R. JOÃO LEITE
R. CÉSAR CAMPOS/AV RIO BRANCO
R. COELHO NETO/AV RIO BRANCO
R. ALMIRANTE BARROSO/AV RIO BRANCO
R. JOSÉ BONIFÁCIO/ R. NÍSIA FLORESTA
R. NÍSIA FLORESTA/R. RUI BARBOSA
R. LOPES TROVÃO/ R. RUI BARBOSA
R. FELIPE CAMARÃO/R. RUI BARBOSA
R. FREI MIGUELINHO/AV.ALBERTO MARANHÃO
AV. ALBERTO MARANHÃO/R. ALFREDO FERNANDES
AV ALBERTO MARANHÃO/ R. FRANCISCO ISÓDIO
AV. ALBERTO MARANHÃO/AV. AUGUSTO SEVERO
AV ALBERTO MARANHÃO/ R. RODERICK GRANDALL
AV ALBERTO MARANHÃO/R. MEIRA E SÁ

A secretaria também deixou recomendações para todos os que transitam na região:

População: não será permitido a entrada de veículos no perímetro do evento a partir das 20h do dia 31 de maio.

Comerciantes: Pessoas envolvidas na montagem das tendas, barracas, camarotes e similares, bem como no abastecimento de insumos.

Início: 20h, dia 30 de maio de 2024.

Prazo final permitido: Até 17h30 do dia 31 de maio de 2024.

Moradores: acesso autorizado mediante credencial disponibilizada pela Sesdem. Exclusivamente para a guarda do veículo em definitivo. Será proibido o estacionamento no Corredor Cultural.

Início: 20h, dia 30 de maio de 2024.

Prazo final permitido: Até às 10h do dia 1 de junho de 2024.

IMPORTANTE: Visando otimizar o tráfego, será possível atravessar a avenida Rio Branco por algumas vias até às 17h30 da sexta-feira (31).Av Augusto Severo
Rua Frei Miguelinho
Rua Felipe Camarão
Rua Nísia Floresta

OPOTI

terça-feira, 28 de maio de 2024

ESPORTE - CBF garante que vai avaliar Natal como possível sede da Copa de 2027


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, garantiu à governadora Fátima Bezerra que vai avaliar a possibilidade de incluir a Arena das Dunas na lista de sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. A confirmação ocorreu após uma conversa entre a chefe do executivo potiguar e o líder do futebol brasileiro, quando a potiguar apresentou pontos positivos em defesa de Natal como uma das cidades-sede da próxima edição do maior torneio de futebol da modalidade.

Rodrigues garantiu à governadora a realização de uma inspeção técnica da CBF para reavaliar as condições estruturais da Arena das Dunas. A vistoria precede a visita de inspetores da FIFA ao estádio potiguar que será realizada entre julho e agosto deste ano. “Vamos mandar antecipadamente uma equipe da CBF para levantar todos os pontos necessários para municiar a inspeção da FIFA com todas as informações sobre o Arena das Dunas”, garantiu o presidente da CBF.

A confirmação do Brasil como país-sede foi divulgada na última sexta-feira (17), quando a FIFA anunciou a escolha durante a realização do congresso anual da instituição, que ocorreu na Tailândia. O Brasil superou uma candidatura conjunta de países europeus que pretendiam sediar os jogos na Bélgica, Holanda e Alemanha. Na ocasião foram indicadas os possíveis estádios que devem receber partidas da competição: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Arena Amazonas (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Mané Garrincha (Brasília). Foram dez cidades, sendo três no Nordeste.

Dentre as sedes nordestinas que receberam a Copa do Mundo de 2014, apenas Natal foi preterida, mantendo-se Recife, Salvador e Fortaleza. O apelo de Fátima Bezerra visa colocar a capital potiguar novamente na rota do futebol mundial.

Na conversa com Ednaldo Rodrigues, a governadora Fátima lembrou que o futebol feminino tem caráter importante para o Rio Grande do Norte, onde a modalidade tem conquistado cada vez mais espaço. “Temos aqui um enorme crescimento do futebol feminino e uma mulher governando o Rio Grande do Norte. Não seria justo ficarmos de fora da copa feminina”, frisou a governadora.

Ednaldo Rodrigues concordou com a líder potiguar, e destacou que o RN tem pontos positivos que poderão ser levados em consideração, como a localização geográfica, que é favorável ao deslocamento de atletas, torcedores e turistas para acompanhar o mundial. “A localização de Natal é central e estratégica em relação a Europa e África”, acrescentou Ednaldo Rodrigues, que destacou o papel crescente da mulher dentro do futebol. “Uma das prioridades da CBF atualmente é investir fortemente em colocar o futebol feminino para gestoras, administradoras, preparadoras físicas, criando uma imensa cadeia produtiva”, completou.

Em 2014 a Arena das Dunas recebeu quatro jogos da Copa do Mundo. Camarões x Mexico, Estados Unidos x Gana, Japão x Grécia e Itália x Uruguai.

novonoticias

SAÚDE - Novo estudo mostra que tatuagem pode aumentar risco de câncer; veja qual o tipo


Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, revelou que tatuagens podem estar relacionadas ao aumento do risco de linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Embora essa descoberta seja significativa, a equipe científica ressalta que são necessárias mais investigações para compreender completamente essa possível associação.

O estudo abrangeu um total de 11.905 pessoas. Dentre elas, 2.938 indivíduos foram diagnosticados com linfoma entre as idades de 20 e 60 anos. No grupo de pacientes com linfoma, 21% haviam sido tatuados (um total de 289 indivíduos), enquanto no grupo controle, composto por 4.193 participantes, 18% tinham tatuagens, mas não apresentavam diagnóstico de linfoma (735 indivíduos).

Após ajustar para outros fatores relevantes, como tabagismo e idade, os pesquisadores constataram que o risco de desenvolver linfoma era 21% maior entre aqueles que possuíam tatuagens. É importante ressaltar que o linfoma é uma doença rara, e esses resultados se aplicam especificamente a esse grupo estudado. No entanto, a pesquisa ainda está em andamento, e os achados precisam ser confirmados e investigados mais detalhadamente.

Uma hipótese inicial do grupo de pesquisa liderado por Christel Nielsen era que o tamanho da tatuagem poderia influenciar o risco de linfoma. Eles especularam que tatuagens de corpo inteiro poderiam estar mais associadas ao câncer do que tatuagens menores, como uma simples borboleta no ombro. Surpreendentemente, a área total do corpo tatuada não demonstrou impacto significativo.

“Ainda não compreendemos completamente por que isso ocorre. Acreditamos que qualquer tatuagem, independentemente do tamanho, pode desencadear uma inflamação de baixo grau no corpo, que, por sua vez, pode estar relacionada ao desenvolvimento do câncer. O quadro é mais complexo do que inicialmente imaginávamos”, explica a pesquisadora.

Considerando que muitas pessoas fazem sua primeira tatuagem ainda jovens, ficando expostas à tinta por grande parte de suas vidas, a pesquisa apenas arranha a superfície dos efeitos a longo prazo das tatuagens na saúde.

O próximo passo para o grupo de pesquisa é analisar se existem associações entre tatuagens e outros tipos de câncer. Além disso, eles planejam investigar possíveis ligações com outras doenças inflamatórias.

Em conclusão, embora as pessoas continuem a expressar sua identidade por meio de tatuagens, é crucial que a sociedade assegure sua segurança. Para os indivíduos, é importante estar ciente de que tatuagens podem afetar a saúde e procurar orientação médica se surgirem sintomas relacionados às tatuagens.

Terra Brasil Notícias

EDUCAÇÃO - Inscrições para Enem 2024 começou ontem. Confira o prazo final para se inscrever


O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começou desde o dia 27 e segue até 7 de junho. A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem –, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir do dia 27 de maio até 12 de junho.

O valor da taxa continua em R$ 85, pagável por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame. No momento da inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Treineiro
Podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. O candidato, no entanto, deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.
Informações

Para mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, acesse o edital do Enem 2024 ou o site oficial do Inep.

Enem 2024

A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no fim do ensino médio. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

As instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. Os resultados ainda servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

agenciabrasil

segunda-feira, 27 de maio de 2024

REGIONAL - Operação DesFarsa: MPRN cumpre novo mandado de busca e apreensão


Nesta segunda-feira (27), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de Lauro de Freitas, Bahia. A ação faz parte da continuidade da Operação DesFarsa, que investiga a existência de uma central de disseminação de fake news direcionadas a autoridades do Estado do Rio Grande do Norte, com objetivos políticos e de manipulação da opinião pública.

A Operação DesFarsa foi deflagrada na última quinta-feira (23), com a execução de sete mandados de busca e apreensão em diversas localidades: Natal, Parnamirim, Lagoa Salgada e Garuva, em Santa Catarina.

De acordo com as investigações do MPRN, foi identificado um esquema envolvendo a contratação de serviços para postagens em perfis de redes sociais. Esses perfis, no mínimo seis, estavam voltados para a promoção de interesses políticos específicos, utilizando informações falsas. Um dos perfis investigados possui mais de 20 mil seguidores e afirma fornecer conteúdo político sobre cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Os conteúdos eram criados conforme os interesses dos contratantes, com o objetivo de influenciar e moldar a opinião pública, além de coagir servidores públicos em suas funções e enfraquecer o prestígio de instituições públicas.

As ações analisadas caracterizam-se pelos crimes de calúnia, difamação, ameaça contra servidor público, coação no curso do processo e associação criminosa do tipo milícia digital, visando a manipulação da opinião pública.

A investigação continua em andamento, com os materiais apreendidos sendo analisados pelo Gaeco.

CULTURA - Rio Grande do Norte promove escutas públicas para implementação da Política Nacional Aldir Blanc


A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), criada pela Lei nº 14.399 em 8 de julho de 2022, tem como objetivo fortalecer a cultura em todo o Brasil. Diferente das iniciativas emergenciais da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo, a PNAB assegura investimentos regulares e contínuos para projetos e programas culturais através de repasses federais.

No Rio Grande do Norte, a implementação da PNAB já está em andamento. As lideranças dos povos originários, representantes dos segmentos de pessoas negras e com deficiência, e a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do estado já foram consultadas. Como parte do processo, a Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, Mary Land Brito, está promovendo escutas públicas online nos dias 27, 28 e 29 de maio. Esses encontros virtuais, realizados via plataforma Meet, são destinados a ouvir os trabalhadores da cultura e identificar as necessidades de cada setor.

Além das reuniões, um formulário de escuta pública foi disponibilizado no dia 24 de maio e ficará ativo até as 23h59 do dia 29 de maio. Os links para acesso ao formulário e às reuniões estão disponíveis nas redes sociais da Cultura do RN.

Confira o cronograma das reuniões por linguagem artística:

Segunda-feira, 27 de maio:
16h às 18h: Artes Visuais (Exposição, Instalação, Artes Plásticas, Arte Digital, Fotografia, Performance, Mosaicos, Gravuras, Colagens, Pintura, Mural, Video Mapping e outros).

19h às 21h: Música

Terça-feira, 28 de maio:
13h às 15h: Audiovisual e Jogos Digitais

16h às 18h: Literatura (Bibliotecas, Clubes do Livro, Contação de Histórias, Feiras, Publicações, HQ, Slam, Sarau, Fanzine, Literatura de Cordel e outros)

19h às 21h: Economia Criativa (Artesanato, Cultura Alimentar, Moda e outros).

Quarta-feira, 29 de maio:
13h às 15h: Cultura popular e movimentos populares (Capoeira, Circo, Movimentos de Carnaval, Movimentos Juninos, Teatro de Bonecos e outras manifestações populares).

16h às 18h: Teatro e Dança

19h às 21h: Cultura Periférica, Urbana e Rural (Arte Urbana, Cultura do Funk, Cultura Hip-Hop, Cultura LGBTQIAPN+, Literatura Periférica, entre outros).

OPOTI