Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 25 de junho de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Notícia da prefeitura municipal, confira os destaques


Secretarias de Agricultura e de Obras realizam parceria no trabalho de limpeza e recuperação de estradas na zona rural



Com o intuito de melhorar a qualidade do tráfego dos transportes que circulam com pessoas que moram na zona rural do município de Alto do Rodrigues, a gestão do prefeito Nixon Baracho (DEM), acionou as secretarias de Desenvolvimento Rural e de Obras e Infraestrutura, pastas gerenciadas pelos secretário Francisco Paiva e Wilson Cunha, respectivamente, para realizar um trabalho de limpeza e restauração das estradas, que dão acesso as comunidades de Barrocas, Listrada, Canto do Roçado e DIBA.


Prefeitura realiza melhorias em prédio do novo ESF em Tabatinga


Trabalhando cada vez mais para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores do município de Alto do Rodrigues, a gestão municipal, através da secretaria de Obras e Infraestrutura, realiza serviços de reformas e adequação para as instalações de uma nova unidade Estratégia Saúde da Família (ESF), na zona rural de Tabatinga.

Uma vez entregue aos usuários do sistema de saúde pública da comunidade, a unidade irá facilitar a vida dos moradores no tocante ao atendimento médico daqueles que procuram os serviços de saúde.


Sede administrativa do município passa por nova dedetização


Como forma de prevenir e conter a proliferação do novo Coronavírus entre os servidores do município que estão diariamente prestando serviços na sede administrativa do município, o poder executivo municipal achou por bem fazer um novo processo de dedetização nos vários ambientes do prédio que fica localizado no centro comercial de Alto do Rodrigues.

É a segunda vez durante o período da pandemia que o processo se repete, com o objetivo de minimizar o perigo de contaminação e garantir um pouco mais de segurança aos servidores municipais que atuam no local.

Secretaria de Saúde faz testes rápidos com servidores do município

Atenta no combate e prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19), a secretaria municipal de Saúde, pasta que tem como titular o secretário Antônio Flávio, convocou os servidores que prestam seus serviços à população, através do sistema público do município de Alto do Rodrigues, para submeterem ao teste rápido do Covid-19.

A medida é uma das diversas ações preventivas que a gestão municipal do prefeito Nixon Baracho (DEM), vem adotando para conter o avanço da proliferação do vírus no município. Os testes estão sendo realizados no laboratório de análises clínicas do Hospital e Maternidade Maria Rodrigues de Melo, que fica localizado na avenida Ângelo Varela, no centro de Alto do Rodrigues.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

PENDÊNCIAS - Prefeitura vai realizar teste rápido em idosos, por drive-thru.


Imagens: Reprodução

A Prefeitura da cidade de Pendências através da Secretaria de Saúde vai iniciar uma testagem para covid-19 de idosos residentes da cidade, a coleta das amostras se dará em esquema de ‘Drive-Thru’, no centro de Saúde Manoel Moreira da Silva, na próxima segunda-feira dia 29 de junho, o trabalho será iniciado na parte da manhã das 8 horas às 11 horas, e na parte da tarde a partir das 14 horas às 17 horas.

Informações repassadas pelo secretário de Saúde do município Ricardo Alves, os testes serão para idosos acima de 70 anos, os mesmos terão que apresentar documentos com foto como identidade, comprovante de residência, e o cartão do SUS.

Se algum das pessoas testa positivo será convidado, se locomover até o hospital público do município, aonde o médico vai fazer uma avaliação geral através dos sinais e sintomas, solicitar exames para complementar o diagnóstico. Se necessário, o paciente já inicia no momento o tratamento adequado para combater a doença.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Noticias da prefeitura municipal



Gestão municipal cria o DISK COVID-19 para atendimento aos pacientes com sintomas do coronavírus



Preocupada em conter a proliferação do Coronavírus (COVID-19) no município de Alto do Rodrigues, a gestão do prefeito Nixon Baracho (DEM), implanta uma via de comunicação exclusiva para aproximar ainda mais a população do sistema de saúde pública municipal, especificamente para atendimento as pessoas que apresentam sintomas semelhantes aos dos pacientes infectadas pelo Coronavírus.

Pensando nisso, a secretaria de Saúde criou o DISK-COVID-19 - 9.9924-2648, uma ferramenta exclusiva e que funcionará atendendo a população de 8h às 17h, de segunda-feira a sábado. E aos domingos de 07 às 13 horas. Contato direto para tirar dúvidas da população, acompanhar os casos em quarentena, e atendimento as pessoas que não possam se deslocar as unidades de saúde.

Gestão municipal trabalha na restauração de canteiros em Alto Alegre



O governo municipal, através da secretaria de Obras e Infraestrutura, pasta gerenciada pelo secretário Wilson Cunha, trabalha na restauração de canteiros centrais no bairro Alto Alegre.



A obra segue o cronograma que incluem diversos serviços de reforma do patrimônio público e de limpeza urbana, distribuídos em diversas áreas do município de Alto do Rodrigues.

A ação visa preservar o patrimônio público e garantir melhor qualidade de vida aos moradores daquela localidade. Uma equipe de profissionais da secretaria foi designada para entregar a obra pronta a comunidade.

Secretaria de Cultura e Turismo divulga lista com o resultado final do 'Dendi Casa'

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), divulgou nesta sexta-feira (19) o resultado final do Edital 01/2020 “Dendi Casa”. Ao todo foram 10 (dez) candidatos concorrendo a 13 (treze) vagas, sendo selecionados 08 (oito) projetos que atenderam a demanda expressiva no atual contexto de isolamento social e enfrentamento ao Coronavírus.

A iniciativa visa a promoção, e a movimentação da economia artística do município, no contexto de emergência de enfrentamento ao COVID-19. O edital representa ainda um incremento a economia da cultura, gerando visibilidade para a produção artística altorodriguense, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições.

Para o resultado apresentado, foram levados em conta critérios de pontuação que estabelecem o ranking de seleção e classificação, além do desafio de avaliação de cada proposta quanto ao cumprimento dos itens que geram a pontuação. A relação entre os produtos na construção da justificativa do edital também foram parâmetros para as escolhas, e com isso, espera-se um registro abrangente. Os participantes que foram contemplados com ressalvas, terão até o dia 23 de junho para fazer as alterações solicitadas.

PANDEMIA - Covid-19: MPRN, MPF/RN e MPT/RN recomendam que Governo e Prefeituras se abstenham de flexibilizar isolamento

Recomendação conjunta leva em consideração Boletim Epidemiológico de 20 de junho passado, que revela uma taxa de ocupação total de 97 % dos leitos de UTI públicas e 86% de UTI privadas O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) emitiram uma recomendação conjunta para que o Governo do Estado e s Prefeituras municipais se abstenham de adotar quaisquer medidas tendentes a flexibilizar o isolamento social da Covid-19. 

O documento foi assinado nesta segunda-feira (22) e leva em consideração o Boletim Epidemiológico de 20 de junho passado, que revela uma taxa de ocupação total de 97 % dos leitos de UTI públicas e 86% de UTI privadas. Na recomendação, o Ministério Público diz que o Governo do Estado deve garantir que a retomada das atividades econômicas não essenciais ocorra apenas quando verificadas as condicionantes epidemiológicas e de percentual de taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI Covid. Já as Prefeituras devem se abster de praticar quaisquer atos, inclusive edição de normas, que possam flexibilizar medidas restritivas estabelecidas pelo Governo Estadual. 

O MPRN, o MPF/RN e o MPT/RN fixaram prazo de 24 horas para a comunicação sobre o acatamento dos termos da recomendação, informando as providências adotadas, com o encaminhamento de decretos municipais ou outros atos eventualmente editados. O Ministério Público reforça no documento a absoluta necessidade de adoção de medidas preventivas a fim de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, as quais indicam o isolamento social como a medida mais adequada à prevenção do seu alastramento. 

O MPRN, o MPF/RN e o MPT/RN destacam, também, que “a publicidade quanto ao início da fase de reabertura inevitavelmente lança sob a população a ideia de que o pico da doença já está em vias de ser ultrapassado, o que não é verdadeiro, pois há evidências científicas, produzidas no âmbito do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus – C4NE, no sentido de que diversas cidades do RN, como Natal, Parnamirim, Ceará Mirim, Areia Branca e Caiçara do Rio dos Ventos, por exemplo, continuam com elevado número de casos, o que agrega ainda mais preocupação, sobretudo, quando já se constata que o isolamento social no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte ostenta índice abaixo do necessário, conforme Boletim Epidemiológico n.93, de 20 de junho de 2020, alcançando apenas 36,7%”. 

“Nesse cenário de planejamento de reabertura, a taxa de ocupação de leitos ganha ainda maior relevo, mostrando-se absolutamente necessário que a taxa publicada seja atualizada, desconsiderando, para fins de seu cálculo, os leitos que não estão funcionando e, portanto, que não estão efetivamente disponíveis à regulação (conforme anotações consignadas nos próprios boletins de ocupação de leitos)”, diz trecho da recomendação. 

O MPRN, o MPF/RN e o MPT/RN frisam que a adoção de medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública de importância internacional por Covid-19 deve estar respaldada em evidências científicas, o que evidentemente é aplicável à adoção de providências que promovem a flexibilização do isolamento social no Rio Grande do Norte, especialmente por não existir tratamento clínico atualmente eficaz para a patologia e, sobretudo, o manifesto crescimento do número de casos confirmados e de óbitos por Covid-19 no Estado. 

Ainda na recomendação, o Ministério Público destaca que constitui crime expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, delito que pode ser praticado pelo gestor que promover o relaxamento das regras de isolamento social sem observar as prescrições da OMS, das autoridades sanitárias estaduais e dos especialistas em epidemiologia. Clique aqui e leia a íntegra da recomendação conjunta.