Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

SAÚDE - Brasil registra 35,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas


O Ministério da Saúde divulgou hoje (2) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil registrou, em 24 horas, 35,4 mil novos casos da doença e 129 óbitos.

Desde o início da pandemia, o país acumula 35,3 milhões de casos confirmados da covid-19 e 690.074 mortes registradas em consequência da doença. O número de pacientes recuperados soma 34,2 milhões.

O estado de São Paulo tem o maior número de registros de covid-19 e de mortes em consequência da doença – 6,1 milhões de casos e 176,3 mil óbitos. Em seguida, aparecem Minas Gerais (3,9 milhões de casos e 63,9 mil óbitos); Paraná (2,7 milhões de casos e 45,5 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,7 milhões de casos e 41,2 mil óbitos).

Vacinação

Conforme o vacinômetro do Ministério da Saúde, 494 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no país, sendo 180,9 milhões da primeira dose e 163,4 milhões da segunda, além de 101,3 milhões da primeira dose de reforço e 38,2 milhões do segundo reforço.

AGENCIA BRASIL

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

ESTADO - Programa Movimente-se realiza última ação de 2022 no Parque das Dunas


Será nesta sexta-feira (2), a próxima ação do Programa Movimente-se, realizado pela Divisão de Saúde e Bem Estar. As atividades que visam a saúde e qualidade de vida dos servidores da Casa vão acontecer no Parque das Dunas, a partir das 7h30.

Esta será a última edição de 2022, do projeto que vem acontecendo com várias atividades realizadas pelos profissionais da Divisão de Saúde e Bem Estar.

Os servidores que forem participar vão poder contar com os serviços de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, aula de yoga, caminhada e técnicas para reduzir a ansiedade. Ao final será servido um coffee break.

ALRN

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

TURISMO - Em novo formato, Carnatal atrai turistas e mantém rede hoteleira de Natal com alta ocupação


O Carnatal faz parte do calendário dos grandes eventos do país e Natal se prepara para receber foliões e turistas de todos os lugares do país entre os dias 9 e 11 de dezembro. A 31ª edição da micareta reúne artistas como Bell Marques, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Léo Santana e Anitta, além de Gusttavo Lima, Xand Avião e Durval Lelys, que são atrações do camarote, com palco no gramado da Arena das Dunas.

"A ocupação hoteleira melhorou significativamente nos dias do evento. O turista se diverte, consome os mais diversos serviços e produtos, fazendo movimentar a economia no estado, gerando emprego e renda para o município", afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson.

O secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, lembra que a cidade "mantém no segundo final de semana de dezembro uma taxa de ocupação acima da média, em torno de 80%, que é um número fantástico em termos de geração de negócios".

"Consequentemente, isso não fica só na hotelaria, movimenta também os bares, restaurantes, ubers, enfim na cadeia do turismo que é muito ampla, vai desde a companhia aérea, o combustível que gera imposto (ICMS) para o estado e município. Temos também o comércio, supermercado, boate, o próprio Carnatal em si, que consomem dentro de seus camarotes produtos da cidade", completou.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, reforça que "Natal se tornou uma referência em outros estados e países depois da micareta", e que, além da folia, o turista pode conhecer as belezas naturais do estado, provar da gastronomia local e conhecer um pouco das opções de entretenimento dos bares que existem na cidade.

"Vejo que o turismo no estado era um antes e outro depois do Carnatal", enfatizou. "Basta ver que, quando se procura hospedagem na cidade em época de Carnatal, é muito difícil de achar local", emendou.

Programação dos blocos

Sexta-feira
Vumbora - Bell Marques
Hype - Nattan e Felipe Amorim
Largadinho - Claudia Leitte

Sábado
Vumbora - Bell Marques
Bloco da Anitta - Anitta
Vem Com o Gigante - Léo Santana

Domingo
Vumbora - Bell Marques
Village - Ivete Sangalo
Bicho - Ricardo Chaves

Programação do Camarote

Sexta-feira - Pedro Sampaio /Banda Eva/ Raí Saia Rodada / Jopin
Sábado - Xand Avião / Durval Lelys / Ralk / Otiago
Domingo - Gusttavo Lima / Vitor Fernandes / Rafa e Pipo.

g1rn

terça-feira, 29 de novembro de 2022

ESTADO - Inmet alerta para chuvas intensas em 73 cidades do RN; veja lista


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma alerta de chuvas intensas em 73 cidades do Rio Grande do Norte (veja lista mais abaixo) . O aviso é válido até 10h desta quarta-feira (30).

O alerta tem o grau de severidade de "perigo", o segundo numa escala de três (veja as escalas abaixo). Nesse caso, as chuvas podem atingir entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

Segundo o Inmet, nesse tipo de chuva há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções do órgão é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Qualquer informação ou situação de emergência, deve-se entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades atingidas

Acari
Açu
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Augusto Severo
Baraúna
Caicó
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Felipe Guerra
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Ipueira
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d'Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parelhas
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
Santana do Matos
Santana do Seridó
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Vicente
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ESPORTE - Campeonato municipal de Alto do Rodrigues tem um novo campeão


O Alto do Rodrigues conheceu no último sábado (26) o campeão municipal de futebol de campo. A grande final do campeonato "Ivanildo Bezerra da Silva", promoveu o reencontro das duas equipes que disputaram a última final da competição.

Em campo, Carcará x Alto do Rodrigues Esporte Clube (AREC), ambas reforçadas com a contratação de jogadores da região, fizeram um jogo bastante disputado, com muito equilíbrio e com emoção até o fim.

O Carcará abriu o placar aos 3 minutos de jogo, com um golaço de Adílio que acertou um belíssimo chute de fora da área. A vantagem garantiu um certo conforto a equipe que passou a administrar o resultado.

No segundo tempo, o Arec veio mais disposto e com outra proposta de jogo, buscando o empatado a todo instante. Mas, foi no finalzinho da partida que a equipe conseguiu marcar após um lance de "bola parada", após o goleiro do Carcará dar o rebote em uma defesa, Robertinho finaliza bem, mandando pro fundo do gol.

Com o empate o campeonato foi decidido nas penalidades máximas, e quem levou a melhor foi o Carcará, que venceu por 4 a 2, sagrando-se bicampeão municipal.

CAMPEÃO: CARCARÁ;
VICE-CAMPEÃO: AREC;
ARTILHEIRO: WELINGTON com 6 gols AREC;
MELHOR GOLEIRO: BILON do CARCARÁ;
CRAQUE DO CAMPEONATO: XEXÉU do CARCARÁ.

Média de gols do Campeonato:
Em 19 partidas foram marcados 61 gols,
com média 3,21 gols por partida.

O Campeonato Municipal de Alto do Rodrigues, é uma realização da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da secretaria de Educação e Desporto.

SECOM

domingo, 27 de novembro de 2022

ALTO DO RODRIGUES - "Eu não vou levar pancada por defeito de Fátima governadora, não! Você que votou, agora aguente..."

Falando sobre o caos denunciado pelo Grêmio estudantil Milena Medeiros, do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Rodrigues Gonçalves (CEEP, em Alto do Rodrigues), o vereador José Itamar dos Santos (Zé Pedro), mandou um recado: "eu não vou levar pancada por defeitos de Fátima (governadora). Você votou, agora aguente".

Veja vídeo completo

ALTO DO RODRIGUES DE LUTO - Morreu, aos 90 anos, dona Natécia de Araújo Rodrigues

 

Faleceu neste sábado (26), de morte natural dona Natécia de Araújo Rodrigues, aos 90 anos. Casada com o saudoso Carlos Rodrigues e mãe de seis filhos, dois homens e quatro mulheres, uma delas, a professora Norma Rodrigues, dona Natécia, parte para o plano superior, deixando um legado que servirá de exemplos para suas filhas, netos, bisnetos e demais parentes.

Filhas: Neuma, Gorete, Norma, a mãe dona Natécia e Rosário

ESTADO - Edna Lemos é eleita prefeita de Pedro Velho/RN em eleição suplementar

Neste domingo(27/11), também foram realizadas eleições suplementares para a Prefeitura de Pedro Velho, na região Agreste Potiguar. Com 100% das  urnas apuradas, a atual prefeita interina Francisca Edna de Lemos(PSB) foi a vitoriosa da disputa conquistando  4.812 votos - 51,19%   do total de votos válidos.

Edna Lemos  já vinha atuando como gestora interina desde março de 2022, agora seguirá como prefeita constitucional do município até 31 de dezembro de 2024. A vice-prefeita da chapa eleita é a professora Rejane Maria de Lima Costa(PL). Elas faziam parte da Coligação  "Forte é o Povo", formada pelos partidos PSB, PL, MDB, Solidariedade e PROS. 

Edna derrotou a chapa encabeçada pelo empresário Pedro Gomes da Silva Júnior(Júnior Balada), do União Brasil, que tinha como vice o Professor Mauricio Medeiros(PT). Júnior obteve 4.456 votos(47,40%). Essa foi a segunda vez que ele disputou a Prefeitura do município.

Em terceiro lugar ficou a chapa do partido Avante, integrada pelo Prof. Cledenilson Valdevino Moreira e Maria da Conceição de Lima, com 95  votos (1,01 %). 

Já o quarto lugar ficou com a chapa do PSOL, formada  por José Wilson da Silva (Zeca) e Tito Lívio Bezerril Luz. Eles conquistaram  38  votos (0,40 %) 

De acordo com o TRE/RN  foram registrados 9.401  votos válidos, 57 (0,60%)  brancos,   162(1,68%) nulos e uma abstenção de    votos ( %).

O município de Pedro Velho pertence à 11ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte e possui 11.605 eleitores, organizados em 43 seções eleitorais e em 9 locais de votação.

A data da diplomação da prefeita e vice-prefeita eleitas será fixada, por meio de Portaria, pela juíza Daniela do Nascimento Cosmo, titular da 11ª Zona Eleitoral, com prazo limite até 20 de dezembro de 2022.

A eleição suplementar foi necessária porque o TRE-RN cassou os mandatos da prefeita eleita em 2020, Dejerlane MacedoPSDB), e de seu vice, Inácio Rafael da Costa(PSDB). Os juízes entenderam que Dejerlane cometeu abuso de poder político e econômico, e por isso a corte determinou a realização de novas eleições. 

*Blog Portal Fatos do RN.

ALTO DO RODRIGUES - Vereadores sabatinam secretário municipal de saúde

Na última quarta-feira (23), na sessão ordinária, os vereadores sabatinaram o secretário municipal de saúde, Antônio Flávio, para esclarecer assuntos, tirar dúvidas, ouvir sugestões e que a pasta prepara para o ano vindouro.

O primeiro a perguntar foi o presidente da Casa, Batista de Zé de Cícero (João Batista Fernandes de Carvalho, Republicanos), que perguntou ao gestor da pasta, a possibilidade de instalar um posto de saúde que serviria para os moradores das comunidades de Vila Mestre Severino e Tabuleiro Alto.

Em suas primeiras palavras, o secretário municipal de saúde, agradeceu pelo convite do legislativo, se colocou a disposição e, respondendo ao presidente da Casa, Antônio Flávio disse que a equipe já vinha pensando essa possiblidade e em conversa com o prefeito Nixon Baracho o mesmo autorizou ampliação dos serviços de saúde e, esta ampliação está nos relatórios fruto do relatório das conferências municipais.

Os vereadores Zé Pedro e Taildo Barros trouxeram questionamentos da comunidade. Zé Pedro perguntou sobre os horários de atendimento dos médicos “se a prefeitura paga 24 horas, o médico não pode sair antes desse horário”, comentou Zé Pedro que fez outras perguntas ao secretário. O edil Taildo Barros (Republicanos) perguntou sobre como funciona o protocolo de entrega para solicitação de exames “São situações complicadas, muitas pessoas nos procuram dizendo que deu entrada em documentação para fazer exames e ainda não saiu”, questionou o parlamentar.

O secretário ainda respondeu perguntas sobre mutirão de vários exames, implantação de uma equipe para a saúde do trabalhor, Centro de Especialidades, frota da saúde do município, transporte de pacientes em caso especifico, carro exclusivo para pacientes que fazem hemodiálise, sobre a data que iniciará os trabalhos do novo o início do PSF VI. E entregou aos edis, índices da saúde, entre outros assuntos.

Ao final, o presidente da Casa, agradeceu a presença do secretário, quero que o secretariado fique à vontade para vir até à Casa e dar seus esclarecimentos, igualmente como fez o secretário de saúde, aqui com a gente”, disse Batista de Zé de Cícero.

Assista completo a sabatina ao secretário municipal de saúde:

https://youtu.be/P5RC7svFnw0 

ESTADO - Wilsinho Ribeiro vence eleição suplementar para prefeito de Canguaretama-RN

O atual prefeito interino Wilsinho Ribeiro(PTB) venceu neste domingo(27/11) a eleição suplementar para a Prefeitura da cidade de Canguaretama, conquistando 9.403 votos, o equivalente a 54,74% dos votos válidos. A vice-prefeita da chapa eleita é Maria de Fátima Moreira(Fátima do Murim), do partido Podemos.  

João Wilson de Andrade Ribeiro Filho(Wilsinho), que era o presidente da Câmara e assumiu a prefeitura em dezembro de 2021 no lugar do prefeito cassado, agora fica no cargo de forma definitiva até o fim da atual legislatura, em 31 de dezembro de 2024.  Wilsinho e Fátima faziam parte da coligação “Trabalho e Compromisso", formada por PTB, Podemos,  PP  e PL, e recebiam apoio do ex-prefeito Wellinson Ribeiro(PP). 

Eles derrotaram a chapa encabeçada pelo vereador Márcio de Vasconcelos(Márcio Cabelereiro), do PDT, que obteve  7.352 votos(42,80%).  O vice dessa chapa era o também vereador Leandro Varela Santos(PSDB). 

Já o terceiro lugar ficou a advogada Dra. Ana Célia Felipe de Oliveira(União Brasil),  tendo como vice o jovem Thawesley Inácio da Silva Santos(Thal), do PRTB. Eles conquistaram  423 votos(2,46%).

Neste domingo, foram contabilizados 17.178  votos válidos,   305 (1,68%)  brancos,    e  634(3,50%)  nulos.

O município de Canguaretama pertence à 11ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte e possui  24.006 eleitores, que votam em 80 seções, distribuídas em 19 locais de votação.

De acordo com o TRE/RN, a data da diplomação do prefeito e vice-prefeita eleitos será fixada, por meio de Portaria, pela juíza Daniela do Nascimento Cosmo, titular da 11ª Zona Eleitoral, com prazo limite de 20 de dezembro de 2022.

Eleições: 

O pleito foi realizado em face da cassação do então prefeito Wellinson Carlos Dantas Ribeiro. O pedido de condenação foi movido pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Canguaretama, que apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas Eleições de 2020.

O partido alegou que havia uma condenação criminal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região contra Ribeiro pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade, que o tornariam inelegível.

No dia 16 de setembro de 2021, a Corte do TRE-RN julgou o pedido formulado pelo PDT procedente, à unanimidade, e atendeu ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, reconhecendo a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos.

Dessa forma, o registro de candidatura ao cargo de Prefeito de Canguaretama, nas Eleições de 2020 foi indeferido e a Justiça determinou a realização de novas eleições no município para 27 de novembro.

A decisão de cassar o antigo prefeito atingiu também a então vice-prefeita, Maria de Fátima Moreira. Ela, porém, não ficou inelegível e voltou ao cargo de vice, agora na chapa de João Wilson de Andrade Ribeiro Filho(Wilsinho).

*Blog Portal Fatos do RN.

ALTO DO RODRIGUES - É, campeão!

 

A equipe Alto do Rodrigues Futebol Clube (AFC), sub19, venceu nesta tarde, em São Paulo do Potengi, a grande final contra a forte equipe de São Gonçalo do Amarante/RN, pelo placar de 1 a 0, com gol de Olegário Neto.

Mais um título para equipe que vem ganhando títulos e colocando o Alto do Rodrigues no lugar mais alto do pódio. Prefeitura sempre tá dando total apoio ao esporte no município.



ALTO DO RODRIGUES - Time sagra-se bicampeã do 4º campeonato municipal de futebol Ivanildo Bezerra da Silva

 

Terminou ontem, a quarta edição do campeonato municipal de futebol de campo Ivanildo Bezerra da Silva (versão adulto). Pelo segundo ano consecutivo, o Carcará venceu a equipe do AREC, nas penalidades máximas.

Média de gols do Campeonato: Em 19 partidas foram marcados 61 gols, com média 3,21 gols por partida.

CAMPEÃO: CARCARÁ;
VICE-CAMPEÃO: AREC;
ARTILHEIRO: WELINGTON com 6 gols AREC;
MELHOR GOLEIRO: BILON do CARCARÁ;
CRAQUE DO CAMPEONATO: XEXÉU do CARCARÁ.  

Destacar todo o trabalho da equipe de arbitragem no comando do competente Dedê, demais árbitros e assistentes.
Xexéu, craque do campeonato, na foto com Janqueline (representando o Executivo municipal) e familiares do saudoso Ivanildo Bezerra da Silva
Artillheiro da competição, Wellington Brandão, ao lado do coord. de esporte do município, Edenilson Melo
A torcida da comunidade de Listrada, ganhou troféu pela
Artilheiro ao lado de Janqueline e familiares de Ivanildo Bezerra da Silva
Capitão do Carcará, Manola, recebeu troféu de campeão, das mãos de Neguinho de São José
Manola e o troféu de campeão ao lado de Janqueline e familiares de Ivanildo Bezerra da Silva
Esposa e filhos do saudoso Ivanildo Bezerra da Silva
Goleiro menos vazado, Bilon, recebeu troféu ao lado de Janqueline e de familiares de Ivanildo Bezerra da Silva

Técnico "Garoto", ao lado de Edenilson e torcedor

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Dra Raquel Lemos

 

Hoje com muito orgulho, queremos parabenizar a primeira médica formada, do Alto do Rodrigues, Dra Raquel Lemos, filha de Getúlio Bessa e da eterna enfermeira, Lúcia Lemos. 

Dra Raquel desde que iniciou seu trabalho, pelo seu carinho e amor pela medicina, vem ganhando um grande número de pessoas que admiram seu trabalho e recebe neste domingo (23), os cumprimentos pelo seu natalício.

Nós, lhe desejamos muita saúde, sabedoria, sorte e sucesso!