Memorial às vítimas de Covid

sábado, 13 de junho de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho concede entrevista à FM Princesa, neste sábado

O prefeito Nixon Baracho (DEM), estará logo mais às 12h00, através de vídeo conferência, participando de entrevista a FM princesa do vale.

Nixon estará debatendo com os colegas prefeitos dos municípios vizinhos, pautas importantes como Covid-19, aberturas de novos leitos no hospital regional de Assu, isolamento social, lockdown, estratégias de combate ao coronavírus, além de outros temas.

O deputado estadual George Soares também estará participando do programa radiofônico com os prefeitos, que vai ao ar, à partir do meio dia, deste sábado (13).

ALTO DO RODRIGUES - Chegou o dia da Live Solidária com os cantores Leléu e Lucas Araújo


quinta-feira, 11 de junho de 2020

PANDEMIA - Farmacêutica americana começará em julho fase final de vacina contra Covid-19

A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou nesta quinta-feira (11) que começará em julho a terceira e última fase de uma vacina contra a Covid-19. A etapa final contará com a participação de mais de 30 mil pessoas pretende evitar casos sintomáticos do coronavírus SARS-CoV-2, prevenir efeitos graves da doença e a infecção. Em comunicado, a Moderna afirmou que poderá fabricar entre 500 milhões e um bilhão de doses por ano a partir de 2021, após chegar a um acordo de colaboração com a empresa suíça Lonza que garantiu a distribuição das doses necessárias para a conclusão do estudo.

A farmacêutica concluiu no mês passado a segunda fase do estudo com 300 adultos que tinham recebido ao menos uma injeção. Agora, a empresa se prepara, com o aval da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) e do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), para lançar a terceira fase no mês que vem.

“Com base nos resultados da primeira fase, foi escolhido o nível de dose de 100 microgramas como nível de dose ideal para maximizar a resposta de imunização enquanto se minimizam as reações adversas”, analisou a empresa.

O diretor médico da Moderna, Tal Zaks, comentou que a empresa está comprometida com o avanço do desenvolvimento da vacina “o mais rápido e seguro possível”. Todos os participantes do estudo serão monitorados durante pelo menos 12 meses.

ALTO DO RODRIGUES - Gestão do prefeito Nixon Baracho adquire dois ônibus com recursos próprios e outro através de emendar parlamentar


Preocupada em proporcionar cada vez mais conforto, segurança e qualidade nos serviços ofertados pela secretária de Educação, pasta gerenciada pela professora Irani Cunha, foi que a gestão municipal adquiriu dois ônibus escolares para servir a rede de ensino do município de Alto do Rodrigues.

Segundo a secretária Irani Cunha, os dois ônibus estarão acessíveis a pessoas portadoras de deficiência física. Um terceiro ônibus foi conseguido por meio de emenda parlamentar e destinado ao município através de iniciativa do deputado federal Benes Leocádio. Dois dos novos veículos já foram entregues à gestão municipal e estão disponíveis a rede municipal de ensino.

ALTO DO RODRIGUES - SECULT torna pública a lista de habilitados no edital de chamamento do projeto “Dendi Casa”



A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), pasta que tem como titular a secretária Jully Baracho, torna pública a lista de Habilitados e Inabilitados no Edital de Chamamento Público “Dendi Casa”.

Ainda de acordo com o edital, os candidatos considerados “inabilitados” têm até o dia 16 de junho de 2020, para apresentar os documentos pendentes.

terça-feira, 9 de junho de 2020

ALTO DO RODRIGUES - Live Solidária dos cantores Leléu e Lucas Araújo é uma das mais esperadas deste fim de semana


Neste sábado (13), acontecerá a live solidária do cantor Leleu e de seu filho cantor-mirim Lucas Araújo. E além do grande número de pessoas e empresas participando da ação solidária idealizada pelo cantor, é uma das mais aguardadas. Você ainda pode participar doando para a live ou mostrando sua marca para o mundo em uma das lives mais esperadas da região. Para participar você pode ligar para o número (84) 99827 4548

SAÚDE - Liga Contra o Câncer instala o equipamento de radioterapia mais moderno do mundo



Com a tradição de alinhar inovação, pioneirismo e excelência nos tratamentos, a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer consegue mais um grande avanço na busca em oferecer o que há de melhor aos seus pacientes. Com um investimento de recursos próprios na ordem de R$ 12 milhões em equipamentos e instalações, a instituição adquiriu o Halcyon-E. Trata-se da máquina mais moderna existente no mercado para o tratamento em radioterapia, sendo o quarto em operação hoje no país, e o primeiro destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Trata-se de um novo acelerador linear que une a tecnologia mais moderna de irradiação à técnica mais precisa existente de localização diária, o IGRT ou radioterapia guiada por imagem, que gera um altíssimo grau de precisão. Com o Halcyon-E iremos reduzir drasticamente o tempo de tratamento dos pacientes, diminuindo sua exposição à radiação e consequentemente o número de sessões necessárias, aumentando as suas chances de recuperação e retorno mais rápido a sua rotina”, explica o radioterapeuta da Liga, Edilmar de Moura Santos.

Apropriado para tratamentos avançados de todos os tipos de câncer, a Liga começa a operar o novo aparelho em 10 dias. A nova tecnologia possibilitará sessões mais eficientes e rápidas, com maior conforto para os pacientes, ainda mais segurança, um melhor planejamento e agilidade no tratamento, sendo uma operação mais simples e intuitiva por parte dos profissionais.

“A tecnologia do Halcyon-E permite ao médico ter o controle real e exato da dosagem, possibilitando a aplicação de uma maior dose na área doente, poupando os tecidos saudáveis. Tratamentos que poderiam levar meses serão reduzidos para algumas semanas. Se pegarmos o câncer de mama como exemplo, que tem o tempo médio de tratamento de 33 dias úteis, com o Halcyon-E passará para 5 dias; o câncer de próstata cairá de 38 dias úteis em média para 20 dias. Já pacientes com metástase óssea terão seu tratamento reduzido de 20 para um dia”, afirma Edilmar de Moura Santos.

Com o investimento a instituição passa a ter condições de atender um número maior de pacientes e acelerar ainda mais o tratamento do SUS. “As aquisições representam tratamentos com tecnologia avançada e agilidade. É a realização de um sonho para nós que fazemos a Liga e um benefício incalculável para a população do RN”, Afirma Edilmar.

Sobre a Liga
Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, a Liga é formada atualmente por seis unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó), a Escola de Oncologia e a Casa de Apoio Irmã Gabriela (unidade de apoio humanitário).

Sociedade civil sem fins lucrativos, a Instituição realiza por ano quase 1,5 milhão de procedimentos e destina 70% de seu atendimento a pacientes do SUS, como parte de sua missão de levar a melhor assistência oncológica a todos os cidadãos, independente da forma de acesso.

Ao longo de sua história, a Liga conseguiu alcançar um nível de excelência raro para uma instituição filantrópica, além de estar se reinventando e, com isso, conseguindo dar conta do vertiginoso crescimento da demanda. “Por sermos uma instituição filantrópica, tudo o que é arrecadado é reinvestido. Então, isso nos permite fazer coisas que uma instituição que visa o lucro não faria. Nosso endividamento é muito alto, mas temos conseguido administrar e fazer o que é preciso ser feito. É otimizando nossa receita e controlando cada despesa que conseguimos tratar da melhor forma possível todos os nossos pacientes”, afirma o superintendente da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, Dr. Roberto Sales.