Memorial às vítimas de Covid

sábado, 29 de junho de 2013

sexta-feira, 28 de junho de 2013

COLÍRIO

Um é pouco, dois é bom, mas três (é bom) demais


Se um colírio desse é bom, pense dois e agora imagino três colírio é bom demais. Isso, só pra lembrar que é Fim de Semana

Obrigado à todos pela preferência

ALTO DO RODRIGUES

Mané chama Maria, pois o arraiá do Cumpade Zé Pedro começa hoje e eu num perdo nem que a vaca turça


A festança matuta vai começar. O prefeito Abelardo, a primeira-dama Rita Martins, a vice-prefeita Emília Patricia e todos os vereadores lhe convidam para assistir as atrações do 1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro.

Um dos principais objetivos da prefeitura municipal quando pensou em realizar o arraiá, foi resgatar as tradições juninas. Brincadeiras como "Gato no Pote, Pau de Sebo" serão revividas. A programação ainda conta com barracas com comidas típicas, apresentações culturais, quadrilhas estilizadas e matutas. Quem já viu festa junina sem forró? Não Pode! Para valorizar e incentivar os artistas da terra, o governo Construindo Um Novo Tempo está contratando para animar o arraiá: Higino dos Teclados, Alvimar Farias & Karla Patrícia e a banda Forró Com Jeito.

A quadrilha mais irreverente do Brasil, Quadrilha das Kengas, estará presente, além dessa, ainda se apresentarão: quadrilha do grupo do Melhor Idade, quadrilha dos Servidores Municipais.

O Arraiá está pronto e localizado no Largo do Cerâmica e terá início a partir das 20h desta sexta-feira e termina amanhã com a mega apresentação da quadrilha junina Arraiá Explosão Potiguar.
CARNAUBAIS

É amanhã, a grande festa do Milho


PENDÊNCIAS

Prefeitura municipal e Representantes da educação definem prioridades na área para 2013

Na manhã desta quinta-feira, a prefeitura convidou representantes da educação para discutir  as prioridades para desenvolver o município no setor educacional. Estiveram presentes na reunião sediada na Câmara Municipal, representantes da prefeitura e da área educacional do município. Entre as 17 ideias propostas, cinco se destacam: A construção da escola modelo  em tempo integral do 6° ao 9° ano,  realização do concurso público, Criar o Programa Municipal dinheiro direto na Escola, 14º salário para professores que estejam em sala de aula e a eleição direta para gestores escolares.





Conheça os outros 17 pontos importantes que serão inseridos no Plano Plurianual (PPA) do próximo ano.

 1º Ponto – Criação e implementação do PMEJA (Projeto Municipal para Educação de Jovens e Adultos) que objetiva incentivar através de bonificação aos alunos para reduzir a evasão e diminuir o analfabetismo;
2º Ponto – Projeto de lei que assegure ações de apoio aos educandos PAE (Programa de Apoio aos Educandos): desjejum, fardamento, transporte, livros didáticos/paradidáticos e kit escolar.
3º Ponto – Projeto de lei de criação do Núcleo de Atendimento ao Aluno Multidisciplinar de Pendências (NAMP) com Psicólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicopedagogo, Oftalmologista e Terapeuta Ocupacional.
4º Ponto – Reformas das Escolas Municipais Padre José Luiz Silva, Maria Moura e Manoel Freire de Lemos.
5º Ponto – Construção da Escola Municipal João Felipe com recursos oriundos do FNDE;
6º Ponto – Construção da Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Municipal Maria Moura;
7º Ponto – Projeto de lei para implementação da Gestão Democrática;
8º Ponto – Criação do PMDDE – Programa Municipal de Dinheiro Direto na Escola;
9º Ponto – Projeto de Lei para o Plano de Carreira para os Profissionais de Apoio e Serviços Escolares;
10º Ponto – Construção de uma Creche de tempo integral para atender a demanda do município;
11º Ponto – Celebração de Convenio com Empresas de Saúde para os Profissionais da Educação;
12º Ponto – Realização do Concurso Público para provimento de cargos e salários para professores e especialistas;
13º Ponto – Projeto de lei que bonifique os professores que estão em exercício da docência com o 14º salário;
14º Ponto – Projeto de lei para acessibilidade nos órgãos públicos do município;
15º Ponto – Construção da sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;
16º Ponto – Construção de uma escola para atender a demanda do Ensino Fundamental – Anos Finais na sede do Município e

17º Ponto – Construção da Quadra de Esportes da escola Padre José Luiz e Cobertura da Quadra da escola Maria Moura;

ECONOMIA

IPI para linha branca e móveis sobe a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira (1º), os móveis e três produtos da linha branca – fogão, tanquinho e geladeira – pagarão mais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que as alíquotas reduzidas, que vencerão no fim de junho, serão parcialmente aumentadas.
Também será revogado, em parte, o imposto reduzido para laminados, luminárias, painéis de madeira e papéis de parede. De acordo com o ministro, a remoção gradual das desonerações ajudará a manter o equilíbrio fiscal. O governo estima que vá arrecadar R$ 118 milhões a mais entre julho e setembro por causa da medida.
“A recomposição de tributos estava anunciada desde o início do ano”, declarou Mantega. Ele também ressaltou que não existe mais espaço fiscal para novas desonerações, como as pedidas por produtores de aço na última terça-feira (25). “Temos de colher frutos das desonerações aplicadas e em curso, mas também temos de melhorar a arrecadação e o desempenho fiscal. Em função disso, novas desonerações não estão previstas”, acrescentou.
As novas alíquotas valerão até o fim de setembro. O IPI sobe de 2% para 3% no caso dos fogões, de 7,5% para 8,5% para geladeiras, de 3,5% para 4,5% para tanquinhos. Para móveis, painéis de madeira e laminados, a alíquota passa de 2,5% para 3%. Para as luminárias, o imposto aumenta de 7,5% para 10%. O IPI para papéis de parede subirá de 10% para 15%. Para máquinas de lavar, o imposto está definitivamente mantido em 10% desde o ano passado.
Mantega disse ainda que pediu aos empresários que não repassassem o imposto maior para os preços. “Conversei com o setor, e os empresários me informaram que procurarão absorver o aumento de tarifas de modo que o preço não se eleve. O setor fará um esforço para não venha prejudicar vendas, nem aumentar a inflação”, declarou.
 

HUMOR

Veja as pérolas do comentarista Ronaldo durante os jogos do Brasil




quinta-feira, 27 de junho de 2013

ESPORTE


ABC vence o América e quebra jejum de oito jogos

Depois de oito jogos sem saber o que é vencer seu maior rival, o ABC derrotou o América por 1x0, na noite dessa quarta-feira, no estádio Frasqueirão e agora é lider da Taça Ecohouse, com seis pontos e duas vitórias em dois jogos. O gol da partida foi marcado por Geovani, no segundo tempo. 

O próximo compromisso do clube alvinegro acontece sábado, contra o Náutico, pela última rodada da competição. Se empatar, o ABC conquista o troféu Marinho Chagas. Já o alvirrubro enfrenta o Alecrim, também no sábado.
ALTO DO RODRIGUES

Quadrilha Junina Explosão Potiguar é finalista em Festival na cidade de São Paulo do Potengi


Depois de ser uma das melhores quadrilhas juninas no Festival da InterTV Cabugi, a quadrilha junina Explosão Potiguar participou ontem da eliminatória do Festival de Quadrilha da cidade de São Paulo do Potengi, a nossa representante foi classificada entre as finalistas e volta hoje ao município, para concorrer aos primeiros lugares. O prefeito Abelardo Rodrigues prometeu aos jovens à volta da quadrilha junina e cumpriu. Gostou novinha?
ESPORTE


Espanha vence a Itália e vai enfrentar o Brasil na final da Copa das Confederações

Depois de jogar 90 minutos, 30 minutos da prorrogação e ganhar nas penalidades alternadas, a Espanha venceu a Itália e vai enfrentar o Brasil na grande final da Copa das Confederações. A final será no Maracanã, às 19h do próximo domingo, 30.
ALTO DO RODRIGUES

É amanhã: 1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro com diversas atrações


Além das atrações musicais locais, o 1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro trará também a apresentações de quadrilhas juninas matutas e estilizadas. A alegria e irreverência da quadrilha das Kengas estará presente no evento junino patrocinado pela gestão Construindo Um Novo Tempo. 

No arraiá do cumpade Zé Pedro ainda terá apresentações culturais, além de outras atrações como barracas com comidas típicas, brincadeiras (Pau de Sebo e Gato no Pote). A festança começa amanhã e também no sábado, tudo a partir das 20h no largo da Cerâmica.
MOVIMENTO PASSE LIVRE

Vereadores querem passe livre para estudantes e desempregados de Natal

Os vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Sandro Pimentel e Marcos Antônio (ambos do Psol) apresentarão um projeto de lei que estabelece o passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados no transporte urbano de Natal.

De acordo com o projeto, terão direito ao passe livre no transporte coletivo do município os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino público e privado do Ensino Fundamental, Médio e Superior, bem como os de cursos profissionalizantes e preparatórios. A comprovação será feita mediante a apresentação de carteira estudantil, confeccionada pela Prefeitura ou através de documentação de identidade e comprovante de matrícula.

No caso dos trabalhadores desempregados, o direito será garantido por meio de uma declaração expedida pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), ou por outro órgão indicado pela Prefeitura, que ateste a condição de desempregado do cidadão.


A proposta argumenta que, assim como a saúde e a educação, o transporte público também é um direito essencial, previsto no artigo 30, inciso V da Constituição Federal de 1988. Portanto, o município não pode excluir do uso deste serviço os cidadãos que não podem pagar por ele. O projeto define ainda que a gratuidade seja concedida em todos os dias e horários da semana, sem limite diário de viagens.

“O objetivo é garantir acesso à educação, cultura e lazer, já que a maior parte dos estudantes precisa se deslocar para escolas, cursinhos, universidades, faculdades, cinemas, bibliotecas, livrarias, museus. Já os trabalhadores que estão sem emprego, justamente por não disporem de salário, precisam do direito para ter acesso aos demais serviços públicos, como a saúde, educação e assistência social”, argumenta a vereadora Amanda Gurgel, autora do projeto, subscrito pelos vereadores Sandro Pimentel e Marcos Antônio.


O financiamento do passe livre se dará através de dotações financeiras próprias, previstas no orçamento; por meio da destinação de um percentual da taxa anual de lucros das empresas do setor de transporte; e da suspensão do repasse da Prefeitura para as instituições sem fins lucrativos, destinando esses valores para o objeto da lei.

Os mandatos dos três parlamentares marcaram uma entrevista coletiva para esta sexta-feira (27) quando farão uma apresentação sobre o projeto de lei e ouvirão representantes de entidades do movimento estudantil com o objetivo de agregar conteúdo.
BRASIL

Cimi aponta crescimento de 237% na violência contra os índios

A maioria das formas de violência cometidas contra as comunidades indígenas teve crescimento em 2012, conforme dados divulgados hoje (27) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). De acordo com o relatório, houve crescimento de 237% na categoria violência contra a pessoa - que engloba ameaças de morte, homicídios, tentativas de assassinato, racismo, lesões corporal e violência sexual - no ano passado, quando comparado com os casos registrados em 2011.

O levantamento aponta que, em todo o Brasil, foram registradas 60 homicídios contra a população indígena. O número representa nove mortes a mais que as registradas no ano anterior. O maior número de ocorrências ocorreu em Mato Grosso do Sul, com 37 casos. Na sequência, aparecem Maranhão e Bahia, com sete e quatro casos, respectivamente. Segundo o Cimi, nos últimos dez anos, ocorreram cerca de 563 assassinatos de índios no país.

Os casos de violência contra o patrimônio aumentaram de 99 para 125, utilizando a mesma base de comparação, o que representa aumento de 26%. Considerando a violência por omissão do poder público, foram relatados cerca de 106,8 mil casos. O número significa acréscimo de 72% ante 2011.

Na avaliação do presidente do Cimi, dom Erwin Kräutler, a repetição e o aumento da violência contra a população indígena podem ser atribuídos à “omissão por parte dos estados” na demarcação das áreas indígenas, provocando atraso no processo.

“Em vez de falarmos em diminuição, lamentamos dizer que as situações se repetem e houve aumento de diversas formas de violência. O maior problema é a falta de demarcação de áreas indígenas. Não tomar providência em relação à delimitação das áreas indígenas significa escancarar as portas para qualquer tipo de invasão. Invasões que geram mortes”, enfatizou.

Os números fazem parte do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas. O estudo destaca ainda que, das 1.045 terras indígenas, 339 estão sem providências de demarcação e outras 293 estão em análise. O relatório aponta também que, no caso de violência relacionada à omissão do Poder Público, houve crescimento na falta de assistência à educação escolar (18,8 mil vítimas), à saúde (80,4 mil vítimas) e disseminação de bebidas alcoólicas (254 vítimas).

Os dados foram obtidos a partir de relatos e denúncias dos povos e organizações indígenas. Informações levantadas pelas equipes de 11 regionais do Cimi, notícias veiculadas pela imprensa e dados de órgãos públicos que prestam assistência às comunidades também serviram de base para o relatório.
ALTO DO RODRIGUES

Quem avisa amigo é: Aproveite as promoções tentadoras da Forte Soluções antes que acabe


MACAU


PENDÊNCIAS

Prefeito Ivan Padilha reúne secretários para definir, avaliar e definir ações em benefício do povo


Na última terça-feira, o prefeito Ivan Padilha reuniu o secretariado para avaliar as ações de cada secretaria e ao mesmo tempo, a reunião serviu para planejar ações para os próximos meses.

VALE DO AÇU

2ª Conferência  Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário acontece dia 02 de julho

Com o objetivo de debater questões estratégicas, relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário, a Comissão de Organização da Cidadania Açu/Mossoró-RN, realizará no dia 02 de julho a 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento acontecerá no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) no Campus da Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura Municipal participa da Campanha de doação sangue no dia 06 de julho


No próximo dia 06 de Julho, Sábado, a Secretaria Municipal de Saúde, fará uma Campanha com a presença do Carro do Hemocentro, para mobilizar a população para a doação de Sangue. A equipe ficará em frente ao Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo e a coleta terá início a partir das 08h da manhã. A campanha é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de Junho.
CARNAUBAIS

Escolha da Rainha do Milho gera grande expectativa nas mulheres carnaubaenses.


É grande a expectativa das mulheres do município quanto a realização do concurso que irá escolher a rainha do Milho. A escolha da Rainha é uma das muitas atrações da 1ª Festa do Milho, que acontecerá no dia 29. Você não pode perder. Participe!
ALTO DO RODRIGUES

Divulgada as atrações musicais do 1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro


Alvimar Farias & Karla Patrícia, Higino dos Teclados e Forró com Jeito. Além da prefeitura dar espaço para apresentações dos artistas da terra, o evento junino ainda contará com apresentações culturais, quadrilhas juninas estilizadas e matutas. E, muito comida típica, barracas tradicionais e as brincadeiras que marcaram época, "Gato no Pote e Pau de Sebo". Toda essa festa será oferecida pela prefeitura municipal que está resgatando os bons tempos dos festejos juninos.

O 1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês no largo da cerâmica, a partir das 20h. Participe!
BRASÍLIA

Senado aprova projeto de lei que torna corrupção crime hediondo


O Senado Federal aprovou na quarta-feira (26) o projeto de lei que transforma em crime hediondo a corrupção ativa ou passiva nas esferas da administração pública. A principal proposta era do senador Pedro Taques (PDT-MT), mas outros senadores, como Wellington Dias (PT-PI), ressaltaram que existem outros projetos sobre o tema.
A votação é uma resposta a uma das demandas de manifestações que tomaram as ruas do País nas últimas semanas. O texto agora segue para a análise da Câmara dos Deputados e, se não houver mudanças no conteúdo, vai para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Entram no rol de crimes hediondos — sem direitos a indultos, liberdade mediante fiança, e com acesso limitado a liberdade condicional e progressão do regime de pena — o peculato, a concussão, e o excesso de exação, quando o servidor cobra um imposto indevido, além da corrupção.
O autor do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), justifica que esses crimes são delitos graves praticados contra a administração pública que “violam direitos difusos e coletivos e atingem grandes extratos da população”.
— É sabido que, com o desvio de dinheiro público, com a corrupção e suas formas afins de delitos, faltam verbas para a saúde, para a educação, para os presídios, para a sinalização e construção de estradas, para equipar e preparar a polícia, além de outras políticas públicas.

O PROJETO
O projeto de lei foi relatado em plenário pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que fez algumas mudanças no texto. Ele acatou, por exemplo, emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) para também tornar o homicídio simples crime hediondo e incluiu os crimes de peculato e excesso de exação (funcionário público que cobra indevidamente impostos ou serviços oferecidos gratuitamente pelo Estado) em seu parecer.
— Sem a inclusão do peculato e do excesso de exação, a proposição torna o sistema penal incoerente, pois não há razão justificável para considerar crimes hediondos a corrupção e a concussão e não fazê-lo em relação ao peculato e ao excesso de exação.
Na última segunda-feira (24), durante reunião com governadores e prefeitos em Brasília, a presidente Dilma Rousseff pediu um pacto por uma "ampla e profunda" reforma política, que incluía a mudança na legislação para o crime de corrupção.

Fundo de Participação dos Estados
Mais cedo, o plenário do Senado aprovou o novo critério de rateio do FPE (Fundo de Participação dos Estado). A proposta já havia sido aprovada pelos deputados, em sessão que atravessou a madrugada desta quarta, por 344 votos a 13. Agora, o projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O projeto aprovado mantém as atuais regras de divisão do fundo até 2015 e estabelece que, a partir de 2016, os Estados receberão, no mínimo, o mesmo valor obtido em 2015 mais 75% da variação do PIB no período.
O texto também prevê que, a partir de 2016, entre em vigor uma fórmula de rateio que incida somente sobre os recursos excedentes do fundo. Esse valor será dividido de forma diretamente proporcional ao tamanho da população e inversamente proporcional à renda domiciliar per capita dos Estados.
O FPE é formado por 21,5% da arrecadação do IR (Imposto de Renda) e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que são tributos federais.
MACAU

Kerginaldo Pinto: “Toda manifestação popular é parte do regime democrático” 



Vejo os movimentos sociais que estão acontecendo não só em Macau, mas por todo o País como uma prova do fortalecimento da democracia, um processo que começou historicamente nas ruas do Brasil. 


A cidade de Macau até pelo histórico de ser uma cidade livre deu provas do espírito libertário, de luta e resistência do seu povo, ao logo dos seus quase 138 anos de emancipação política, libertando-a de oligarquias familiares e de regimes autoritários.

A minha opinião é que todo esse processe retomado legitimamente nas ruas do Brasil é uma nova semente plantada que desperta não só em nós, quanto Poder Executivo, mas nos representantes do Legislativo e nas instituições que são vanguardas dos direitos do cidadão, o desejo de trabalhar ainda mais para que as respostas à sociedade cheguem o mais rápido possível.  

Finalizo, afirmando que o sentimento de paz engrandeceu essa festa da democracia e colaborou para a proteção ao movimento Acorda Macau, garantindo a liberdade de manifestação do pensamento do cidadão macauense.

Kerginaldo Pinto do Nascimento
Prefeito de Macau

quarta-feira, 26 de junho de 2013

HOMENAGEM

Escoteiros do RN recebem homenagem da Assembleia por 96 anos de história



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou, hoje (26), os 8 mil escoteiros do Rio Grande do Norte e a memória de todos os que já serviram a população durante os 96 anos da existência do movimento no Estado. Durante a sessão solene, proposta pelo deputado Antônio Jácome (PMN) foram concedidas duas medalhas do Mérito Legislativo José Augusto, que se constitui na mais alta honraria do Parlamento estadual, pois agracia personalidades por suas relevantes contribuições ao Estado. Uma medalha foi concedida ao presidente da União Parlamentar Escoteira do Brasil, Flávio Arns, e a outra medalha ao ex-presidente dos Escoteiros do Rio Grande do Norte, Carlos Roberto Pinto Lopes.

O deputado Antônio Jácome declarou que possui profunda identificação com o escoteirismo e por esta razão propôs um Projeto de Lei que institui o escotismo nas escolas do Rio Grande do Norte, que foi a primeira Lei sancionada pela Governadora Rosalba Ciarlini. “Esta casa se abre para homenagear, de forma justa e merecida, o escotismo potiguar que completa 96 anos. Poucas instituições no Brasil podem comemorar a existência exitosa de 96 anos de história. Graças a abnegação de muitos homens e mulheres, o movimento se aproxima dos 100 anos”, declarou.

O parlamentar citou uma frase do fundador do escotismo, Baden Powell. “Que a futura geração seja sã num mundo insano e desenvolva a alta forma de servir, o amor para com Deus e com o próximo”. Para o deputado, o amor a Deus e ao próximo são as maiores ferramentas para enfrentar o mundo marcado pela intolerância. “Ser escoteiro é uma decisão de vida, pois ninguém ganha dinheiro ou é promovido para ser escoteiro”, declarou. O deputado lembrou ainda da educadora Noilde Ramalho, entusiasta e apaixonada pelo escotismo.

O presidente emérito do Escotismo no RN, Carlos Roberto Pinto Lopes, um dos homenageados da manhã desta quarta-feira, pediu aos deputados e demais agentes políticos que fique ao lado da secretaria estadual de Saúde no sentido de proporcionar à população serviços melhores. Carlos Roberto ainda destacou a parceria do Governo do Estado com o movimento de escoteiros, afirmando que tal apoio é referência. “Temos a maior parceria com o poder público”, declarou.

A diretora financeira da União dos Escoteiros do Brasil-RN, Lieda Amaral representou a diretoria regional dos escoteiros e afirmou que o momento era de alegria e gratidão. “Quero agradecer ao deputado Antônio Jácome pelo reconhecimento dos 96 anos em que o escotismo potiguar vem contribuindo com a educação de crianças e adolescentes do Estado”, afirmou.

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) Marco Aurélio Romeu Fernandes disse que tal homenagem é recebida como incentivo para novos desafios. “A União dos Escoteiros do Brasil somente tem a agradecer ao poder público deste Estado, tanto a esta Casa, Governo, Câmara dos Vereadores. Que esta homenagem sirva não apenas como um reconhecimento puro e simples de algo conquistado, mas isso impõe desafio para que continuemos trabalhando. Tenho a tranquila percepção que se mais escoteiros houvesse, teríamos um país melhor”, afirmou.

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho sugeriu que o projeto realizado no Estado seja estendido ao município. “Precisamos que Natal some-se a nós. É tão pouco o investimento e é tão nobre o resultado. Espero que a secretária Justina Iva e o prefeito Carlos Eduardo possam sentar conosco para que possamos abrir as portas do nosso projeto, receber nossos alunos da rede municipal. Eles são nossos também, são potiguares, brasileiros e cabe a nós oferecer oportunidades a todos de viver a experiência de serem escoteiros”, afirmou.

HISTÓRIA DO ESCOTISMO

O Movimento Escoteiro foi criado em 1907, na Inglaterra, por Baden Powell. Chegou ao Brasil em 1910, por intermédio de oficiais e praças da Marinha Brasileira que estavam na Europa e se impressionaram com a nova metodologia de educação complementar. Esses oficiais fundaram, no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, o primeiro grupo de escoteiros brasileiros. Já no Rio Grande do Norte, atendendo as solicitações do poeta Olavo Bilac, grande admirador do Escotismo, o então vice-governador Henrique Castriciano, se articula aos amigos, o diretor da Escola de Aprendizes Marinheiros, comandante Monteiro Chaves e o professor Luiz Correia Soares de Araújo, então diretor da Escola Padre Miguelinho, e em 24 de junho de 1917 fundam oficialmente o Movimento Escoteiro no Rio Grande do Norte.

TRABALHO DESENVOLVIDO
Entre os benefícios que os escoteiros trouxeram para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte destacam-se as ações no campo da saúde, como a doação de um terreno pertencente à Associação dos Escoteiros do Alecrim, em 18 de outubro de 1942, para a edificação do Hospital Professor Luiz Soares, também conhecido como Policlínica do Alecrim, em Natal; a atuação na epidemia de gripe espanhola (1918-1919), que, matou um número estimado em 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Os jovens escoteiros ajudaram a montar um hospital de campana em Natal, o Posto de Assistência do Alecrim, para auxiliar os acometidos por essa doença na região. Ao final das ações, o professor Luiz Soares informava que, em 30 dias de atividades, o Posto atendeu 10.814 mil pessoas.

Em 2009, os escoteiros repetiram o feito, formaram uma barreira epidemiológica no auge da gripe H1N1, alertando os turistas que chegavam a Natal para participar do Carnatal, carnaval fora de época que chega a receber cerca de 1 milhão de pessoas em 4 dias de evento. Também atuaram em ações de enfrentamento às epidemias de hepatites virais e AIDS em diversos eventos em 2012. Já na educação, através do Projeto Escotismo nas Escolas Estaduais, pioneiro em todo o País, o Movimento tem auxiliado as escolas da rede pública estadual a proporcionar às crianças e jovens atividades educativas atraentes, progressivas e variadas, que as estimulem no processo de aprendizagem contínua e a vida em comunidade.
ESPORTE

Brasil vence Uruguai por 2 a 1

Aos 40min do segundo tempo, a apreensão por prorrogação já estava no ar. Mas Paulinho também estava lá. Decisivo, como o torcedor corintiano conhece. Estava lá para, com uma cabeçada perfeita, colocar o Brasil na decisão da Copa das Confederações. Neste sábado, no Mineirão, a Seleção Brasileira teve dificuldades contra o Uruguai, passou por sustos, mas manteve sua invencibilidade no torneio. Venceu por 2 a 1.

A vitória também passou pela mão esquerda de Júlio César, que pegou pênalti cobrado por Forlán, e por Fred, autor do primeiro gol. Mas a Seleção Brasileira, que aguarda Itália ou Espanha para o domingo, precisou se desdobrar. Cavani marcou um em dia de falhas de David Luiz e Thiago Silva, e por pouco não fez mais um. O presente para os mais de 54 mil torcedores, porém, estava guardado para o fim. Na cabeçada de Paulinho.

A Seleção Brasileira agora fica no aguardo pelo que ocorrerá na tarde quinta-feira na Arena Castelão, em Fortaleza, com italianos e espanhóis. Mas já sabe: no domingo, estará em campo no Maracanã para tentar seu quarto título da Copa das Confederações.


Fonte: Terra
FAMOSOS

Casamento de Naldo terá convite antipenetra com aroma do casal


Thammy Miranda nega que tenha reatado casamento com ex-esposa - 1 (© Divulgação TV Globo)

Naldo Benny e a futura esposa, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, resolveram se prevenir de penetras na festa de casamento, que acontece no dia 23 de setembro. Para isso, criaram um convite com código de barras que permite a entrada dos convidados.

Ao passarem pela roleta eletrônica, eles irão receber imediatamente um e-mail dos noivos agradecendo a presença na união. “Desta forma impediremos a entrada de penetras e o hábito de passar o convite adiante”, explicou Marco Lucena, da empresa responsável pela criação, ao jornal “Extra”.

O casal desembolsará R$ 28 mil apenas com os envelopes enviados para os 300 convidados. O convite terá o brasão da nova família, com as iniciais dos cantores, e ainda terá um aroma baseando em um momento vivido pelos pombinhos que foi desenvolvido por uma perfumista da Chanel.

Ellen escolheu carpaccio, risoto de camarão ao champagne e bobó de camarão na moranga para o cardápio da celebração. Além disto, a funkeira não abriu mão de coxinha de galinha para agradar os parentes. Dentre os convidados famosos estão Wanessa e o marido, Marcus Buaiz, e o ex-jogador Ronaldo.
SEXO

Homens exageram e mulheres minimizam experiências sexuais

Objetivo de homens e mulheres é estar dentro dos padrões culturais Foto: Getty Images

Quando o assunto é sexo, as pessoas querem parecer dentro dos padrões culturais, segundo pesquisa da Ohio State University. Homens exageram sobre o número de parceiras, enquanto mulheres omitem alguns para evitar conotações negativas e cumprir com as normas culturais. As informações são do Daily Mail. 

Para o sexo masculino, se gabar das parceiras sexuais significa ser visto como “homem de verdade” e mostrar experiência sexual. Já o público feminino quer ser visto como menos experiente.

O estudo descobriu que os homens, por vezes, estavam dispostos a admitir envolvimento com comportamentos vistos como mais apropriado para as mulheres, como escrever poesia. Por outro lado, as mulheres confessaram fazer piadas obscenas entre elas.

Para a pesquisa, 293 estudantes universitários com idades entre 18 e 25 anos foram questionados sobre a frequência que se engajavam em 124 comportamentos diferentes (de nunca a algumas vezes por dia). Eles passaram pelo polígrafo, detector de mentiras.

As mulheres relataram menos parceiros quando não estavam ligadas ao detector de mentiras do que quando estavam, os homens exageraram menos quando estavam conectados ao polígrafo. "Homens e mulheres têm diferentes respostas sobre seu comportamento sexual, quando acham que precisam que ser verdadeiros", concluiu o estudo.
ALTO DO RODRIGUES

Faltam dois dias para o 1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro


FESTA

Bar do Mano realiza Arraiá com show de Dedim Gouveia


CARNAUBAIS

Vem aí a 1ª Festa do Milho


MACAU

Megabrega: a melhor festa do gênero do Vale do Açu


RELIGIÃO

‘Se não tiver espaço pra mim eu racho a igreja no meio’ diz José Wellington


O Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Atual presidente da Convenção Geral das Assembléia de Deus, CGADB, convocou a próxima assembleia geral para a sua igreja no Belenzinho em São Paulo. Se o desligamento do Pr. Samuel Câmara e afastamento dos pastores Ivan Bastos, Jonatas Câmara, e o Falecido Sostenes Apólos levantou suspeitas de perseguição eclesiástica afim de eleger seu filho sucessor da presidencia, esta nova convocação confirmou todas as dúvidas.

A assembleia do Belenzinho – SP,  que será de portas fechadas para pastores pagantes e organizada pelo Próprio JW em sua igreja, tem como pauta a aprovação do desligamento dos pastores citados acima, que conforme o texto da convocação, já é tido como certo. Muitos pastores tiveram reações imediatas de repúdio com mais este episódio que tem ilustrado a ‘fome de vingança e de poder’ conforme lido em alguns blogs de pastores da Assembleia de Deus na internet.

Alguns pastores citam um episódio de quebra de decoro que haveria acontecido pelo Próprio presidente a AD, ao autorizar e participar com o Pr. Gilberto Marques da inauguração de um templo da Assembleia de Deus na cidade de Belém do Pará, que deveria respeitar os parâmetros de limites da convenção em nao abrir trabalho no campo do Próprio Pastor Samuel Câmara. Ao promover a invasão de igrejas sob a ‘jurisdição eclesiástica’ do Pr. Samuel Câmara, o Pr. José Wellington abriu um precedente abominável e acabou executando o que ele já havia citado em algumas reuniões da mesa diretora, “Se não tiver espaço pra mim eu racho a igreja no meio.” Frase esta que teria sido falado pelo próprio Pr. José Wellington segundo sites e blogs de pastores da Convenção.

gospelhoje.com.br
PENDÊNCIAS

Flashs da missa de encerramento dos festejos de São João Batista, Padroeiro do município

fotos: Paulo Cesar
 a vice-prefeita, Dra Lays Helena sempre presente nos eventos.

 Prefeito Ivan Padilha recebendo a hóstia do Arcebispo Dom Jaime

 Dom Jaime entregando o corpo de Cristo à fiel na igreja

 Dom Jaime recebendo presente de uma criança

 Padres admiram imagem de São João Batista

 Os padres: Valtair Lira, Marcelo Coutinho e Jailton Soares

 Padre Jailton posando ao lado da banda filarmônica

 População presente no encerramento dos festejos de São João Batista

 Famílias presente no evento

 Igreja de São João Batista lotada 

 Padre Valtair ladeado pelo tio e sobrinha

O prefeito Ivan Padilha, a vice-prefeita Dra Lays e o Arcebispo Dom Jaime
TRAGÉDIA

Chinesa tenta estacionar de ré, mas esmaga o marido e prensa a própria cabeça


Uma motorista chinesa estava apenas tentando estacionar o seu carrão — um Lexus SUV — em uma garagem em Fenghua, na China, mas acabou provocando uma tragédia: ela matou o marido e a si mesma esmagados.

A mulher, de 41 anos, tinha conseguido sua licença de motorista havia apenas cinco semanas, segundo reportagem do tabloide britânico The Sun.

Como ainda não tinha muita prática, ela estava recebendo dicas do marido sobre como estacionar o carro de marcha a ré — ele lhe passava as instruções do lado de fora do veículo.

Mas em vez de a motorista acelerar o carro vagarosamente, ela acabou pisando fundo na marcha a ré, pressionando o marido contra a parede.
ALTO DO RODRIGUES

Situação e Oposição reunidos na capital

Da esquerda para direita: Fernanda (Tesoureira da Câmara) e os vereadores Zé Pedro, Ina, Zé de Zeca, Nixon (centro) , Renan, Lobão, Magnus Medeiros e Maria de Anália.


Não é nenhum conchavo entre situação e oposição. A foto acima demonstra harmonia entre os dois blocos políticos do município, situação e oposição.

Os vereadores estão participando de um seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado. Como haverá o jogo do Brasil logo mais, às 16h, o seminário será antecipado. Amanhã, terá continuidade o seminário.

O vereador Pedro Eugênio participa do Seminário, mas não pôde estar junto do grupo.
ANIVERSARIANTE DO DIA

Talita Rodrigues Oliveira

Talita com o esposo Wilson Rodrigues

Festa especial para a arquiteta de grandes obras, Talita Rodrigues Oliveira, esposa do secretário de governo Wilson Rodrigues. Talita linda de viver, festeja idade nova hoje e recebe muitos "vivas" pelo telefone, pessoalmente e nas redes sociais. Nós, também lhe enviamos nossos parabéns.
ALTO DO RODRIGUES

1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro vai resgatar a tradição das festas juninas


"Gato no Pote e Pau de Sebo"  será um das atrações do 1º Arraiá do Cumpade Zé Pedro, que acontecerá nos dias 28 e 29 desse mês. Com a realização desses brincadeiras, a prefeitura municipal trará de volta, as brincadeiras juninas. A programação junina ainda contará com apresentação de quadrilhas juninas, como a quadrilha das kengas, dos servidores públicos, da Melhor Idade entre outras grandes atrações.
ALTO DO RODRIGUES

Prefeitura Municipal participa da Campanha doação sangue no dia 06 de julho


No próximo dia 06 de Julho, Sábado, a Secretaria Municipal de Saúde, fará uma Campanha com a presença do Carro do Hemocentro, para mobilizar a população para a doação de Sangue. A equipe ficará em frente ao Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo e a coleta terá início a partir das 08h da manhã. A campanha é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de Junho.
GESTÃO

Vereadores de Alto do Rodrigues participam do seminário do Tribunal de Contas do Estado 

Todos os vereadores da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, participam neste momento do Seminário “Práticas de uma Gestão Municipal Responsável”. promovido pela Tribunal de Contas do Estado.  O evento acontece hoje e amanhã no  Centro Administrativo.  

O evento é destinado a Prefeitos; Vice-Prefeitos; Presidentes de Câmaras Municipais; Vereadores; Secretários Municipais de Planejamento, Administração e Finanças; Controladores municipais e servidores públicos municipais. Do Alto do Rodrigues, a presidente da Câmara Municipal vereadora Ina Mulatinho e o vereador Zé Pedro já confirmaram a presença no seminário.

Na ocasião, será lançado pelo presidente do Tribunal de Contas, Paulo Roberto Alves, o projeto Controle Interno Municipal.  O projeto prevê a implantação do controle interno em todos os municípios potiguares até 2014. Técnicos do Tribunal de Contas apresentarão o SIAI/2013 – Sistema Integrado de Auditoria Informatizada – e aspectos relevantes da Resolução 004/2013.

O seminário tem apoio do Sebrae/RN; Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte(Femurn); Federação das Câmaras Municipais( Fecam/RN) e do Sistema CFA/CRA-RN.

Fonte: TCE-RN

Além dos vereadores de Alto do Rodrigues, a prefeitura municipal enviou três representantes para o seminário
ALTO DO RODRIGUES

Aniversariante do dia: Cizinho


Dono de um dos mais blogs mais acessados da região, Cizinho vem ganhando espaço na mídia e gostando do novo trabalho. Cizinho já atuou em vários segmentos, mas a profissão de blogueiro, encantou o aniversariante do dia. Receba nossos parabéns grande amigo e colega de trabalho.

Acesse o blog de Cizinho: http://falandoirreverente.blogspot.com.br/