Memorial às vítimas de Covid

sábado, 7 de março de 2020

OPORTUNIDADE - IBGE ABRE CONCURSO PARA O CENSO 2020 COM MAIS DE 3 MIL VAGAS NO RN

Com 3.402 vagas para o Rio Grande do Norte, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta quinta-feira (5) os editais dos processos seletivos simplificados para as funções “recenseador” e para “agente censitário municipal” e “agente censitário supervisor”. Todos os municípios do Rio Grande do Norte terão vagas para recenseador, que passará de casa em casa para realizar entrevistas com os moradores. 

Além dessa função, os municípios maiores terão agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores. A remuneração do agente censitário municipal é de R$ 2.100. Essa função é responsável pelo posto de coleta, a base das equipes do Censo nos municípios. Com remuneração de R$ 1.700, o agente censitário supervisor orienta diretamente o recenseador. A duração prevista do contrato dos agentes censitários é de cinco meses.

O recenseador tem contrato previsto de três meses e será remunerado por produção. O IBGE possui uma ferramenta online em que é possível simular a remuneração desta função, que varia de acordo com quatro fatores: unidades visitadas; questionários respondidos; pessoas recenseadas e taxa de remuneração por setor censitário.

Os processos seletivos terão período de inscrição de 5 a 24 de março. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe, antigo Cespe) aplicará a prova para agente censitário no dia 17 de maio. No domingo seguinte, 24 de maio, haverá a prova para recenseador. Todas as provas serão de múltipla escolha.

Para os futuros agentes censitários, as disciplinas cobradas são: língua portuguesa, raciocínio lógico, ética no serviço público, noções de administração/situações gerenciais e conhecimentos técnicos do IBGE. Os candidatos a recenseador responderão provas com os conteúdos: língua portuguesa, matemática, ética no serviço público e conhecimentos técnicos do IBGE.

No Brasil, 208.695 vagas estão disponíveis. Essa força de trabalho temporária colocará em operação o Censo Demográfico 2020. O primeiro edital oferece 180.557 vagas para a função de recenseador. O segundo edital prevê 5.462 vagas para a função de agente censitário municipal e 22.676 vagas para agente censitário supervisor.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Ex-prefeita Suzana Melo

Resultado de imagem para suzana melo alto do rodrigues
Hoje é dia de festejar mais um ano de vida de uma pessoa querida e amada por Alto do Rodrigues. Estamos falando da ex-prefeita Suzana Melo que comemora com a familia e os muitos amigos, mais um ano de vida. Ainda no imaginário do eleitor altorodriguense, a empreendedora não fala de política partidária, mas é nome forte na política do município. Desejamos a esta grande mulher, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso.

sexta-feira, 6 de março de 2020

MOSSORÓ - Quando desembarcar, Bolsonaro e Moro vão entregar 37 novas viaturas para a Policia Civil do RN

Resultado de imagem para viatura policia civil rn
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Cidadania, Sérgio Moro, vão entregar, na próxima quinta-feira, (12), 37 novas viaturas para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A solenidade vai acontecer no Hotel Thermas, em Mossoró. A compra das viaturas faz parte da parceria  do Ministério da Justiça e Segurança com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

As novas caminhonetes L200 Triton estão no pátio da Concessionária Suzuki, localizada na Avenida Lauro Monte. Outras 70 viaturas do mesmo modelo e marca já foram entregues para a Polícia Militar do Estado. Essa é uma das agendas do presidente Bolsonaro na capital do Oeste Potiguar, que também incluem a assinatura de licenças para a pesca do ATUM no litoral da Costa Branca.

Foto: O Câmera

MOSSORÓ - Avião presidencial pousa com equipe de logística; presidente cumpre agenda dia 12

O avião presidencial pousou no Aeroporto de Mossoró na manhã desta sexta-feira (6), trazendo equipe de logística e segurança para preparar a agenda do presidente Jair Bolsonaro na próxima quinta-feira, 12.

Bolsonaro vem acompanhado dos ministros Sérgio Moro (Segurança e Justiça), Tereza Cristina (Agricultura) e Rogério Marinho (Cidades). Serão entregues equipamentos na área da segurança e assinados liberação de licenças para pesca do ATUM, na região da Costa Branca.

A equipe que veio antecipadamente a Mossoró faz aparte do Escalão Avançado (ESCAV) que é composto por militares que farão a segurança do presidente e ministros de estado

quarta-feira, 4 de março de 2020

PENDÊNCIAS - Entrevista exclusiva com o prefeitável Paulo Barreto, acompanhe

Entrevista exclusiva com o pré-candidato a prefeito, Paulo Barreto (PT). Muito longa, decidimos dividi-la em partes para que não canse sua leitura, mas vale a pena acompanhar todos os tópicos desta entrevista onde o prefeitável fala sobre os motivos que levaram o mesmo a concorrer ao executivo, faz um balanço da reunião partidária que o PT realizou no último domingo (1º). Paulo Barreto comenta dos principais problemas que a população enfrenta, exalta suas qualidades entre outros assuntos.

Boa leitura!

PENDÊNCIAS - Prefeitável Paulo Barreto faz uma avaliação da gestão de Flaudivan Martins

Pré-candidato a prefeito, Paulo Barreto
Foto: Serginho Lisboa

A atual gestão tem muitos vícios, mas vou focar naquela principal, que por se só maculam atual gestão, que é a ausência total da transparência. Não tem nenhum meio, instrumento de transparência. 

Hoje nós não sabemos quanto é gasto, como é gasto é gasto, nem com o que é gasto. É dessa ausência que derivam todos os demais problemas dessa gestão.  Inclusive o prefeito comete um verdadeiro estelionato eleitoral  por meio de sua publicidade, e todo mundo sabe, pois conhece o que ele prometia e oque ele não fez. 

Promessa inclusive registradas em cartório. Vendeu sua imagem para ganhar a eleição suplementar e no dia subsequente a vitória, todo o processo desmoronou.

PENDÊNCIAS - Paulo Barreto e suas considerações finais

Paulo Barreto
Foto: Serginho Lisboa

Primeiramente agradeço o espaço concedido a nós e ao nosso projeto. O parabenizo por levar a informação, o jornalismo em nossa região, que ainda é tão pouco apoiado e reconhecido em nossa região. 

Coloco-me sempre a sua disposição, estou aberto para contribuir sempre de forma democrática e ordeira com sua atividade. Ressalto o papel relevante do jornalismo pode ter democracia, no sentido de noticiar os fatos e dar espaço para o contra ponta, para o contraditório. Do ponto de vista político fazer papel relevante. 

O município de Pendencias hoje carece exatamente de debate, são canais como seu blog e outros que podem buscar o protagonismo desse debate e quem sabe até desenvolver e propor a realização de debates.

É dos debates que vai surgir algo melhor para Pendências, aquele que realmente está disposto a mudar a realidade de Pendências, e não é a mudança de pessoas e da realidade do município.

PENDÊNCIAS - Paulo Barreto fala do que lhe diferencia dos demais pré-candidatos a prefeito

Foto: Serginho Lisboa

É o perfil técnico que se busca a gestão. O Município tem de ser projetado baseado em seus números, quanto se arrecada, quais são os gastos, o que deve ser buscado em eficiência para reduzir gastos, porque  tal como uma empresa encaramos que da mesma forma tem de gerir o município. Uma empresa o resultado financeiro é distribuído entre os acionistas, o resultado do poder o publico também tem de dar resultado e também resultado é financeiro, o lucro social para que esse resultado seja convertido em resultado social e também aos seus acionistas, que nesse caso é o povo.

Isso é o que nos diferencia dos demais, que em busca de alianças subordinam o poder municipal. Nós focamos que em ordem de grandeza temos de colocar em primeiro lugar o povo, primeiro e único lugar. A gestão municipal deve buscar a mesma eficiência da iniciativa privada, para que em vez de resultado financeiro, ela dê resultado social em busca da população. Quanto aos projetos  em ordem de importância temos educação em primeiro lugar, a preocupação com a saúde ,a geração de emprego e a garantia de assistência  social.

Só que em função da urgência que está Pendências, a ordem de prioridade precisa ser invertida. Teremos de iniciar com a geração de emprego com assistência social, depois saúde e educação.  Isso porque mais de 50% da população de Pendências entende que o maior problema do município é a falta de emprego e oportunidade. Então temos de focar nessa demanda, dentro das nossas vocações.

Temos de intensificar e expandir as nossas vocações, como é o caso da aquicultura, carcinicultura que são vocações nossas. A agricultura é outra vocação, a pecuária leiteira também. Então vamos expandir essas atividades com foco na geração de emprego. A principio no setor primário, porque é o setor primário que  produzindo riqueza vai gerar demanda de mão de obra no setor de serviços.

Temos de garantir também assistência, porque quem tem fome, e não são poucas as pessoas em Pendências em situação de vulnerabilidade. A realidade infelizmente é de que muitas pessoas em Pendencias hoje estão passando fome, e isso me deixa muito triste, inquieto. Diante da situação não podemos esperar que a geração de emprego surja, que o município se desenvolva    para socorrer essa população, então é ai que vem o papel  da assistência, até porque quem tem fome tem pressa, não tem como esperar a cadeia produtiva prosperar por isso temos deter papel forte da assistência social.

 A educação tem um simbolismo. Literalmente em 2021 estaremos iniciando uma nova década. Qual a educação vamos projetar para os próximos 10 anos?   Em junho de 2021 nós estaremos discutindo o plano plurianual que vai vigorar de 2021 a 2025. Então quais são as metas da educação que nós vamos  traçar? Qual efetivamente será o plano municipal de educação? Como fica a implementação do plano de cargos e salários, não só dos professores, mas para todos os servidores do município. 

Diante disso, qual será a educação dos próximos 10 anos? Qualquer plano de educação tem de incorporar desde já, para seus anos iniciais, pra sua pré-escola, o desenvolvimento  da educação em tempo integral para quem sabe, em um horizonte de  10,12 anos nós tenhamos conseguido universalizar o acesso a educação em tempo integral.  É uma meta audaciosa, porém possível .

Para saúde nós temos de garantir o papel que cabe ao município na organização da saúde, que é justamente a atenção básica. Fazer atenção básica com bastante qualidade, para que a meta não seja remediar, mas prevenir. 

Temos de implementar uma saúde onde se busque que a população não adoeça . Lógico que mantendo o atendimento de urgência e emergência, característico do nosso hospital  e focado nas parcerias e convênios  para exames de média e alta complexidade quando o poder público municipal que por parte do Estado não poder atender, e a gente como município fechando as parcerias devidas, possamos atender nossa população, isso em relação a exames e a procedimentos médicos. 

Projetar uma saúde focada no gasto, na responsabilidade do gasto público. Sabendo que não podemos nos ausentar , nem nos eximir de garantir a atenção básica de saúde.  

PENDÊNCIAS - Prefeitável fala sobre o PT dá sustentação na Câmara ao prefeito Flaudivan e o mesmo partido fazer oposição a atual gestão

Foto: Serginho Lisboa

De fato o Partido dos trabalhadores dá hoje sustentação ao governo municipal, inclusive o vereador Isac é líder do atual governo. Mas o Partido dos trabalhadores é formado em bases democráticas. Parte de redemocratização do país da década de 80 tem por base o papel do partido dos trabalhadores.

O PT vive a democracia na pratica. Todas nossas decisões são tomadas democraticamente. Logo vamos disputar e disponibilizar o nosso nome e disputar a indicação do partido dos trabalhadores, até porque Paulo não defende a candidatura de Paulo, e sim que o partido tenha uma candidatura própria, para que o PT possa efetivamente construir um projeto com sua cara no município de Pendências. Defendemos que o partido a nível municipal possa buscar o protagonismo, já conseguido atualmente em nível estadual.

Essa disputa será democraticamente, inclusive já protocolamos no diretório municipal de Pendências um documento defendendo a tese de candidatura própria, que seja disponibilizado um nome dentro do partido a disputar a prefeitura de Pendencias. 

PENDÊNCIAS - Paulo Barreto fala sobre apoio na Câmara de vereadores

Nós focamos o nosso projeto e direcionamos nossas forças de atuação para junto ao povo. Então respeitamos o papel e atuação do legislativo municipal, porém nosso foco é o povo e o nosso projeto tem se viabilizado com o apoio deles. Acreditamos que a partir desse apoio popular, naturalmente caminharemos para as conversas com os vereadores, de forma serena, respeitosa e  isso não só com os vereadores, mas com toda classe política de Pendências. Isso inclui desde suplentes, pré-candidatos, lideranças.


PENDÊNCIAS - Paulo Barreto fala clamor da população em suas andanças pelo município


Em nossas andanças temos sentido uma frustração da população com a política, o que é preocupante, porque a população ao se frustrar perde a compreensão de que qualquer mudança, qualquer melhoria efetiva da vida dela só virá por meio da política. Então a frustração deve ser direcionada a atual gestão ou a pessoa que deu causa a frustração.

Em nossas andanças e baseado em dados de uma pesquisa que realizamos, o maior problema apontado pela população é o desemprego. Temos famílias e mais famílias de trabalhadores, Homens de luta que não tem como prover o sustento de suas famílias por falta de oportunidade. Esse é um dos gargalos de Pendencias. A geração de emprego e renda.

PENDÊNCIAS - Nesta parte da entrevista, Paulo Barreto faz um balanço da reunião partidária do último domingo

O evento foi muito positivo. Ficamos muito felizes com o evento que realizamos no domingo. Ficamos felizes com a participação, com a resposta que tivemos das pessoas, que saíram de suas casas em um domingo chuvoso para nos ouvir.  Realizamos um evento logo após o tivemos só três dias para viabilizar o evento, e só foi possível devido a colaboração dos amigos. Tivemos a felicidade da presença do deputado estadual Francisco do PT que é nosso companheiro de partido e amigo pessoal.

Do ponto de vista democrático marcante, pois tinha pessoas simpatizantes seja do Lulismo, do petismo, como também figuras que não simpatizam com o PT, mas veem em nossos nome, o que é muito importante,  algo novo surgindo em Pendências ,que mesmo tendo divergência partidária entende que nosso nome representa unidade.

Tanto que Contamos com a presença do pré-candidato a prefeito Gilberto, que é pré-candidato a prefeito de Pendências, então quer dizer que a oposição matem um dialogo fraterno em busca de uma unidade, de um nome que formais viável para que sermos vitoriosos e 2020 nesse pleito.

PENDÊNCIAS - Paulo Barreto fala dos motivos que o levaram a concorrer ao executivo pendenciese

Foto: Serginho Lisboa

Não foi uma decisão fácil. Há anos tanto o nosso partido, o partido dos trabalhadores a nível estadual nos cobrava que disponibilizasse o nome para disputa. Nossos amigos e lideranças de Pendencias também  nos viam como uma alternativa viável para o executivo municipal. Nós relutávamos devido a atividade empresarial e mesmo outros projetos de ordem pessoal, mas, diante da atual conjuntura de Pendências, da expectativa de mais uma gestão que frustra as  esperanças do povo, nós resolvermos disponibilizar o nosso nome, e isso é de forma irreversível. Se o povo entender e demonstrar que o nosso nome é viável para disputa, nós estamos totalmente disponíveis ao projeto.


TECNOLOGIA - Até o Twitter! Rede social lança recurso semelhante aos stories; veja como funciona

O Twitter se rendeu. Nesta quarta-feira (4), a rede social anunciou em seu blog, que está aderindo a uma nova funcionalidade batizada de Fleets, um recurso semelhante aos Stories do Instagram. O termo "fleet", em inglês, pode ter vários significados, dependendo do contexto, entre eles "passageiro".

Segundo Mo Al Adham, gerente de produto do Twitter, a ferramenta chega para tornar possível ter conversas de novas maneiras na plataforma, com menos pressão e mais controle, além dos tweets e mensagens diretas. O conteúdo postado pelos usuários no Fleets também desaparecerá depois de 24 horas

PENDÊNCIAS - Justiça Eleitoral julga as contas do PT municipal

O Partido dos Trabalhadores entrou com pedido de regularização de suas contas referente ao ano de 2018 que estava julgadas como não prestadas. E acompanhando o Parecer do Ministério Público (que opinou pela regularização das contas), o Juiz Eleitoral, Dr Arthur Bernardo Maia do Nascimento, julgou como Regular as contas do PT de Pendências. 

PENDÊNCIAS - Carlos Montenegro apoia a reeleição de Flaudivan e não acredita na união da oposição

Resultado de imagem para carlos montenegro pendencias
Conversamos nesta tarde com o ex-presidente da Câmara Municipal de Pendências, Carlos da Fonseca Montenegro (PR), que apoia a reeleição do atual prefeito Flaudivan Martins (MDB). Carlinhos de Maninho como é conhecido, afirmou não acreditar na união dos nomes para indicar o melhor em uma possível pesquisa para indicar o nome da oposição para concorrer ao executivo.

"É fácil de analisar, existe defeitos na administração de Flaudivan? existem vários. Mas a gente comparar com outras gestões que recebiam milhões de royalties, hoje tá bem melhor. Atualmente, Flaudivan, pelo menos tá cumprindo os compromissos, pagando em dias, fazendo o possível com os escassos recursos que existem e os rombos que deixaram de administrações anteriores", palavras do ex-presidente da Câmara de vereadores, Carlos da Fonseca Montenegro. 

Perguntado sobre a oposição, Carlos Montenegro disse não acreditar na união dos pretensos nomes da oposição para indicar o melhor na pesquisa. "Lá cada um quer ser liderança e não quer abrir espaço para qualquer outro que esteja bem na pesquisa. Eu já trabalhei com eles em várias campanhas. Existe o melhor na pesquisa e existe outras formas de ser eleito", comentou o ex-parlamentar

OPORTUNIDADE - CEDUCAT preparando você para o competitivo mercado de trabalho, confira os cursos. Vagas limitadas

Março chegando e a empresa que já formou mais de 17.000 pessoas, está preparada para ingressar você no competitivo mercado de trabalho. São oferecidos pela CEDUCAT os cursos mais procurados pelas empresas que pagam bem aos seus colaboradores, mas quer funcionário preparado por uma empresa certificada pelos principais órgãos reguladores e na região do Vale do Açu, só tem uma: CEDUCAT. Confira a lista e reserve já sua vaga, lembrando que as vagas são limitadas.

ELEIÇÕES - Candidato deve respeitar limites de gastos na campanha eleitoral

Todos os candidatos das Eleições Municipais de 2020 precisam respeitar os limites de gastos para a realização de suas campanhas e para a contratação de pessoal. O registro e os limites de tais despesas eleitorais estão fixados na Resolução TSE nº 23.607/2019, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, bem como sobre a prestação de contas nas eleições.

Os gastos eleitorais sujeitos ao registro e aos limites estão especificados no artigo 35 da norma. O dispositivo inclui como despesas de registro obrigatório, e para as quais os candidatos devem respeitar as balizas legais, as seguintes: confecção de material impresso de qualquer natureza, propaganda e publicidade direta ou indireta por qualquer meio de divulgação; aluguel de locais para a promoção de atos de campanha eleitoral; e despesas com transporte ou deslocamento de candidato e de pessoal a serviço das candidaturas.

A norma também abrange os gastos com: correspondências e despesas postais; instalação, organização e funcionamento de comitês de campanha; remuneração ou gratificação paga a quem preste serviço a candidatos e a partidos políticos; montagem e operação de carros de som; realização de comícios ou eventos destinados à promoção de candidatura; produção de programas de rádio, televisão ou vídeo; realização de pesquisas ou testes pré-eleitorais; criação e inclusão de páginas na internet; impulsionamento de conteúdos; e produção de jingles, vinhetas e slogans para propaganda eleitoral.

Despesas com pessoal

A contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais também está sujeita a limites determinados de gastos.

As despesas com pessoal devem ser detalhadas com a identificação integral dos prestadores de serviço, dos locais de trabalho, das horas trabalhadas, da especificação das atividades executadas e da justificativa do preço contratado.

De outro lado, estão excluídos dos limites de gastos a militância não remunerada, o pessoal contratado para apoio administrativo e operacional, os fiscais e delegados credenciados para trabalhar nas eleições e os advogados dos candidatos ou dos partidos políticos e das coligações.

Despesas com combustível

Os gastos com combustível são consideradas gastos eleitorais apenas na hipótese de apresentação de documento fiscal da despesa do qual conste o CNPJ da campanha, para abastecimento de veículos em eventos de carreata, até o limite de 10 litros por veículo, desde que apresentada, na prestação de contas, a indicação da quantidade de carros e de combustíveis utilizados por evento.

Também são considerados gastos eleitorais a locação ou cessão temporária de geradores de energia e de veículos utilizados a serviço da campanha, devidamente comprovados na prestação de contas.

Gasto excessivo

De acordo com a norma, gastar recursos além dos limites estabelecidos sujeita os responsáveis ao pagamento de multa no valor equivalente a 100% da quantia que exceder o limite estabelecido. O infrator também pode responder por abuso do poder econômico, conforme previsto no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei de Inelegibilidades), sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

ELEIÇÕES - Prazo para eleitor regularizar título termina em maio

Título de eleitor
Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.

PENDÊNCIAS - Daqui a pouco, entrevista exclusiva com o prefeitável Paulo Barreto

Na entrevista concedida ao nosso diretor, o pré-candidato a prefeito Paulo Barreto (PT) fala dos motivos que levaram a concorrer ao executivo pendenciense. O prefeitável também falou do principal problema da população pendenciense enfrenta. O petista fez um balanço da reunião política que seu partido realizou no último domingo. Paulo também falou sobre o seu partido fazer parte do atual governo e mesmo assim ele fazer oposição, entre outros assuntos, você confere, já já!

ALTO DO RODRIGUES - Câmara aprova por unanimidade requerimentos do vereador Renan Melo

Na sessão ordinária da última segunda-feira (02), o plenário da Câmara de vereadores, aprovou por unanimidade, os requerimentos do vereador Renan Melo, confira os destaques das solicitações do parlamentar para as comunidades de Tabuleiro Alto, Vila Mestre Severino, Diba, Tabatinga, Ponciana e Estreito, confira

Para a comunidade de Tabuleiro Alto, Renan solicitou:

- Solicita ao executivo a recuperação do calçamento que liga as comunidades de São José a Tabuleiro Alto (req 04);
- O parlamentar do PSD também pediu a construção de um posto de saúde para a comunidade de Tabuleiro Alto, através do Requerimento 05/20;
- Pediu a construção de uma quadra de esportes em Tabuleiro Alto (Req 06/20) e visando o bem-estar da comunidade de Tabuleiro Alto, o vereador Renan pediu a construção de uma praça com equipamentos para ginástica e brinquedos para as crianças (req 07/2020);
- Cobertura do pátio da Escola Municipal Maria Correia (req 12/20)

Para os moradores da Vila Mestre Severino, o parlamentar requereu:
- Construção de uma praça com equipamentos para ginástica e brinquedos para as crianças (08/20);
- Construção de quadra de esporte na comunidade (req 09/2020);

Para a comunidade do Diba, o mandato do vereador Renan solicitou:
- Construção de quadra de esporte (010/20)

Para as comunidades de Tabatinga, Ponciana e Estreito, o vereador requereu a pavimentação que ligas as comunidades já citadas (req 11/2020).

Ainda na Ordem do Ordem, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei (634/2020) que dispõe de redução da jornada de trabalho ao servidor q tenha necessidades especiais ou q tenha parente sob sua guarda sem prejuízo na remuneração ou carreira. Seguindo os trâmites da Casa, o PL foi encaminhado às Comissões Temáticas da Câmara de vereadores.

PENDÊNCIAS - Aniversariante do dia: Carlos da Fonseca Montenegro

Resultado de imagem para carlos montenegro pendencias
Nossos parabéns de hoje vai para um homem simples, verdadeiro, sincero, honesto e de bom coração. Estamos falando de Carlos da Fonseca Montenegro que nesta quarta (04) registra mais um ano de vida. Carlinhos é um dos poucos políticos de palavra, pra ele é "sim ou não", não tem meio termo. Com cinco mandatos de vereador, assumiu a presidência por dois anos e atualmente, o seu filho assume mandato parlamentar, sendo o mais jovem desta legislatura e preside a Câmara de vereadores com mandato exemplar. Pai de cinco filhos e avô de quatro netos, Carlinhos segue sua vida de empreendedor nato. Desejamos muita saúde, sabedoria, sorte e sucesso para este grande homem!

Nas redes sociais, uma das filhas, fez um bela homenagem ao pai

segunda-feira, 2 de março de 2020

ESPORTE - Vasco e ABC pela Copa do Brasil já tem 20 mil ingressos vendidos

O ABC, provavelmente, enfrentará, além do Vasco, um Maracanã lotado pela Copa do Brasil. O duelo dos potiguares com os cariocas acontecerá na quarta-feira (05) às 21h30. Nesta sexta-feira (28), o clube do Rio de Janeiro anunciou que já foram vendidos 20 mil ingressos antecipados para a partida. E ainda restam mais 5 dias até o jogo.

A partida foi transferida para o Maracanã a pedido da diretoria do Vasco, com o objetivo de atender aos sócios torcedores do clube.

ECONOMIA - Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020 começa nesta segunda-feira (2), às 8h, e termina às 23h59min59s de 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição, caso não a preencham com erros ou omissões. Na mesma situação, estão incluídas pessoas com mais de 60 anos, portadoras de moléstia grave ou com deficiência física ou mental.

Este ano, cerca de 32 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. As novidades para a entrega da declaração neste ano estão disponíveis na página da Receita.

Entre as principais mudanças, estão a antecipação no cronograma de restituição, cujo pagamento começará no fim de maio e terminará no fim de setembro e o fim da dedução da contribuição para a Previdência Social dos trabalhadores domésticos.

Pela primeira vez, os contribuintes com certificação digital receberão a declaração pré-preenchida no programa gerador. Até agora, eles tinham de entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), salvar o formulário pré-preenchido no computador e importar o arquivo preencher a declaração. Neste ano, também está disponível a doação, diretamente na declaração, de até 3% do imposto devido para fundos de direito dos idosos.

ESPORTE - ABC aplica goleada histórica no Palmeira de Goianinha

O ABC aplicou uma goleada histórica no Palmeira de Goianinha em jogo disputado na noite deste domingo (01) no estádio Frasqueirão. O alvinegro venceu por 8 a 0. A partida foi válida pelo segundo turno do Estadual.

Os gols foram marcados por Berguinho (3), Cedric (2), Paulo Sérgio, Jailson e Pedrinho. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos nove pontos, manteve o 100% de aproveitamento e a liderança do returno.

Agora, o Mais Querido esquece o Campeonato Potiguar e foca na Copa do Brasil. O Alvinegro tem decisão na próxima quinta-feira (5), quando enfrentará o Vasco/RJ, no Maracanã, pela 2ª fase da competição nacional.

ESTADO - RN possui 80 municípios acima dos limites da LRF

O Rio Grande do Norte possui 80 municípios acima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A informação foi constatada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A situação mais complicada é em Bento Fernandes, onde a folha salarial compromete 70,83% dos recursos, seguido de Pureza, com 69,95%, e Lagoa Salgada com 69,74%.

O conselheiro do TCE, Carlos Thompson, também advertiu o governo do Estado porque no percentual de gastos com folha de pessoal havia alcançado 60,56%, também acima da LRF.

Fonte: Portal Grande Ponto

REGIONAL - Ivan Junior deverá disputar a prefeitura do Assu pelo PRB


O PRB, PSL,PRTB e Solidariedade, amplia sua aliança de compromissos em várias cidades do RN.

O trampolim da vitória chegou no Vale do Açu sob a liderança de Ivan Júnior (PRB), agora é expandir-se para outras cidades do Vale.

Os quatro partidos que se unem para o fortalecimento das suas legendas no RN e comprometem a se adequar ao máximo aos interesses independentes de cada partido.

Na ocasião participaram da reunião Secretário e Vice presidente do PSL (Júnior Moreno e Dr. Alexandre), Dr. Daniel (Pres. PSL), Ivan Júnior (pré candidato do PRB em Assú), Dep. Federal Benes Leocádio (pres. PRB)