Memorial às vítimas de Covid

sábado, 4 de setembro de 2021

ALTO DO RODRIGUES - O "sim" de Marcelo e Jéssica, com a benção dos pais

Ontem no cartório único do município, foi lavrado a cerimônia de casamento do jovem casal, Marcelo e Jéssica.
Tudo sob a benção dos pais de Jéssica, o vereador Zé Pedro e sua esposa Angeilza.

Também estiveram presentes, testemunhas e o representante da igreja evangélica que veio ungir o mais novo casal.

Desejamos boa sorte ao casal (casado), Marcelo e Jéssica.

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Requerimento aprovado pelos vereadores se torna realidade para moradores de Canto do Roçado



Assim é o trabalho dos vereadores da Câmara municipal de Alto do Rodrigues, atender o anseio da população, solicitar através de Requerimento ou Projeto de Lei e o prefeito tornar possível.

Nesta manhã, os moradores da comunidade de Canto do Roçado passam a usufruir de água de qualidade, obra realizada pela prefeitura municipal que assume o comando, através da secretaria de agricultura (Bão, secretário) que dar todo suporte.

Mas, só foi possível, graças ao requerimento do vereador Ivaltan Fernandes (Republicanos) e a aprovação de todos os edis. Depois de aprovado, o requerimento foi ao conhecimento do prefeito Nixon Baracho que não mediu esforços para executar a obra.

Mais de 30 famílias serão beneficiadas com a água permanente e abundante, onde até pouco tempo a comunidade era abastecida através de carros-pipa.

Prestigiaram o ato de inauguração na comunidade, o Presidente da Casa, Batista de Zé de Cícero (Republicanos), Ivaltan Fernandes, Zé Pedro, Zé de Zeca e Chico do Bode.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeito Nixon Baracho e o presidente da Câmara, Batista, agradecem a Benes, Ezequiel Ferreira e Rogério Marinho


Nixon Baracho, Ezequiel Ferreira e Batista de Zé de Cícero

O prefeito Nixon Baracho (DEM) acompanhado do presidente da Câmara municipal de Alto do Rodrigues Batista de Zé de Cícero (Republicanos), fizeram uma visita ao presidente da Assembléia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), para agradecer duas propostas de emendas apresentadas em parceria com o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) ao orçamento da União e teve total apoio do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Foram destinados R$ 300 mil para pavimentação e a compra de uma máquina PC 200.

Para o prefeito Nixon Baracho, a parceria entre Benes, Ezequiel Ferreira e Rogério Marinho só resulta em importantes investimentos para desenvolver ainda mais o município. "Vamos continuar lutando por melhorias para o Alto do Rodrigues e ter esses amigos parceiros nos faz continuar avançando", disse o prefeito Nixon Baracho.

Já o presidente da Câmara municipal disse que "todo benefício em prol da cidade e do povo, terá o apoio de todos vereadores", garante Batista de Zé de Cicero.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

ALTO DO RODRIGUES - Outros flashs da vaquejada que superou todas as expectativa















REGIONAL - Passagem de ônibus passa a ser gratuita em Caucaia a partir desta quarta, 1º


A partir desta quarta-feira, 1º, o transporte público passa a ser gratuito para a população de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por meio do Programa Bora de Graça, criado pelo atual prefeito do município, Vitor Valim (Pros). Com isso, o município, que possui 400 mil habitantes, se torna a maior cidade do País a implantar passagem gratuita para todos os moradores.

Sendo quatro vezes maior do que a Capital cearense, com 1.228 km², a gratuidade nas passagens de transporte público foi um desafio, levando em conta a quantidade de habitantes. O prefeito de Caucaia explica que a decisão foi tomada com a intenção de favorecer o interesse dos menos favorecidos, sendo uma medida que demanda responsabilidade fiscal e compromisso com a população.

A medida, além de tornar o município como o maior a implantar gratuidade nas passagens, gera impactos positivos na vida de trabalhadores e estudantes que utilizam diariamente o transporte público. Além disso, a implantação da passagem gratuita também pretende trazer benefícios para o meio ambiente, uma das prioridades da atual gestão.

De acordo com o prefeito de Caucaia, a gratuidade do transporte público vai diminuir 40% do fluxo de veículos em circulação no município. Ainda, a estimativa é que famílias em condições mais baixas tenham acréscimo de 15% a 36% na renda mensal. Em um primeiro momento, até que se conclua o cadastro de todos os cidadãos, não será necessário apresentar o cartão, que só será exigido após essa etapa.

MUNDO - Portugal revoga proibição de viagens a turistas do Brasil


Portugal anunciou nesta quarta-feira (1º) que permitirá a entrada de turistas do Brasil, quase 18 meses depois de impôr a proibição de viagens não essenciais do país sul-americano para conter a disseminação do novo coronavírus.

Embora os brasileiros, que constituem a maior comunidade de migrantes em Portugal, tenham tido acesso permitido por motivos como trabalho, família ou saúde, a suspensão da medida é aguardada há muito tempo.

Portugal está agora aberto aos turistas da União Europeia que apresentem o certificado digital covid-19 do bloco, bem como aos dos Estados Unidos, de onde os visitantes devem apresentar um resultado negativo à chegada.

Os viajantes do Brasil agora já não precisam ficar em quarentena, mas devem apresentar um teste negativo de covid-19. A mesma regra se aplica a visitantes da Grã-Bretanha, de acordo com o governo português.

O Brasil teve mais de 20,7 milhões de infecções confirmadas pelo novo coronavírus e mais de 580 mil mortes.

Passageiros de países como Japão, Austrália, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Cingapura e Canadá também poderão viajar para Portugal se apresentarem um teste negativo.

Os visitantes do Nepal, da Índia e África do Sul são ainda obrigados a permanecer em quarentena durante 14 dias à chegada e só devem viajar por razões essenciais.

Portugal suspendeu a maioria das restrições com um plano em três fases, apoiado por uma rápida e eficiente implementação da vacinação.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 73% da população estão totalmente vacinados.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SAÚDE - II Ursap realiza I Fórum Regional, confira detalhes


Acontecerá dia 10 de setembro, de 8 às 17h, no auditório deputado Leônidas Ferreira da II URSAP com sede em Mossoró o I Fórum Regional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da Segunda e Oitava Regiões de Saúde do RN.
O evento será organizado pela II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Principais Práticas Integrativas e Complementares

Homeopatia, Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayuveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia e Hipnoterapia.

Existem atualmente 9.350 estabelecimentos de saúde no país ofertando 56% dos atendimentos individuais e coletivos em Práticas Integrativas e Complementares nos municípios brasileiros, compondo 8.239 (19%) estabelecimentos na Atenção Básica que ofertam PICS, distribuídos em 3.173 municípios.

Coordenam o evento, a ex-secretária municipal de saúde de Mossoró e enfermeira Maria da Saudade Azevedo, o nutricionista Dênnis Costa Furtado, as técnicas do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da II URSAP, Elisângela de Medeiros e Ana Clara de Oliveira.

Segundo a referência das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da II Ursap, Saudade Azevedo o Fórum é direcionado aos secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária à Saúde e demais profissionais que tenham interesse na temática.

O Fórum será realizado de forma híbrida. Presencial e via You Tube.

"As PICS promovem uma nova cultura de cuidado, consolidando o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura, possuindo grande potencial desmedicalizador. As PICS não concorrem com os tratamentos convencionais,tão somente complementam e possibilitam um olhar integrativo na saúde", disse a gerente da II Ursap Emiliana Bezerra Cavalcanti.

link para inscrição público geral: CLIQUE AQUI

link para inscrições dos Secretários e Coordenador da APS: CLIQUE AQUI

Apoiam o evento a Faculdade Nova Esperança de Mossoró, UERN e Faculdade UnP.

Assessoria de Comunicação da II URSAP