Memorial às vítimas de Covid

sábado, 4 de fevereiro de 2023

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

INVESTIMENTOS - Petrobras solicita do IDEMA a renovação de licenças para linhas de surgências em poços no Alto do Rodrigues e região


A Petróleo Brasileiro S./A. UN-RNCE, tornou público que, requereu a renovação de licença de operação para linha de surgência nos campos de produção do Alto do Rodrigues, Assu, Guamaré, Macau e Pendências/RN.

CARNAVAL 2023: PRAZO PARA PEDIDOS DE LIGAÇÕES PROVISÓRIAS DE ENERGIA ESTÁ CHEGANDO AO FIM


As prévias de carnaval começaram e muitas cidades se preparam para a retomada das tradicionais festas de momo, principalmente no interior do estado. Para a maioria dessas festas são necessárias ligações provisórias de energia elétrica com o objetivo de abastecer a iluminação cênica, barracas, tendas, palcos, avenidas pelas quais os trios elétricos passam e áreas de dispersão do público. Para que elas sejam realizadas seguindo todas as normas de segurança, a Neoenergia Cosern tem orientações importantes. O prazo para esses pedidos está chegando ao fim.

“Todas as ligações provisórias exigem atenção e só devem ser feitas por profissionais da Neoenergia Cosern. Além disso, elas dependem de uma avaliação técnica minuciosa e isso requer que os prazos estabelecidos pelos órgãos de controle sejam seguidos à risca”, destaca Givanildo Batista, gerente do Departamento de Grandes Clientes da Neoenergia Cosern.

O fornecimento provisório de energia elétrica atende eventos e festividades de duração inferior a 30 dias. Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação através de um formulário, que deverá ser preenchido com antecedência mínima de três dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência. Não é permitido um período de ligação provisória superior a 30 dias.

O pedido de ligação provisória pode ser feito diretamente no Portal de Clientes Corporativos da Neoenergia Cosern. Para a solicitação de vistoria e/ou modificação na rede elétrica durante o evento, como por exemplo para passagem de trio elétrico, a Prefeitura ou órgãos responsáveis pela organização deverão enviar um ofício, conforme modelo disponibilizado, através do e-mail poderpublico.cosern@neoenergia.com

Em caso da necessidade de alteração da rede elétrica para permitir a circulação de veículos com altura acima dos padrões normativos vigentes, a Neoenergia Cosern elaborará projeto, cujo orçamento será de responsabilidade do solicitante, sendo o prazo de execução condicionado à complexidade da obra.

Além das informações contidas na solicitação, deverão ser encaminhados juntamente ao ofício: Anotação de Responsabilidade Técnica - ART (CREA); croqui de localização do evento, indicando o local de saída e chegada do(s) trio(s). O Ofício deve ser assinado pelo prefeito ou secretário municipal responsável pelo evento e não pode conter rasuras.

Como Solicitar

1) Preencha os dados solicitados no formulário;

2) Anexe os documentos necessários:

Se a ligação provisória se destinar à palanques e shows, será necessário o envio da Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de execução quitada e assinada pelo profissional e contratante, com descrição da atividade técnica correspondente.

3) Leia e confirme o termo de aceite;

Portal Clientes Corporativos - Ligação Provisória (neoenergiacosern.com.br)

Após o envio da solicitação, será gerado um número de protocolo.

A resposta desta solicitação será enviada para o e-mail cadastrado em seu usuário.

Fique Atento

• São de responsabilidade do consumidor as despesas com a instalação e retirada de rede e ramais de caráter provisório, os custos dos serviços de ligação e de desligamento, bem como os reforços e melhoramentos necessários na rede elétrica​;

• O cliente é responsável pela instalação e manutenção do padrão de entrada de energia elétrica;

• O fornecimento de energia elétrica é em baixa tensão, quando a unidade consumidora tiver carga instalada igual ou inferior a 75kW;

• A carga instalada informada deverá corresponder à carga real instalada na unidade consumidora;

• Cargas especiais devem ser declaradas, tais como: fornos elétricos a arco, fornos elétricos de indução com compensação através de capacitores, motores com potência igual ou superior a 30 CV (síncronos e assíncronos), soldas elétricas, entre outras cargas.

Foto: Canindé Soares/Neoenergia Cosern/Divulgação
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

ESTADO -Petrobras instalará sede nacional de energia eólica offshore no RN

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em sua primeira visita ao Rio Grande do Norte como o líder da petrolífera, anunciou que o Estado será sede nacional do escritório especializado em produção de energia eólica offshore.

Jean Paul afirmou, ao lado da governadora Fátima Bezerra, que o Rio Grande do Norte será destaque na produção de energia eólica no mar: “nós vamos ser os líderes de offshore eólico no Brasil em operação de parques”, e completou garantindo que a gestão do setor na Petrobras ficará sediada na cidade de Natal.

“A sede disso – produção eólica offshore – vai ser aqui nessa mesa, nessa sala. A sede de todo o offshore eólico da Petrobras vai ser aqui no Rio Grande do Norte. Quem quiser vir conversar sobre eólica com a Petrobras, terá que vir a Natal”, disse Jean Paul Prates, presidente da estatal.

Fátima Bezerra, ao lado de Jean Paul, comemorou o anúncio, que também garante a permanência da petrolífera no RN.

“O presidente da Petrobras anuncia, não só que vai se voltar para essa área [energia eólica offshore], criando uma diretoria específica, mas que essa diretoria ficará sediada no RN. Isso é uma conquista extraordinária para o povo do RN, porque a Petrobras instalar a diretoria aqui é um reconhecimento do potencial que o RN tem nessa área inquestionável”, celebrou a governadora Fátima Bezerra.

Novonoticias

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

ESTADO - Deputado Ezequiel reeleito presidente da ALRN e deve presidir a Assembleia Legislativa durante quatro anos

 

Acaba de ser reeleito, por unanimidade, para presidir por mais dois anos a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). Nos bastidores da Assembleia Legislativa já circula a notícia que (o reeleito) presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, comandará a ALRN no segundo biênio, ficando na presidência por mais quatro anos.

BRASÍLIA - Regras para posse de senadores e eleição do presidente e da Mesa são divulgadas


O secretário-geral da Mesa, Gustavo Saboia, editou um ato que disciplina as três reuniões preparatórias do Senado convocadas para a posse dos novos parlamentares e a eleição do presidente e da Mesa da Casa. Duas sessões estão marcadas para esta quarta-feira (1) e uma para quinta-feira (2).

A posse dos 27 novos senadores, chamada de primeira reunião preparatória, está marcada para às 15h desta quarta-feira no Plenário. De acordo com o ato, os trabalhos serão conduzidos pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente da Casa, e pelos integrantes da Mesa ainda no exercício do mandato: Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Irajá (PSD-TO), Rogério Carvalho (PT-SE), Eliziane Gama (PSD-MA) e Zequinha Marinho (PL-PA).

Durante a reunião, não será admitido o uso da palavra pelos senadores. O Pacheco deve convidar apenas um dos parlamentares a serem empossados para prestar o seguinte compromisso: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Em seguida, os outros 26 senadores eleitos serão chamados um a um, pela ordem de criação de seus estados. Eles devem confirmar o compromisso com a frase: “Assim o prometo”.

Após a posse dos novos senadores, o presidente deve comunicar ao Plenário a composição partidária da Casa. O tamanho de cada bancada é usado para o cálculo da proporcionalidade, critério adotado para a distribuição do comando e das vagas nas comissões permanentes.
 
Eleição do presidente

A segunda reunião preparatória, para a eleição do presidente do Senado, está marcada para as 16h de quarta-feira. Os trabalhos serão dirigidos pelos integrantes da Mesa anterior, exceto pelos parlamentares oficializados como candidatos ao cargo.

Cada postulante à Presidência do Senado terá 15 minutos para fazer um pronunciamento. Eles serão chamados à tribuna por ordem alfabética de seus nomes parlamentares. Uma candidatura pode ser retirada até o encerramento da palavra pelo último senador.

Após o uso da palavra pelos candidatos, será iniciada a votação secreta por meio de cédula única com os nomes dos candidatos em ordem alfabética. As 81 cédulas serão rubricadas previamente pelo presidente da reunião preparatória e por outro senador designado por ele.

O presidente dos trabalhos chama os senadores nominalmente, pela ordem de criação dos estados. Em seguida, o parlamentar se dirige à Mesa, recebe a cédula rubricada, vai até a cabine de votação e deposita o envelope com a cédula na urna no Plenário.

Cada senador só pode assinalar uma opção na cédula de votação, sob pena de anulação. Os votos serão apurados pelo presidente dos trabalhos, com auxílio do terceiro e do quarto secretários da Mesa anterior e a supervisão de escrutinadores indicados pelos candidatos. Encerrada a contagem dos votos, o resultado será anunciado pelo presidente. Após a apuração, as cédulas serão trituradas.

Será considerado eleito o candidato que obtiver pelo menos 41 votos, a maioria absoluta da composição da Casa. Caso nenhum deles atinja esse quórum, haverá novo turno de votação com os dois candidatos mais bem votados, que poderão usar da palavra novamente por mais 10 minutos. Será considerado eleito quem obtiver no mínimo 41 votos. O presidente eleito assumirá os trabalhos imediatamente e convocará a terceira reunião preparatória.
 
Eleição da Mesa

A terceira e última reunião preparatória está marcada para as 10h de quinta-feira. O encontro é destinado exclusivamente à eleição dos outros dez membros da Mesa: são dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. De acordo com o ato do secretário-geral da Mesa, os procedimentos da terceira reunião preparatória serão disciplinados pelo presidente do Senado eleito na segunda reunião preparatória.

Fonte: Agência Senado

EDUCAÇÃO - Mais de 226 mil vagas estão disponíveis para consulta no Sisu


Mais de 226 mil vagas em instituições públicas de ensino superior estão disponíveis para consulta no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Na primeira edição deste ano, são 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições (federais, estaduais ou municipais) , sendo 63 universidades federais.

As inscrições terão início no dia 16 de fevereiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 24 de fevereiro.

De acordo com o MEC, os interessados podem visualizar as vagas disponíveis no site do Sisu, por modalidade de concorrência, curso, turno, instituição e localização. É possível acessar também a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições participantes.
Como participar

Para participar da seleção do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem 2022, não ter zerado a nota da prova de redação e não ter participado do exame como treineiro.

No ato da inscrição, o candidato necessita indicar as opções de curso desejadas. Os candidatos são selecionados conforme a classificação obtida com a nota da edição mais recente do Enem.

O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

ALTO DO RODRIGUES - Equipe Alto Bike Team realiza pedal do Desafio das Cruzes


No último domingo (29), a equipe de ciclismo ALTO BIKE TEAM, de Alto do Rodrigues/RN, organizou um pedal para o Monte das Cruzes em Ponta do Mel, Areia Branca/RN.

A equipe percorreu cerca de 110 km de distância (percurso de ida e volta), apreciando as belas paisagens do litoral potiguar  e o encontro do sertão com o mar, característica exclusiva dessa região. 

Como de costume, foi mais um momento de descontração e amizade entre os ciclistas de Alto do Rodrigues.

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Vereador Francisco Pereira Dantas ou...

...Chico do Bode, como muitos conhece o próprio.
E nós, parabenzamos este grande homem público, lhe desejando muita saúde, sabedoria, sorte e sucesso em toda sua vida. 

EDUCAÇÃO - MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies


O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.

O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.

Segundo o MEC, em todos os processos seletivos a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

“Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura municipal realiza evento alusivo à saúde mental, confira programação


A Prefeitura Municipal de Alto Rodrigues através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a SEMTHAS e Secretária de Educação, convida aos colaboradores do Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo (HMMRM) a participarem do evento Janeiro branco: Acolhimento humanizado, que será realizado logo mais a partir das 15h, confira a programação:

Às 15:00
✔️Acolhimento;
✔️Repasse de informações para as equipes;
✔️Roda de conversa;
✔️Dinâmicas em grupos

Às 16:00
✔️Massagens
✔️Auriculoterapia

Às 17:30
✔️ Encerramento com coffee break

É muito importante a presença de todos!

_”Nossa saúde é o que fazemos dela - dê atenção e ela melhora, não dê atenção e ela diminui”

domingo, 29 de janeiro de 2023

ESPORTE - Com pênalti no segundo tempo, América marca dois gols e vence o Alecrim

O América venceu o Alecrim na tarde deste domingo 29 em jogo na Arena América. O placar terminou em 2 a 0 para o time alvirrubro e a partida teve pênalti.

O jogo valeu pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar. O primeiro tempo terminou sem gols, porém o segundo momento já começou com bola na rede. Logo nos primeiros minutos, o camisa 10 Elvinho marcou para o América.

Pouco depois, foi marcado um pênalti para o América. Quem cobrou foi Wallace Pernambucano, que mandou a bola no canto e não deu chance para o goleiro. O técnico Leandro Sena não pôde contar com atacante Iago (em transição) e, na partida, teve como desfalque, também, o zagueiro Everton Sena e o lateral Norberto, lesionados.

agorarn

ESPORTE - De virada, ABC vence o Potiguar em Mossoró pelo Estadual


O ABC e o Potiguar se enfrentaram em jogo na tarde deste domingo 29, no Nogueirão, em Mossoró, no Oeste potiguar. A partida terminou com a vitória de virada do time alvinegro, com o placar 3 a 1.

A partida foi para o intervalo com um gol marcado para o Potiguar por Robert Fischer. Já o primeiro gol do time alvinegro foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo quando, em um cruzamento pela esquerda, Maycon Douglas ajeitou de cabeça e Raphael Luz apareceu para tocar para a rede.

Pouco tempo depois, em um contra-ataque rápido pela esquerda, Felipe Garcia avançou, entrou na área e tocou na saída do goleiro, marcando o gol de virada para o ABC. Nos acréscimos, em um contragolpe rápido, Maycon Douglas recebeu lançamento, driblou o goleiro e tocou para a rede.

O jogo deste domingo foi válido pela 5ª rodada do Campeonato Potiguar 2023.

AGORARN

PERIGO NO RIO - Piranhas voltam a atacar banhistas no rio-açu

Novos ataques de piranhas foram registrados no rio que banha as cidade de Pendências e Alto do Rodrigues.

Há cerca de quatro meses as piranhas feriram várias pessoas, sendo as últimas em num local conhecido como Prainha, que fica no bairro urbano, em Pendências de Cima. Outras vítimas foram atacadas na comunidade do Porto do Carão.

Alto do Rodrigues
Neste final de semana as piranhas causaram lesões em banhistas de Alto do Rodrigues. Segundo relatos nos grupos de whatsapp, pessoas foram mordidas e saíram da água com sangramentos. Os casos já foram comunicados aos órgãos ambientais do estado, entre eles o IDEMA.

A orientação no momento é para os banhistas tomarem cuidado ao se banhar nas águas do rio que há décadas não registrava a presença de piranhas atacando banhistas.

Fran Seixas

ECONOMIA - Consumo de energia no RN teve a maior queda entre estados do Nordeste em 2022

O Rio Grande do Norte teve a maior redução, de 4,7% na comparação com 2021. Foto — © Fernando Frazão / Agência Brasil.

Em 2022 o consumo de energia elétrica diminuiu em sete dos nove estados do Nordeste. O Rio Grande do Norte teve a maior redução, de 4,7% na comparação com 2021. As exceções foram Maranhão e Bahia, que registraram alta de 13,5% e 0,9%, respectivamente.

O resultado reflete o maior volume de chuvas e as temperaturas mais amenas que as registradas no ano anterior em quase toda a região, o que desestimulou o uso de equipamentos de ar-condicionado. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

No Rio Grande do Norte, especificamente, houve uma retração de 6,8% no mercado regulado, aquele em que as residências e pequenas empresas contratam seu fornecimento diretamente das distribuidoras. A CCEE até observou um aumento de 3,1% no ambiente livre, no qual a indústria e as grandes redes de comércio e serviços podem escolher o seu fornecedor, mas isso não foi suficiente para reverter a queda no estado.

GERAÇÃO

Em 2022 o Rio Grande do Norte gerava 46,82% da capacidade de energia outorgada, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Potência outorgada corresponde àquela considerada pela Agência no ato de outorga para geração da energia elétrica, enquanto potência fiscalizada corresponde à considerada a partir da operação comercial realizada pela unidade geradora.

Segundo a Aneel, o Rio Grande do Norte era, em 2022, o maior produtor de energia eólica do Brasil. A Bahia tinha o maior potencial outorgado de 12,5 GW, e o RN era o segundo com 11,5 GW. No entanto, o Rio Grande do Norte gerava 6,8 GW – 59% do outorgado – enquanto o estado baiano gerava 6 GW. O número corresponde a quase um terço de toda energia eólica produzida no país nos 824 empreendimentos já em operação.

E este potencial de geração, aliás, é um dos atrativos do estado para a economia estadual, principalmente em virtude da localização geográfica, premiada com a passagem dos ventos alísios – importantes também para a produção salineira – que, segundo o geógrafo Rodolfo Alves Pena, são deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de menor pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre.

ALTO DO RODRIGUES - CAERN suspenderá distribuição de água na cidade, confira


A cidade de Alto do Rodrigues terá suspensão de abastecimento no dia 31 de janeiro. A Caern fará troca de conjunto motobomba para melhorar a distribuição de água. A paralisação será das 8h às 20h. E ao religar são necessárias 48 horas para normalização. A Companhia avisa com antecedência para que população esteja preparada durante o período de interrupção e atenta ao o uso racional da água.

ALTO DO RODRIGUES - CEDUCAT inaugura unidade da empresa na cidade de Lajes

Mesa com as autoridades, no lançamento da unidade CEDUCAT, em Lajes/RN.

Na última sexta-feira (27), a cidade de Lajes/RN, ganhou mais um grande empreendimento que visa qualificar pessoas que tenham interessem em ingressar no mercado mais competitivo do momento. A CEDUCAT, referência em treinamento e capacitação, juntamente em parceria com a prefeitura da cidade de Lajes/RN, inaugurou mais uma unidade, oferecendo uma grande variedade de cursos.

A solenidade aconteceu no Parque de Exposição Deputado Nélio Dias, em Lajes/RN e foi prestigiada por várias autoridades. O diretor da CEDUCAT, João Batista do Nascimento, a gerente da CEDUCAT, Izabel Câmara; Os instrutores Canindé Ribeiro (coordenador do curso TST), Gerson Neto, Taildo Barros, Renan Melo; José Itamar dos Santos (presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues/RN); representante da prefeitura de Lajes; Edmilson (Coordenador de Segurança da Fábrica Nordex-Acciona em Lajes); Valério (Engenheiro de Segurança da Elecnor do Projeto /SE-CAJUINA 500 KV); Lourenço Menandro (coordenador de Segurança da empresa Dois A) entre outros.

A unidade vai oferecer cursos, como: Primeiros Socorros, Bombeiro profissional Civil, NRs, Socorrista APH, máquinas pesadas, além de cursos específicos para a área do setor eólico.

De acordo com o diretor da CEDUCAT, mais unidades da empresa serão instaladas nos próximos meses em outras cidades, com o intuito de oferecer qualificação com instrutores qualificados e todos os cursos certificados pelas principais instituições do país. 

João agradeceu à prefeitura pela parceria e ressaltou: "Quem vai ganhar serão às pessoas qualificadas para o mercado de trabalho", disse João Batista, da CEDUCAT. 
Presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues/RN, José Itamar dos Santos (Zé Pedro) prestigia inauguração da unidade da CEDUCAT (de João Batista), em Lajes/RN.
Gilson Nunes, Secretário de Obras do município de Lajes/RN.
Edmilson da Fábrica Nordex-Acciona.
Gerente, Izabel Câmara.
João e os coordenadores segurança da empresa Elecnor SE Cajuina 500 KV,
Raimundo e Wastson.
Técnico em Segurança da DoisA Kauê.
Valério, Engenheiro de Segurança da Elecnor, do Projeto SE Cajuina 500 KVA
Mestre Canindé Ribeiro, coordenador de Segurança e Trabalho em Altura da Ceducat.
Lourenço Menandro, coordenador de Segurança da empresa, Dois A. 
Engenheiro Gerson Neto e professor CEDUCAT
Vereador e professor CEDUCAT, Taildo Barros.
Renan Melo, coordenador de Segurança da Weg.
Alunas do curso TST, Elimara Melo e Ilderlânia Albuquerque.
Alunos em ação: Ilderlânia, Midia Handrson e Elimara
 Os três desceram na apresentação em Resgate, aplicando na prática a teoria da sala de aula.