Memorial às vítimas de Covid

sábado, 20 de janeiro de 2024

IPANGUAÇU - Com Câmara lotada, prefeito Remo Fonseca oficializa sua filiação ao Partido Verde

João Batista, Milkley, Remo, George, Divaneide e Alexandre

O plenário da Câmara Municipal de Ipanguaçu, sediou neste sábado (20), o ato solene de filiação do prefeito Remo Fonseca ao Partido Verde. O evento reuniu uma multidão composta por aliados, amigos do gestor, secretários municipais, lideranças partidárias, deputados estaduais, secretário de Estado, vereadores, ex-vereadores, entre outras autoridades representadas ou constituídas.

A solenidade foi comandada pela cerimonialista, Silvânia Fonseca, que apresentou a formação da mesa com o presidente estadual da sigla, Milkley Leite; Alexandre Lima (secretário estadual de Desenvolvimento Rural e também estava representando a deputado Isolda Dantas e o deputado federal Mineiro); os deputados estaduais George Soares (PV) e Divaneide Basílio (PT) e João Batista Silva (Vice-presidente do PC do B de Ipanguaçu).

Para Milkley Leite, presidente da sigla no Estado, o ingresso de Remo Fonseca ao partido vai fortalecer o Partido Verde no município, já que o Remo Fonseca é um prefeito que sabe unir, bem avaliado e tem aceitação popular. 

Já Alexandre Lima destacou as ações dos governos federal e estadual para a população e a chegada de Remo Fonseca ao PV, o município ganhará muito mais. O deputado George Soares manteve o compromisso do seu mandato em favor de Ipanguaçu e elencou outras ações beneficiando os ipanguaçuenses. A deputado Divaneide Basílio parabenizou a chegada de Remo ao PV e também colocou o seu mandato para beneficiar o município. "Remo Fonseca passa a ser a nova esperança em Ipanguaçu", esses foram trechos do pronunciamento de João Batista  Silva, vice-presidente do PC do B de Ipanguaçu.

Já o prefeito Remo Fonseca, oficializado filiado ao Partido Verde "Escolhi o partido e a federação, porque acredito no mandato de Lula e Fátima e o município já vem recebendo emendas. Essa federação vem cuidando do povo do Brasil. É uma nova etapa e nosso povo é unido e vai fortalecer o partido", disse o prefeito que antes de concluir, parabenizou todos os presentes, "cuida do povo e respeita os pobres.
Cerimonialista Silvania Fonseca
Prefeito Remo Fonseca acompanhado da sua esposa e demais lideranças
Público lotou o plenário da Câmara e seu entorno

Amigos prestigiaram a solenidade

Pelé, primeira-dama, prefeito e Sueli Pedro

Toinho das Caçambas, Sueli Pedro, Leonardo Oliveira e

secretários municipais prestigiaram o ato de filiação

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

HOJE - Último dia para sugerir mudanças nas resoluções sobre as Eleições 2024 é nesta sexta (19)


Chegou a hora de a sociedade apresentar sugestões para aperfeiçoar diretrizes que vão guiar as Eleições Municipais em outubro. Fique atento! Termina hoje, sexta-feira (19/1), às 23h59, o prazo de inscrições para participar das audiências públicas e para enviar propostas de ajustes nas minutas de resoluções relativas ao pleito deste ano. Essa fase é mais uma etapa do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2024, lançado no ano passado com a abertura do código-fonte da urna eletrônica e a realização do Teste Público de Segurança da Urna (TPS).

Podem participar das audiências públicas pessoas e instituições públicas e privadas (incluídos os partidos políticos), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e as associações profissionais e acadêmicas. Para isso, basta enviar as propostas por meio do formulário eletrônico disponibilizado no Portal do TSE. No mesmo local, também é possível fazer a inscrição para o uso da palavra durante o encontro. A lista de inscrições aprovadas será divulgada no Portal do TSE no dia 22 de janeiro.

As audiências serão realizadas nos próximos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a partir das 9h, no Auditório I da sede do TSE, em Brasília. O evento também ocorrerá no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

Minutas

As minutas das instruções para consulta e envio de sugestões estão disponíveis desde o dia 4 de janeiro no Portal do TSE, cumprindo o prazo mínimo de 15 dias de antecedência, nos termos da Resolução TSE nº 23.472/2016, que regulamenta o processo de elaboração de resoluções do Tribunal e a realização de audiências públicas.


As audiências são destinadas exclusivamente à exposição de sugestões, e todas as manifestações serão precedidas de identificação pessoal e respeitarão o prazo improrrogável de cinco minutos. A estimativa é de que cada audiência dure até duas horas, podendo o tempo ser eventualmente estendido.

Todas serão conduzidas pela vice-presidente da Corte Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, relatora de todas as instruções das Eleições de 2024 e que estará à frente do Tribunal durante o pleito de outubro deste ano. O acesso às audiências é totalmente liberado às pessoas interessadas, bastando se identificar na entrada do Tribunal. Não será necessário credenciamento prévio dos jornalistas para fazer a cobertura do evento.

Programação

A primeira audiência pública ocorrerá em 23 de janeiro e abordará as minutas de resoluções que tratam das pesquisas eleitorais; sistemas eleitorais; auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais; e atos gerais do processo eleitoral. No dia seguinte (24), será realizada a audiência pública sobre escolha e registro de candidaturas; Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC); e prestação de contas. No dia 25, os debates serão sobre propaganda eleitoral; representações e reclamações; e ilícitos eleitorais.

A audiência pública reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com um processo eleitoral confiável, transparente e completamente aberto à contribuição da sociedade interessada em participar, auxiliar, melhorar e consolidar cada vez mais a democracia brasileira. Após a realização de audiências públicas, as minutas ainda serão submetidas à aprovação pelo Plenário do TSE.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

OPORTUNIDADE - Começam nesta sexta-feira inscrições para o concurso unificado

Começam nesta sexta-feira (19) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.  No ato da inscrição, feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único mecanismo de pagamento que valerá para o concurso. O prazo segue até 9 de fevereiro.  As provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição será R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.


Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos“.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas. Um dos destaques do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação também para a ocupação de vagas em cargos temporários, sendo que, se o candidato aceitar um cargo temporário, continuará na lista de espera dos outros cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. “Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou o ministério.
AGENCIABRASIL

JUSTIÇA - José Agripino é inocentado em ação por suposta improbidade administrativa

O ex-senador José Agripino Maia foi inocentado por suposta improbidade administrativa em que ele era apontado pelo Ministério Público Federal por agir em favor da OAS no tocante à construção do estádio Arena das Dunas.

Em sua decisão, a juíza Gisele Maria da Silva Araújo Leite julgou improcedente a Ação e pediu o cancelamento da ordem de indisponibilidade dos bens de José Agripino.

O ex-senador é um homem de mãos limpas, foi prefeito, governador (dois mandatos)  e senador (quatro mandatos) sempre com honestidade e probidade. A justiça foi feita.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros
Foto: internet 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

EXEMPLO - Filha de doméstica, mossoroense tira nota 1000 no Enem


A estudante Letícia Vicente da Silva, 17 anos, que concluiu o ensino médio no Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró, em 2023, como bolsista, é uma dos 60 estudantes do Brasil que tirou nota 1000 na redação do Enem. A notícia é do Blog Will Vicente

Segundo dados divulgados pelo Inep, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com mais nota máxima na redação, foram sete casos em cada região. Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul completam a lista com seis notas 1000 cada.

Apenas 4 desses candidatos de todo país são de escola pública, um deles do RN. O tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

“Eu gostei muito da minha redação. Como treineira, sempre havia um corretor que dava nota 1000 e outro um pouco mais baixa e na média eu ficava com 940 ou 960 pontos. Esperava uma nota boa, mas não esperava nota 1000. Agradeço a meus professores e todo suporte que o colégio me deu”, contou Letícia.
96FM.COM.BR

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariantes do dia: irmãos Teté de Celina e Tonheira

Tonheira e Teté de Celina

Hoje queremos parabenizar em dose dupla, os irmãos Teté de Celina e Toinheira, embora comemorem no mesmo, não são gêmeos! Ele, Antônio Ferreira de Lemos (Tonheira), nasceu (16/01/1960) no mesmo dia da irmã, Terezinha de Jesus F Lemos (Teté de Celina). Desejamos aos irmãos, muita Saúde, Sabedoria, Sorte e Sucesso, neste data especial.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

SAÚDE - Infectologista alerta para cuidados com bebês até 6 meses, que não podem ser vacinados contra Covid


O Ministério da Saúde (MS) incluiu, no início deste ano, a vacina contra a Covid no calendário nacional de vacinação infantil. Ou seja, a imunização passa a ser anual para bebês a partir de 6 meses de idade até crianças com 5 anos, além de outros grupos prioritários. Um público, no entanto, ainda não pode ser vacinado e exige cuidados específicos: os bebês até 6 meses de idade. As vacinas contra o coronavírus atualmente aprovadas pela Anvisa não contemplam esse grupo.

Por conta disso, a infectologista Carolina Damásio, do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, vinculado ao Instituto Santos Dumont, na Grande Natal, explica que algumas medidas preventivas devem ser tomadas para evitar o contágio dessas crianças. Uma dessas medidas é evitar o contato de pessoas com sintomas gripais com as crianças.

A infectologista reforçou ainda estudos que apontam que tomar a vacina durante a gravidez é positivo na proteção contra a Covid também para os recém-nascidos. "Tomar a vacina durante a gravidez também já tem evidência de ajudar a proteger os bebês nos primeiros meses de vida”, falou.

“Os bebês fazem parte dos grupos de risco para complicações por doenças respiratórias, e por isso devem ser vacinados assim que atingir a faixa etária da vacina", explicou a infectologista Carolina Damásio.

G1RN

EDUCAÇÃO - Lista de universidades com vagas para o Sisu já está disponível


Já está disponível para consulta a lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. São 127 universidades, distribuídas por todo o país, e 264.360 vagas, a maioria delas para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 22 de janeiro. Os estudantes podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a lista de entidades com maior número de vagas é liderada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.240 vagas. Em seguida, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil oportunidades. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e o terceiro, com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610. Quanto à oferta do Sisu em instituição de educação superior pública municipal, a única participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.

A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição por ano. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu era realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano.

O sistema reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso nas quais desejam concorrer a vagas. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os estudantes podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição.

A edição do início do ano contou com a maior participação de instituições e teve a maior oferta de vagas. Na primeira edição de 2023, foram ofertadas 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino, sendo 63 universidades federais. A segunda edição de 2023 disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

AgenciaBrasil

OPORTUNIDADE - Caixa define banca para realização de Concurso 2024


A Caixa Econômica Federal definiu a banca organizadora do concurso público de 2024 que será aberto pelo banco. A Fundação Cesgranrio foi a empresa selecionada para realizar o certame. O edital está em fase de elaboração, com previsão de lançamento em fevereiro.

Ao todo, serão abertas 4 mil vagas para o nível médio, incluindo cadastro reserva, sendo 2 mil vagas para o cargo de Técnico Bancário Novo (TBN) e 2 mil vagas para Técnico Bancário Novo para a área de TI. Além disso, há previsão de abertura de concurso de nível superior, sendo 28 vagas, incluindo cadastro de reserva, para médicos do trabalho e 22 vagas, incluindo cadastro de reserva, para engenheiros de segurança do trabalho.

Para o presidente da Caixa, Carlos Vieira, o concurso é mais uma ação do banco visando à excelência do atendimento à população. “Além de vagas para o encarreiramento geral no banco, estamos abrindo vagas específicas para a área de TI, dando continuidade à modernização dos nossos processos, que é algo prioritário para nós”, destaca Vieira. “A vocação da Caixa continua a mesma ao longo desses 163 anos: o compromisso com o povo brasileiro”, completa.

Vagas:

O concurso para o cargo de Técnico Bancário Novo é de nível médio, incluindo as vagas exclusivas para a área de TI. Para o cargo de TBN, a remuneração inicial é de R$ 3.762,00.

Já o concurso para as carreiras profissionais de médico do trabalho e de engenheiro de segurança do trabalho é de nível superior, com remuneração inicial de R$ 11.186,00 e R$ 14.915,00, respectivamente.

Os empregados contam ainda com os seguintes benefícios: assistência à saúde, previdência complementar, auxílio alimentação e refeição, vale transporte, auxílio creche, dentre outros.

domingo, 14 de janeiro de 2024

ESPORTE - Potiguar de Mossoró disputa neste domingo (14) vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste conhecerá os últimos classificados para a sua fase de grupos neste domingo (14), com os duelos entre Botafogo-PB e Potiguar de Mossoró, a partir das 16h (horário de Brasília) no Almeidão, em João Pessoa, e entre Altos e Asa, a partir das 19h no Lindolfo Monteiro, em Teresina.

As duas partidas são válidas pela segunda fase prévia da competição regional. O Belo chega ao confronto com o Potiguar após despachar a Jacuipense-BA com uma vitória de 3 a 1 na disputa de pênaltis, após empate sem gols nos 90 minutos. Já o Alvirrubro Mossoroense se credenciou para o confronto após superar o Sampaio Corrêa também nas penalidades máximas.

O último participante da fase de grupos da edição 2024 da Copa do Nordeste sairá do encontro entre Altos e Asa. Na primeira fase prévia da competição o Jacaré deixou o Santa Cruz pelo caminho, enquanto o Asa bateu o Ferroviário.

Juazeirense e ABC avançam
No último sábado (13) foram conhecidas as primeiras equipes classificadas para a fase de grupos por meio da segunda etapa prévia da competição: a Juazeirense, que goleou o Retrô por 4 a 0 no Estádio Adauto Moraes, e o ABC, que venceu o Iguatu nos pênaltis.

Agência Brasil