terça-feira, 17 de novembro de 2020

ELEIÇÕES - Votação de prefeito eleito em cidade do RN é maior que número de habitantes; entenda



Município de Severiano Melo teve mais votos que número de habitantes nas Eleições Municipais de 2020. — Foto: Viajando Todo o Brasil/Reprodução

O prefeito eleito no município de Severiano Melo, Jacinto Carvalho (Republicanos), conquistou 2.922 votos no pleito eleitoral do último domingo (15). Ele teve mais votos que o número de habitantes do município que é 2.088, segundo estimativa do IBGE. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade tem 6.482 eleitores registrados. É a maior diferença proporcional entre número de eleitores e número de habitantes do país.

O segundo candidato mais votado do município, Sezinildo Gomes (PSB), também recebeu mais votos que o número de habitantes. Foram 2.728 votos. De acordo com um levantamento feito pelo G1, o número de pessoas aptas a votar na cidade equivale a 310% da população. Em número absolutos, os 4.394 eleitores a mais representam a quarta maior diferença do país.

A prefeitura de Severiano Melo afirma que o município conta com áreas de disputa territorial com municípios vizinhos. São sítios e comunidades cujas pessoas se identificam como de Severiano Melo e são atendidas pelo município, mas nos mapas pertencem a municípios próximos, como Itaú e Apodi. A biometria confirma essa diferença: são 6.405 com registro biométrico na cidade, quase a mesma quantidade de eleitores.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o conceito de domicílio eleitoral "é mais amplo" que o conceito de domicílio civil. "O entendimento do TSE, e também da Corte Eleitoral Potiguar, firma-se no sentido de que não apenas o local de residência é fator determinante para que um cidadão ostente a qualidade de eleitor em determinado município. Conceitos como vínculo afetivo, vínculo comunitário e patrimonial, que são elementos culturais muito presentes na região nordeste, atraem a possibilidade de que uma pessoa, mesmo não residindo no município, possa ter reconhecida sua condição de eleitor".

Ainda de acordo com o levantamento realizado, o Rio Grande do Norte tem 30 cidades com mais eleitores do que habitantes. Ao todo, os municípios potiguares reúnem 17.129 eleitores a mais do que as populações dessas cidades.

Nenhum comentário: