Memorial às vítimas de Covid

sábado, 7 de abril de 2012

ALTO DO RODRIGUES



Católicos continuam hoje nas celebrações da Semana Santa  com virgília pascal


Dando continuidade a programação especial da Semana Santa, onde a comunidade católica celebra hoje o Sábado de Aleluia, o padre Marcelo Coutinho convida à todos para participar da virgília pascal onde será abençoado velas e águas. A noite de hoje é em memória da noite santa, onde nós católicos esperamos com alegria a vitória de Jesus, na manhã de domingo, onde Jesus ressurgiu para a glória nos Céus.

Saiba algumas coisas sobre a Pascoa e a Semana Santa!

O significado da palavra Páscoa é de origem hebraica Pessach, que significa passagem.
Embora a Semana Santa nos dias atuais esteja vinculada apenas a longos feriados sendo notadamente representada por ovos de chocolate, a verdade é que para os cristãos e para os judeus o significado é outro. Enquanto que para os cristãos simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, para os judeus significa o fim da escravidão.

A tradicional Páscoa dos ovos de chocolates que entraram pelas mãos dos franceses no século 18 não é um costume religioso, mas tão somente uma criação e sua celebração é originalmente pagã na qual se comemorava a primavera (Hemisfério norte). Ainda possui referência com base em antigos rituais que vinculavam a fertilidade (coelho).

Neste sentido devemos ter em mente que a Semana Santa inicia no domingo anterior ao de Páscoa (Domingo de Ramos) que traduz a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém após os 40 dias em que permaneceu no deserto. Nos dias seguintes temos: vigília até a Quinta-Feira Santa, quando é lembrada a Última Ceia de Cristo com os 12 Apóstolos.

Nesse dia, antes da refeição, Jesus lavou os pés dos seus discípulos e o traidor Judas Iscariotes em troca de trinta moedas que era o valor pago por um escravo o traiu para posteriormente ser preso, humilhado e condenado à morte.

Na Sexta-Feira Santa, Cristo é crucificado e morto. É o dia em que se instituiu a tradição pelos católicos de não comer carne vermelha como gesto de sacrifício pela morte de Jesus.

O Sábado de Aleluia (hoje) é um dia de vigília dedicado à oração para lembrar o sofrimento de Cristo. Nesse dia também acontece à malhação de Judas.

No Domingo de Páscoa acontece a ressureição de Jesus depois de três dias. Para os cristãos de todo o mundo é considerado o dia santo mais importante, pois representa a vitória da vida sobre a morte.

O que nós católicos devemos ter em mente é que a Páscoa não deve ser sinônimo de feriadão, mas tão somente de celebração.

Está mais do que na hora de todos os cristãos se unirem para acabar com essa insensatez comercial de no Natal que representa o nascimento de Cristo ser motivo apenas para a venda de brinquedos e a Páscoa ter apenas a representação de feriadão e ovos de Páscoa.

Com informações e fotos do altorosario.blogspot.com

Nenhum comentário: