Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 11 de agosto de 2015

ALTO DO RODRIGUES - Igreja católica celebra a festa de 48 coroinhas

A festa católica na noite desta segunda-feira não foi só pelas comemorações dos três anos de criação da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, 48 jovens se tornaram coroinhas na igreja, mas o que são coroinhas?

O QUE É O COROINHA?
Menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a desempenhar um ministério, um serviço importante.

O QUE SE EXIGE DE UM COROINHA?
CHEGANDO AO TEMPLO: Ao chegar a igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração.

Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado).

Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

O QUE O COROINHA DEVE CONHECER?
1.A santa missa, parte por parte;
2. Os lugares da igreja;
3. Os livros sagrados;
4. Os utensílios usados na celebração;
5. As vestes litúrgicas.

Nenhum comentário: