Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

TRIBUNA DO NORTE - RN: 47 cidades em colapso ou rodízio

Estiagem severa mudou cenário do açude Gargalheiras, em Acari, que tem menos de 0,2% de água
O agravamento da crise na oferta de água em função da estiagem afeta um em cada quatro municípios do Rio Grande do Norte, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Dos 167 municípios potiguares, já estão em situação crítica 47 municípios (28%), dos quais 35 enfrentam rodízio de abastecimento de água e 12 estão em em situação de colapso no sistema de abastecimento. Desses, 11 são atendidos  pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e um – Alexandria, pelo Sistema Autônomo de Águas e Esgotos (SAEE).

Em função do estágio atual da crise hídrica, a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, reuniu-se, no começo da tarde de ontem, com titulares das pastas e órgãos envolvidos no enfrentamento dos efeitos da estiagem, na região semiárida do Estado. Na ocasião, foi decidido que na terça-feira (8), vai se reativar o Comitê Gestor de Combate à Seca, bem como será apresentado um plano de trabalho para a distribuição de águas por caminhões pipas, que inicialmente só tinha prevista a liberação de R$ 2,9 milhões para a contratação de “pipeiros”.

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton de França, reconheceu, mais uma vez, que esse volume de recursos, “está muito aquém das necessidades do Estado em face desse novo quadro  que se apresenta em relação à oferta de água”. França explicou que em fevereiro, quando havia uma previsão de que a escassez de água poderia afetar mais de 40 municípios, a necessidade de recursos para abastecer as áreas urbanas por carros-pipa girava em torno de R$ 34 milhões.

Nenhum comentário: