Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 24 de abril de 2020

ALTO DO RODRIGUES - SMS publica Nota de Esclarecimento sobre morte por covid-19 no município e reforça medidas de higiene pessoal

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Diante da atual situação epidemiológica em nosso município referente ao COVID-19, informamos a população sobre mais um caso suspeito notificado na data de 23 de abril de 2020, tratava-se de um senhor do sexo masculino, 62 anos de idade. 

O mesmo foi atendido inicialmente por umas das unidades da atenção básica do nosso município e posteriormente foi encaminhado para o Hospital Maternidade Maria Rodrigues de Melo, que por sua vez tomou todas as medidas cabíveis para melhor atende-lo. O paciente tinha histórico de problemas cardiológicos e chegou apresentando sintomas gripais além de um quadro de diabetes descompensada, hipertensão arterial e dispneia, foi realizado exames de urgência como ECG, Hemograma Completo, Dosagens de Enzimas e Glicemia. 

Com base na sintomatologia apresentada, foi realizado também a notificação para COVID-19 e realizado dois exames para sua identificação, o primeiro foi o teste rápido no qual o resultado para IgG e IgM tiveram o resultado reagente, o segundo exame foi o RT-PCR, o qual foi coletado e enviado ao laboratório estadual LACEN para análise das amostras. Infelizmente o mesmo apresentou agravamento do seu estado clínico no qual foi preciso regular para os hospitais de referências estaduais destinados ao atendimento de COVID-19, informamos ainda que todas as tentativas de regulação foram rejeitadas por motivo de superlotação das mesmas, desta forma, mesmo com todos esforços da equipe e o agravamento dos sintomas apresentado, o paciente veio a óbito por volta das 16:30 horas. 

Ressaltamos ainda a população sobre a recomendação do Ministério da Saúde, a qual nos orienta a permanecer em quarentena, reforçando as medidas de higiene pessoal. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada no combate ao COVID-19, intensificando as medidas de conscientização da população e investigação dos novos casos suspeitos, bem como, o acompanhamento dos casos já notificados. 

Alto do Rodrigues/RN, 24 de abril de 2020. 

Maria Leoneide Dantas 
Secretária Municipal de Saúde

Nenhum comentário: