Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

DICAS DA CIOR - Dentes Sensíveis: Sensibilidade nos dentes

Idealmente, os dentes devem exercer a função de mastigação sem qualquer desconforto em toda a sua vida, mas, infelizmente, pode-se experimentar muitas condições que causam sensibilidade dos dentes. As causas da sensibilidade dos dentes podem incluir cárie, dentes quebrados, fraturados ou trincados, obturações e restaurações danificadas ou com infiltrações, retração gengival, apertamento dos dentes, efeitos da cirurgia periodontal ou raspagem dos dentes (que resulta na exposição das superfícies radiculares), e técnicas de escovação inadequadas que causam abrasão e desgaste da região cervical dos dentes e consequentemente, sensibilidade dos dentes.

Sintomas de sensibilidade dos dentes

O tipo de sensibilidade dos dentes pode variar desde uma dor aguda e rápida, até uma dor de dente crônica e persistente. A queixa de sensibilidade dos dentes devido à retração gengival é muito comum. Esse tipo de dor aguda e irritante é geralmente associada à retração gengival e exposição da superfície radicular dos dentes, área que não é recoberta pelo esmalte. Várias teorias têm sido desenvolvidas para explicar a sensibilidade dos dentes.

Causas a sensibilidade dos dentes

A teoria mais aceita é da teoria hidrodinâmica, que sugere que a sensibilidade dos dentes é causada pelo movimento de fluido nos túbulos dentinários, que estimula proprioceptores perto da pré dentina. Essa movimentação dos fluidos dentro dos túbulos da dentina é causada por mudanças de temperatura e de pressão.

Tratamento para a sensibilidade dos dentes

Portanto, o tratamento para a sensibilidade dos dentes deve ter como objetivo o vedamento parcial ou completo destes túbulos, impedindo a movimentação dos fluidos e reduzindo a sensibilidade nos dentes. Várias formas de tratamento para sensibilidade dos dentes têm sido usadas para proporcionar alívio, tal como a aplicação tópica de flúor, enxaguantes bucais fluoretados, uso de adesivos e selantes dentinários, aplicações de laser, dentifrícios de dessensibilização, recobrimento da área radicular exposta com restaurações em resina, enxerto de gengiva e tratamento de canal do dente. A escolha de um tratamento ideal para a sensibilidade dos dentes dependerá de uma correta avaliação do grau de exposição radicular, o nível de dor e desconforto relatado pelo paciente, e a sua resposta frente a procedimentos mais conservadores no tratamento de sensibilidade dos dentes.

Nenhum comentário: