Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 6 de agosto de 2013

INVESTIMENTO - Pró-Sertão vai fixar 360 confecções no interior do Estado

Geração de emprego e renda no interior do estado. É essa a proposta no programa Pró-Sertão, lançado nesta manhã (08) pelo Governo do RN. Presentes na solenidade estavam prefeitos e empresários, que vão desenvolver um trabalho conjunto de acordo com as vocações industriais de cada município. Ao longo de quatro anos, o projeto prevê a instalação de 360 fábricas de pequeno porte no interior do Rio Grande do Norte.

A indústria Guararapes se prepara para fixar 300 pequenas facções têxteis, e a Hering, outra empresa do setor, pretende instalar 60 unidades fabris no RN. A previsão inicial é de que o Pró-Sertão consiga gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos, produzindo 150 mil peças por dia. De acordo com levantamento feito pelas instituições parceiras, o RN pode atingir, no período de 2013 a 2018, uma ampliação mercadológica significante no setor de confecções.

O projeto ainda também está focado na qualificação da mão de obra produtiva e na melhoria da gestão empresarial, por isso, o Pró-Sertão irá receber um apoio articulado por parte de instituições parceiras como Sebrae/RN, FIERN, Fecomércio e Banco do Nordeste. “Temos um processo de responsabilidades coletivas, para que esse projeto funcione efetivamente. Estamos cansados de escutar que o RN é um estado potencialmente rico. Vamos tirar as pedras no caminho e deixar de ser potencialmente para passar a ser real e definitivamente rico. Vamos movimentar a economia no interior do estado e fixar o homem no campo”, destacou do superintende do Sebrae/RN, Zeca Melo.

Flávio Rocha, empresário e diretor-presidente do Grupo Guararapes, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado: “faz todo sentido estratégico a descentralização da indústria têxtil no RN, assim podemos transformar toda essa vocação presente no estado. Sinto-me hoje extremamente feliz com a proximidade da realização deste sonho”, afirmou ele.

O Governo vai incentivar o setor privado por meio de diminuição de impostos estaduais, por meio do Proadi. o presidente da FIERN, Amaro Sales, destacou a importância desta ação: “Temos muitos problemas no interior do estado, um deles é a falta de empregos. O Pró-Sertão tem tudo para dar certo, pois vai resolver parte deste problema. Será mais fácil fixar as unidades de facção. Será a indústria solucionando essa situação no interior”.

Rosalba também parabenizou todos os envolvidos, parceiros e empresários, e disse que mesmo com os atuais problemas enfrentados pelo RN, é possível pensar num futuro melhor, e o lançamento do Pró-Sertão é um exemplo disso. “Temos a capacidade de gerar empregos, vamos dar todas as condições para facilitar o desenvolvimento da nossa economia e também ampliar o alcance do nosso objetivo hoje. Esse projeto é um grande passo para o RN e precisamos do envolvimento e o comprometimento de todos. Em momentos de grandes dificuldades, nós encontramos novas oportunidades, como o Pró-Sertão”, finalizou a governadora.

Também estavam presentes na solenidade de lançamento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho; o diretor da Hering, Marcelo Toledo; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, Sílvio Bezerra; superintendente do Banco do Nordeste no RN, Francisco Carlos Cavalcanti; presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Marcelo Rosado; da Federação da Agricultura do RN (Faern), José Álvares Vieira; e do Sistema   Fecomércio, Marcelo Queiroz.

Nenhum comentário: