Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 15 de abril de 2013

EDUCAÇÃO


Expansão dos cursos de graduação na nossa UFERSA

De acordo com o último levantamento da Secretaria de Educação Superior do MEC, a UFERSA saiu do último lugar entre as IFES em 2004 para o 45º. em 2010, subindo 14 posições no ranking. Isto fez com que a UFERSA fosse, no período, a 5ª. Instituição de Ensino Superior que mais cresceu. 

Mesmo com esse avanço, o interior do Rio Grande do Norte ainda apresenta grandes deficiências na quantidade de cursos que são oferecidos para os jovens. Neste sentido fizemos um amplo levantamento envolvendo as nossas universidades públicas federais, inclusive aquelas que foram instaladas mais recentemente. 

Analisamos os cursos oferecidos pelas universidades públicas estaduais, com ênfase nas estaduais paulistas e algumas universidades particulares que gozam de bom conceito junto ao MEC, a exemplo da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Após consultar o site de mais de 100 instituições no país e, também, analisar as tendências da educação superior na Europa, Estados Unidos e América Latina, sugerimos uma lista de cursos para a próxima expansão da UFERSA. 

Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais

Nessa unidade acadêmica sugerimos os cursos de Bacharelado em Ciência Política, Bacharelado em Ciências Atuariais, Bacharelado em Marketing, Bacharelado em Finanças e Bacharelado em Comércio Exterior. Nenhum destes cursos está disponível numa universidade pública no nosso sertão, numa extensão de, cerca de 1000 km, no sentido do Piauí ou no sentido da Bahia. A competitividade da gestão pública ou a competitividade das nossas indústrias dependerá muito desses tipos de profissionais.

Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas

Os dois cursos que recomendamos com mais urgência para atender a demanda desse nosso Semiárido são: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Bacharelado em Design. Na nossa análise, ambos complementam o portfólio de cursos da unidade acadêmica e maximizam a utilização do corpo docente, situação que pesa muito na análise da Secretaria de Educação Superior do MEC. Estes dois cursos também não são oferecidos no nosso sertão e o município de Mossoró, como polo regional, precisa se antecipar, tornando-os disponíveis para a escolha dos nossos jovens.

Departamento de Ciências da Saúde

Esta é a unidade acadêmica fundamental para ser criada na UFERSA. Este departamento pode começar a funcionar com os cursos de Medicina, Nutrição e Farmácia. O primeiro já foi criado pela UFERSA e os dois últimos ainda não são oferecidos em Mossoró e em boa parte desse Semiárido (1133 municípios, conforme Banco do Nordeste).

Departamento de Ciências Exatas e Naturais

Esta unidade acadêmica precisa abrigar outros cursos de graduação como complemento das oportunidades para os jovens egressos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que foi o segundo curso do gênero a ser instalado numa universidade do país. Sugerimos três cursos como prioritários para essa unidade acadêmica: Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Sistemas. Consideramos que os três cursos serão os mais exigidos para a competitividade do setor industrial do Semiárido. 

Departamento de Ciências Vegetais

O Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA, o qual, desde o seu nascedouro representa a antiga ESAM, possui excelente potencial de recursos humanos e experiência acumulada ao longo dos 45 anos da ESAM/UFERSA para o desenvolvimento de cursos de graduação na área de tecnologia de Ciências Agrárias. Neste caso, recomendamos o curso de Bacharelado em Agroecologia como prioridade na ampliação de cursos.

Departamento de Ciência Animal

Esta unidade acadêmica apresentou ótimo desenvolvimento nos últimos anos, tanto nos programas de graduação quanto no que se refere ao chamado crescimento vertical (programas de mestrado e doutorado). Outro destaque desse departamento é a infraestrutura de laboratórios de ensino e pesquisa existente para o desenvolvimento tecnológico da área de Ciência Animal. Recomendamos a ampliação da graduação, tendo como prioridades os cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas.

Unidades acadêmicas de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros

Consideramos como prioridade, além das engenharias e licenciaturas já pactuadas com a SESu, o curso de Engenharia de Software e Bacharelado em Sistemas de Informação (no caso de Caraúbas e Pau dos Ferros).

Nenhum comentário: