Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 16 de abril de 2013


ALTO DO RODRIGUES

Município e Governo do Estado realizam consulta pública para a criação da APA das Carnaúbas

Representantes de diversos setores da sociedade participaram na noite desta terça-feira (16/4), do segundo encontro, denominado de Consulta Pública, para a criação da APA das Carnaúbas (Área de Proteção Ambiental das Carnaúbas).

O evento foi aberto por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, logo em seguida, Luiz Felipe, representante do Idema, fez uma explanação detalhada sobre o projeto como: limites propostos, licenciamento da área, entre outros.

Felipe apresentou também a minuta do decreto elaborado pelo Governo do Estado para a formalização do projeto, e destacou os principais pontos do documento que consta de cerca de quinze páginas.

De acordo com o documento, o Conselho Gestor da APA das Carnaúbas, será composto por três representantes do Poder Executivo e três do Poder Legislativo, escolhidos dentre os seguintes municípios: Assú, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Pendências e Afonso Bezerra. 

Ainda de acordo com o representante, os conselheiros serão escolhidos por indicação, ou seja, serão indicados mediante uma reunião realizada com representantes ou participantes do projeto.

Depois da apresentação pelos palestrantes do Idema, e como esperava-se, abriu-se um debate entre os participantes da consulta pública, a cerca das questões ambientais envolvidas no projeto.

A maioria dos participantes, dentre eles, secretários municipais, vereadores, bem como pessoas da comunidade, demonstraram preocupação pertinente com os mais diversos aspectos da APA das Carnaúbas.

Baseado no que ouviu dos participantes no plenário da Câmara, o secretário municipal de Governo, Wilson Rodrigues, sugeriu que fosse analisada a questão de um incentivo por parte do governo do Estado, para aqueles que trabalham diretamente com a carnaúba e que realmente estão dispostos em contribuir significativamente para o desenvolvimento e manutenção da área de proteção.

O próximo passo para a criação do projeto será análise de tudo que foi apurado durante os dois encontros e, consequentemente, o parecer das instituições responsáveis pela criação da APA das Carnaúbas.

Com informações do panorama do alto

Nenhum comentário: