Memorial às vítimas de Covid

sábado, 20 de abril de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Todos os postos de saúde do município estão aberto para vacinar população contra a gripe


-
Todos os postos de saúde de Alto do Rodrigues e das cidades da região estão abertos para o dia de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, conhecido como o dia D da Vacinação. Idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a dois anos, índios, profissionais de saúde e doentes crônicos devem receber a dose.

De acordo com Auxiliadora,  Secretária  de Saúde, hoje as unidades de saúde vão atender a população das 8h às 17h. “A população deve procurar o posto de saúde mais proximo da sua residência com a carteirinha de vacinação. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde porque tem tratamento”, alertou a secretária. 

A imunização começou no dia 15 de abril e segue até o dia 26. Em Alto do Rodrigues mais de 5 mil pessoas devem ser vacinadas até o dia 26 de abril. A meta do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% dos altorrodriguensses que compõem o grupo prioritário. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do Município. 

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o objetivo do dia de mobilização é facilitar o acesso de pessoas que trabalham e que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante o período comercial. “Apesar de ter toda a próxima semana, até o dia 26, não vamos deixar para a última hora. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber a vacina”, apelou.

Durante a campanha, serão distribuídos cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. Doentes crônicos e gestantes 

Doentes crônicos deverão comprovar que tem direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá à unidade de saúde onde recebe tratamento e solicite que o profissional de saúde verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.

Já as gestantes devem comprovar a gravidez com a carteirinha do pré-natal ou atestado médico. Elas terão a garantia da vacina independente do período da gravidez. Já as mães que deram a luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento de seus filhos. Para os demais grupos basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação.

Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços de saúde onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe. Para este grupo, será exigido um documento assinado pelo médico responsável pelo serviço de saúde que o trabalhador está vinculado.

Com informações do blog de luciano seixas

Nenhum comentário: