Memorial às vítimas de Covid

domingo, 14 de abril de 2013

ALTO DO RODRIGUES


Secretaria Municipal de Saúde apresenta a Equipe do NASF à população


Equipe do NASF de Alto do Rodrigues. Da Esq. Para dir.: Thomas Magnum (educador físico); Maiza Fonseca (assistente social); Lillian Souza (fisioterapeuta) e Taciana Marinho (psicóloga).

Ao longo desta semana, a Equipe do NASF de Alto do Rodrigues visitou a todas as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município, com o intuito de apresentar a equipe do NASF, esclarecer as dúvidas quanto a sua atuação e, sobretudo, captar a demanda por território, visando propor estratégias de prevenção, promoção e humanização da saúde no município, visto que o NASF é um programa federal que não se destina a realizar atendimentos ambulatoriais.

A Fisioterapeuta lembra que o atendimento individual domiciliar será destinado somente aos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção e acesso ao PSF 2 (no Bairro São Francisco).

O NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. 

Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família e entre sua própria equipe (NASF), incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

A equipe do NASF é composta por fisioterapeuta, psicóloga, educador físico e assistência social e atuará no município atendendo as cinco equipes de saúde com foco na prevenção e promoção de saúde, não sendo porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS)

Os profissionais do NASF atua na saúde da criança, adolescentes e jovens, saúde da mulher, reabilitação e saúde integral da pessoa idosa, saúde mental, assistência farmacêutica, serviço social,  alimentação e nutrição, práticas corporais e atividades físicas, práticas integrativas e complementares.

À princípio, o primeiro grupo de educação em saúde formado será um curso para gestantes. As gestantes, que realizam pré-natal no PSF, que se interessarem, devem procurar a agente de saúde da área em que estão inseridas para se inscreverem.

Nenhum comentário: