Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

INTERNET

Facebook apresenta novas ferramentas de privacidade

O Facebook apresentou nesta quarta-feira (12) uma série de novos controles de privacidade, no mais recente esforço da companhia para solucionar preocupações de usuários sobre dados pessoais na rede social.

Novas ferramentas devem facilitar configurações de privacidade na rede social
Karen Bleier/AFP

novas ferramentas que o site introduziu tornarão mais fácil determinar quem pode ver fotos, comentários e outras informações e pedir a remoção de fotos questionáveis.
  
Um novo atalho da seção de privacidade no lado superior direito dá rápido acesso a ferramentas importantes como bloqueio a certas pessoas e seleção de quem contata o dono da conta.

Essas mudanças são as mais recentes que o Facebook realizou nas configurações de privacidade, que foram criticadas anteriormente e consideradas confusas.

O diretor de produtos da rede social, Sam Lessin, disse que as mudanças visam deixar o usuário mais seguro no site, que tem quase 1 bilhão de contas.

"Quando os usuários não entendem os conceitos e controles e têm contratempos, eles não sentem a confiança de que precisam", afirmou Lessin.
O Facebook, o Google e outras companhias on-line têm enfrentado crescente vigilância de reguladores privados à medida que usuários confiam quantidades cada vez maiores de informações sobre suas vidas pessoais a serviços na web.

Em abril, o Facebook resolveu acusações de privacidade junto ao regulador norte-americano FTC (Comissão Federal de Comércio) de que a rede social havia enganado usuários e forçado-os a compartilhar mais informações pessoais do que pretendiam.

Sob a resolução, o Facebook é obrigado a receber o consentimento de usuários para certas mudanças em suas configurações de privacidade e está sujeito a 20 anos de auditorias independentes.

Lessin, do Facebook, disse que alguns usuários não entendem que as informações que publicam em seus perfis não são apenas informações pessoais sobre eles que podem ser vistas por outros. Melhorias no chamado Registro de Atividades do Facebook tornarão mais fácil para que usuários vejam, rapidamente, todas as informações relacionadas a eles na rede social.

Nenhum comentário: