Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 1 de março de 2012

GUAMARÉ

Governo do Estado participa de inauguração de dois parques eólicos

O Governo do RN avança cada vez mais no setor de energias renováveis. O estado possui hoje sete parques eólicos instalados nas regiões do Mato Grande, Litoral Norte e Serra de Santana, na região Seridó, e mais dois deles entrarão em atividade nesta quinta-feira (1). Os parques Miassaba 2 e Aratuá 1 serão inaugurados pelo Grupo Bioenergy no município de Guamaré, às 10h, em solenidade que contará com a participação da governadora Rosalba Ciarlini. Juntos os parques representam o investimento de R$ 125 milhões.

O parque Miassaba 2, será o primeiro a operar no Mercado Livre, ou seja, ambiente onde os preços praticados são negociados livremente entre o consumidor e o agente de geração ou de comercialização sem interferência do Governo Federal. Consumidores que utilizam mais de 0,5 megawatt (MW) - indústrias de maior porte, shoppings, hospitais e supermercados, por exemplo - podem negociar seus contratos de fornecimento de energia com base em volume, preço, duração e indexação.

O Aratuá I funcionará no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), ambiente onde as tarifas praticadas são reguladas pela Aneel. Não há negociação entre o consumidor e o agente de distribuição.

O investimento do setor eólico no Rio Grande do Norte, até o ano de 2014, será da ordem de R$11,2 bilhões. Contabilizados os resultados do último leilão, realizado dia 20 de dezembro de 2011.

Outros 84 parques eólicos devem ser instalados no Rio Grande do Norte até 2014, referentes aos leilões de 2009, 2010 e 2011. O RN detém 35% do potencial energético eólico autorizado a ser instalado em todo o território nacional referente a energia comercializada nos últimos leilões do Governo Federal nos anos de 2009, 2010 e 2011. Esses parques integram o Ambiente de Contratação Regulada (ACR).


SOBRE A EMPRESA BIOENERGY

Os parques do Grupo contam com aerogeradores da GE, os primeiros da empresa a serem instalados na América Latina, capazes de gerar 14,4 MW cada um, totalizando 28,8 MW.

A Bionergy, fundada em 2002, foi uma das pioneiras no Brasil em energia eólica. Conta, atualmente, com um portfólio de 2,2 mil MW em projetos eólicos e 300 MW em energia solar e é a quinta maior empresa vencedora de leilões de energia no Brasil dentro de seu segmento de atuação.
Fonte: Assecom - RN

Nenhum comentário: