Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Daqui a pouco a verdade nua e crua da situação dos agentes de endemias do município.

Professores saem fortalecidos do Indicativo de greve.
Mesmo debaixo de muito chuva, o plenário ficou lotado de professores e servidores público municipais.

Era apenas um parada de advertência ou indicativo de greve e por dois dias, a diretoria do Sindicato e seus filiados esperaram uma resposta, um sinal realizar para audiência com o executivo, na tentativa de resolver o impasse, mas infelizmente, o prefeito municipal Eider Assis de Medeiros (PMDB), não demonstrou interesse em atender uma reivindicação, direito adquirido por lei. O reajuste de 22,22% do piso salarial do magistério.

Mesmo assim, a diretoria do SINDISERPAR, sai fortalecida do indicativo de greve, pois as medidas tomadas com a participação de todos os integrantes do Sindicato vai fortalecer a entidade na busca de resolução do problema. Além disso, as palavras do advogado e do vereador, mostraram que o Sindicato estava no caminho certo.
 Dr. Jefre Macedo, garante a não demissão aos servidores em estágio probatório

Hoje, à tarde, a reunião teve a participação do advogado do Sindicato, Dr. Jefre Macedo que fez uma excelente explanação sobre todos os direitos dos sindicalizados, inclusive um comentário importante para os servidores públicos que estão em estágio probatório.

A reunião teve início com a participação de representantes dos agentes de endemias que estão apoiando a causa dos professores e buscam solucionar graves problemas que terminam atingindo a população. Os agentes de endemias cobram do prefeito municipal, melhores condições de trabalho e o cumprimento do Plano de Cargos Carreira dos Servidores Municipais. (Matéria especial)

Com o plenário tomado de servidores à procura de seus direitos, todos escutaram as palavras do advogado do Sindicato, Dr. Jefre Macedo que entre outros assuntos, destacou que nenhum servidor público que esteja em estágio probatório, pode ser demitido se tiver participando da greve.

Benedito explica alguns detalhes para os sindicalizados.
 
O tesoureiro do Sindicato, professor Benedito, disse que o Sindicato não poderá se envolver com questões partidárias, mas escutou os dois lados, tanto o poder executivo e o legislativo. “Temos certeza que não iremos entrar nessa luta dos dois poderes, apenas queremos o nosso direito sendo cumprido”, frisou Benedito

Os participantes do segundo dia do Indicativo de Greve escutaram atentamente as palavras do vereador Zé Pedro, que estavam representando os colegas na reunião. Zé Pedro iniciou parabenizando os professores que estão lutando pelo direito já adquirido e garantido pela lei do MEC e amparo pela constituição. Quanto ao assunto dos professores, o vereador foi enfático ao dizer que se houve necessidade, todos os nove vereadores irão aprovar um suplemento financeiro, destinado exclusivamente para os professores, mas garantiu que os cofres da prefeitura estão abarrotados de dinheiro e não precisaria pedir suplemento. 

 O vereador Zé Pedro, representou os colegas vereadores no indicativo de greve.

Segundo o edil do DEM, o prefeito poderá remanejar 5% de cada secretaria e daria certo para atender o pleito dos bravos professores. “O prefeito só precisa de aprovação quando é para dar aumento aos professores, mas para fazer festas e torrar o dinheiro público, não precisa de autorização da Câmara. Dinheiro tem, falta o prefeito municipal querer fazer acontecer em prol dos professores”, comentou o vereador Zé Pedro.

Em assembleia ficou decidido que no dia 07 de março, haverá uma reunião com todos os presidentes de Sindicatos do Vale do Açu e entre os dias 14 a 16 de março, haverá uma Parada Nacional e a cidade-sede da Parada, será no Alto do Rodrigues. 

 Em Assembleia, diretoria e filiados definem as prioridades e saem fortalecidos.

Também ficou decidido entre os sindicalizados uma nova solicitação de audiência com o atual prefeito, onde terá mais uma chance de resolver o problema sem haver a necessidade de fazer greve. 

Caso haja greve, os alunos não serão penalizados, pois os professores irão repor as horas perdidas, "agora se faz necessário que os pais e alunos entendam a nossa luta, os nossos direitos", disse um dos integrantes da diretoria do Sindicato. 

O Sindicato não luta em vão, veja quais são as principais reivindicações:
  1. Cumprimento da progressão por mérito de desempenho, na forma estabelecida no Plano de Carreira;
  2. Negociação dos valores referentes aos meses de janeiro a abril de 2009, quando a prefeitura fez o repasse correto, em forma de aumento, dos dois terços do Piso Salarial do Magistério, estabelecido nacionalmente;
  3. Pagamento dos valores retroativos referentes a janeiro e fevereiro de 2010, uma vez que os direitos contidos no Plano de Carreira contar a partir de janeiro de 2010, mas a prefeitura só começou a pagar o piso de R$ 1.024,67, a partir de março de 2010;
  4. Pagamento de seis quinquênios aos professores com mais de 30 anos de carreira, conforme estabelecido no Plano;
  5. Admissão de novos professores obedecendo à ordem de classificação no concurso público de 2008, pois o direito é de quem concorreu e obteve o melhor desempenho e
  6. Atualização do Piso Salarial do Magistério vigente no município, de acordo com as normas legais estabelecidas em âmbito nacional.

Nenhum comentário: