Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 8 de julho de 2025

PARNAMIRIM - Prefeitura inicia programação do Julho das Pretas.


A Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos (Semmud), iniciou na manhã desta terça-feira (8) a programação do Julho das Pretas: Vozes Negras, Mulheres que Transformam, com palestra sobre saúde mental da mulher negra.

A abertura contou com palestra da psicóloga Wellen Peixoto, abordando o tema “Afetos e Autoestima: Saúde Mental das Mulheres Negras”, trazendo uma discussão sobre os impactos do racismo estrutural na saúde emocional, além de estratégias de fortalecimento da autoestima e a importância de espaços de escuta e acolhimento para mulheres negras.
Já no segundo momento do evento, as participantes foram convidadas a vivenciar uma roda conectiva com a terapeuta ancestral Preta Brenda, que conduziu uma experiência sensível de reconexão com saberes ancestrais, autocuidado e expressão coletiva. A atividade proporcionou momentos de partilha, fortalecimento emocional e espiritual, promovendo o reencontro das mulheres com suas raízes.

O evento aconteceu no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores e, ao longo do mês, outras ações como rodas de conversa, oficinas, exibições culturais e formações serão promovidas com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos das mulheres negras e fomentar espaços de escuta, acolhimento e valorização da identidade negra feminina.

Com a ação, a prefeitura reafirma seu compromisso com o movimento de mulheres negras, reconhecendo a importância de suas lutas e conquistas. A gestão municipal está atenta às demandas e prioriza ações que promovam a igualdade racial e de gênero.

Confira a programação:

16/07 | 17h - Aliança Empreendedora com Andreia Souza

Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores

25/07 | 09h - Encerramento do Julho das Pretas em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e Dia Nacional de Tereza de Benguela

Local: Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos

Nenhum comentário: