Memorial às vítimas de Covid

sábado, 19 de abril de 2014

TECNOLOGIA - Aplicativo permitirá que população denuncie focos de dengue em Natal

Secretaria de Saúde do Estado, de janeiro até agora confirma 127 casos de dengue em 17 municípios. (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Um aplicativo que permitirá que a população denuncie focos de dengue em qualquer região de Natal será lançado em maio pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN em parceria com a Secretaria Municipal de Natal. O sistema funcionará em computadores e dispositivos móveis e permitirá ainda que sejam informados casos de suspeita de dengue.

Além de permitir o mapeamento dessas informações em tempo real, o sistema monta uma base de dados que poderá ser utilizado no combate à doença de forma mais eficaz e na prevenção de surtos de dengue. Todas informações cadastradas no aplicativo serão redirecionadas para a Secretaria Municipal de Saúde que poderá saber com grande antecedência a ocorrência de casos e conhecer com muito maior precisão na informação dos focos.

"O objetivo é tornar a notificação por parte da população dos casos de dengue e de focos do mosquito mais ágil e precisa. O mapa que será disponibilizado vai permitir que as pessoas possam comunicar os focos ou casos de paciente de maneira muito precisa, permitindo que a Secretaria tome as medidas necessárias para combater a doença", disse Ion Ion de Andrade, colaborador do Departamento de Atenção Básica da SMS de Natal e idealizador do sistema.

Para utilizar, a população deverá acessar o site ou instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel, se registrar utilizando uma conta de e-mail e então informar um foco ou um caso de dengue. O registro por e-mail é uma forma de autenticação e servirá para coibir a disseminação de informações falsas.

Com essa ferramenta a Secretaria Municipal de Natal irá acionar os agentes de endemias que irão ao local fazer uma visita técnica para tratamento e controle da dengue. Dessa forma, a Secretaria estará trabalhando na frente, tomando decisões antecipadas.

O projeto foi idealizado por Ion de Andrade, colaborador do Departamento de Atenção Básica da SMS de Natal, e desenvolvido pelo professor Ricardo Valentim, coordenador do Lais, e equipe do Telessaúde/RN. Segundo o Ion de Andrade,  esta será uma importante ferramenta para o enfrentamento da dengue durante a Copa e tem grande potencial para melhor organizar as ações contra a dengue, tanto no plano preventivo quanto no assistencial.

Sobre o LAIS
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) realiza pesquisas de cunho inovador e a missão é promover o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável. Atualmente está situado no Hospital Universitário Onofre Lopes e reúne pesquisadores das áreas das Engenharias, Informação e Comunicação e Saúde. Deste modo, criando um ambiente interdisciplinar.

com informações e fotos do G1RN

Nenhum comentário: