Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DESFILE CÍVICO

Natal reúne 4,8 mil militares no desfile em comemoração à Independência

Militares abrem desfile cívico em Natal com bandeiras oficiais do Brasil (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Militares abrem desfile cívico em Natal, com bandeiras oficiais do Brasil (Foto: Ricardo Araújo/G1)

As comemorações da Semana da Pátria no Rio Grande do Norte se encerraram na manhã desta sexta-feira (7), na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Natal. Quase 5 mil militares, estudantes de escolas públicas e particulares e escoteiros desfilaram para o público e autoridades civis e militares.

A governadora Rosalba Ciarlini compareceu, mas a prefeita Micarla de Sousa não prestigiou o evento. Este é o terceiro ano consecutivo que a chefe do Executivo municipal não marca presença no desfile da Independência.
A organização do Desfile Cívico do 7 de Setembro este ano ficou sob a responsabilidade do Exército, que estimou um público de aproximadamente 5 mil pessoas distribuídas pelas calçadas e adjacências da Av. Prudente de Morais, uma das principais vias da cidade. 

O desfile também foi marcado por protestos. Bandeiras e cartazes foram empunhadas por médicos, que cobraram melhorias na infraestrutura dos hospitais e abastecimento das farmácias e almoxarifados das unidades de Saúde estaduais. No Rio Grande do Norte, a saúde encontra-se em estado de calamidade há dois meses.

Sapato cai durante o desfile e militar se abaixa para pegar o calçado (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Sapato cai durante o desfile e militar se abaixa para pegar o calçado (Foto: Ricardo Araújo/G1)
 
O desfile
O desfile começou às 9h e foi dividido em cinco grupamentos. O primeiro foi o escolar, com aproximadamente 1.800 estudantes de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares. Em seguida, o desfile cívico foi aberto pelo Exército, que prestou uma homenagem aos veteranos de guerra. 

Na sequência, 2.250 militares da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar, se apresentaram. Além destes, mais 250 militares desfilaram em tanques, viaturas e motocicletas. A Companhia Independente de Cavalaria da PM encerrou o desfile.

O arriamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Norte e Natal, e o apagar da 'Tocha da Pátria', oficializaram o fim da Semana da Pátria 2012 no Rio Grande do Norte.

g1rn.com.br

Nenhum comentário: