RÉVEILLON DO POVO: PREFEITURA CELEBRA VIRADA DO ANO COM
PROGRAMAÇÃO HISTÓRICA E GRATUITA NA PRAIA DE PIRANGI
A virada do ano em Pirangi foi marcada por um momento histórico para moradores, visitantes e turistas. Pela primeira vez, a Prefeitura promoveu uma programação especial de Réveillon com dois dias de shows gratuitos, reunindo uma multidão e consolidando o litoral como palco de grandes eventos populares.
No dia 31 de dezembro, a orla da Praia de Pirangi foi o cenário da chegada de 2026, recebendo as bênçãos na missa celebrada pelo Padre Murilo, seguido de uma grande festa à beira-mar. O público acompanhou os shows de Zé Filho Sanfoneiro e Pagode do Coxa, e se emocionou com a tradicional queima de fogos, que iluminou o céu e celebrou a passagem de ano em clima de alegria, segurança e confraternização.
A programação seguiu no dia 1º de janeiro, levando ainda mais animação para a avenida Dep. Márcio Marinho, com a presença do trio elétrico trazendo Banda Pretta e Chicabana, transformando as ruas em um verdadeiro corredor da folia.
Durante os dois dias, Pirangi recebeu um grande público formado por moradores da cidade, visitantes de municípios vizinhos e turistas, movimentando a economia local e fortalecendo o turismo da região. O Réveillon também contou com estrutura organizada, garantindo conforto, limpeza e segurança para quem escolheu celebrar o novo ano no litoral.
A virada do ano em Pirangi entra para a história como um Réveillon do povo, que valorizou a cultura, promoveu lazer gratuito e marcou o início do ano com união, música e muita alegria.
BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA EVENTO SOBRE O DIA MUNDIAL DO BRAILLE
Em comemoração ao Dia Mundial do Braille, celebrado no último dia 4 de janeiro, a Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (7) na Biblioteca Municipal Elienai Cartaxo, um momento de imersão no mundo Braille, onde contou com a participação de Bruno Lima, do Instituto de Cegos do RN, falando sobre a história, técnica para a escrita e leitura, além de experiências da vivência pessoal.
O público presente pôde, além de manusear livros escritos em Braille, que fazem parte do próprio acervo da biblioteca, puderam conhecer ainda sobre o material usado para escrever manualmente chamado reglete, que é uma régua especial usada e a punção, uma espécie de caneta em relevo.
Bruno, que é professor cego do Instituto de Cegos do RN, relatou também sobre sua vivência na sociedade, como as dificuldades, convívio e as formas que usa pra lidar com o dia-a-dia. Falou também sobre a história do sistema Braille, desenvolvida pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão ainda na infância.
O evento faz parte da programação de férias da Biblioteca e reforça o compromisso da gestão com a inclusão e a garantia de direitos das pessoas com deficiência visual. A iniciativa amplia o conhecimento da população sobre acessibilidade, promove a conscientização e contribui para a construção de uma sociedade mais justa.
Confira a programação da Biblioteca:
09/01 às 9h: Oficina de Xadrez para iniciantes
Com Eric Querino, enxadrista e bibliotecário.
30/01 às 9h: Oficina de Desenho - Celebrando o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
Com Ivan Cabral, escritor e ilustrador (TVU/UFRN).
Todas as Quintas às 9h: Mediações de leitura.
.png)


Nenhum comentário:
Postar um comentário