Memorial às vítimas de Covid

sábado, 4 de outubro de 2014

ELEIÇÕES - Indecisos são mulheres de mais de 45 anos e renda inferior a 5 salários

A menos de 48 horas do início das eleições, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), que disputam as duas vagas para um possível segundo turno, precisam tentar atrair o voto dos indecisos, que variam de 5%, segundo o Datafolha, a 7%, de acordo com o Ibope. Os votos desse grupo devem definir quem vai para o segundo turno na eleição presidencial -- Marina e Aécio chegam a aparecer tecnicamente empatados no Datafolha e bastante próximos no Ibope.

A maior parte desses eleitores que dizem não saber em quem votar mesmo na reta final da campanha eleitoral está concentrada no Sul. São mulheres, evangélicas, com idade superior a 60 anos, ensino fundamental e renda familiar até dois salários mínimos. Foi o que apontou a pesquisa presidencial divulgada pelo Datafolha na última quinta-feira (2).

Os dados do Ibope, também revelados ontem, apresentam o perfil de indecisos um pouco diferenciado. A concentração desse eleitorado está no Sul e no Sudeste. São mulheres, com idades superiores a 45 anos e renda familiar de 2 a 5 salários mínimos.      

Nas primeiras pesquisas presidenciais, realizadas em julho e agosto, o índice de indecisos era superior. O maior nível (14%) foi apontado pelo levantamento de 17 de julho.

Disputa presidencial
As pesquisas Ibope e Datafolha, de intenção de voto para a Presidência da República mostram a presidente Dilma Rousseff (PT) em vantagem para a disputa do primeiro turno e uma disputa apertada pelo segundo lugar entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Enquanto na última pesquisa Ibope Dilma aparecia com 40% das intenções de voto, seguida por Marina Silva, com 24%, e Aécio Neves (19%), no levantamento do Datafolha a petista também liderava com 40%. Na sequência, a candidata do PSB tinha 24%, e o tucano, 21%. Como a margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre os dois. 

Nenhum comentário: