Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

POLITICA - Wilma de Faria: Garibaldi não precisa ter mágoa de mim, pois eu também já perdi uma pra ele

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, abriu as portas para uma possível aliança do seu partido com o PMDB, do ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho e do deputado federal Henrique Alves, presidente da Câmara. Segundo a ex-governadora, não há motivos para “mágoas” entre as duas legendas, já que cada um já conseguiu derrotar o outro pelo menos uma vez.

Wilma fez referência ao fato de ter saído vitoriosa da campanha de 2006 para o governo, quando venceu uma acirrada disputa com o então favorito Garibaldi Filho, e também relembrou o pleito de 2010. Neste último foi a ex-governadora que saiu derrotada, quando tentou ingressar no Senado.

“Eu acho que não tem mágoa, porque se for por isso, ele também já me venceu”, respondeu ao ser questionada sobre a declaração do ministro Garibaldi, de que não guardava nenhum sentimento negativo da ex-adversária. “Não é para ter mágoa, nós temos que pensar é no futuro do RN. Temos que discutir o projeto para o RN, fazer diagnóstico da situação vexatória que temos passado, é um momento difícil. São muitas notícias negativas. Nós sentimos o povo com um sofrimento muito grande pelos serviços que não estão funcionando. É muito preocupante”, disse.

Wilma enfatizou que o PMDB esteve como principal aliado do governo Rosalba Ciarlini (DEM) até pouco tempo, mas já está na oposição. “E nós aplaudimos a saída do partido do governo. Inclusive abrimos as portas para dialogar e estamos dispostos a isso. Não há nada definido, as coisas precisam caminhar de acordo com o tempo”.

Sobre o pleito de 2014, a vice-prefeita, voltou a demonstrar interesse em uma candidatura a deputada federal em 2014. Mas, dessa vez, acrescentou que a executiva nacional do seu partido analisa o cenário político local, onde seu nome continua sendo bem avaliado pela população, conforme mostrado pelas últimas pesquisas de intenção de voto.

“Estamos colocando para o nosso partido, em nível nacional, o que ocorre no RN, que o nosso nome continua bem avaliado. Não adianta esconder isso. Temos que analisar a realidade, sem omitir nenhum fato. E, hoje, há na opinião pública e em todos os segmentos da sociedade, um sentimento querendo minha presença em uma disputa majoritária”, disse a ex-governadora durante entrevista concedida hoje pela manhã na rádio 96 FM.

Segundo a ex-gestora, desde o início das discussões em torno do cenário de 2014, seu objetivo foi participar da disputa proporcional, em busca de um mandato na Câmara Federal. “Inclusive para fortalecer ainda mais o partido, aumentar nosso tempo de televisão, ampliar o fundo partidário”, acrescentou.

Na análise de Wilma, seu bom desempenho nas pesquisas é resultado da comparação feita do atual governo com sua administração. Para a pessebista, nos anos em que esteve no comando do Rio Grande do Norte, foram realizadas obras de infraestrutura e de serviços, além de vários programas voltados principalmente para a área da zona rural. “A população tem saudade do programa de desenvolvimento solidário, por exemplo, do programa do leite que está quase acabado. São coisas que hoje não funcionam, ou estão em atividade de forma muito precária”, enfatizou.

Wilma também foi questionada sobre a possibilidade de voltar a uma disputa de senadora no próximo ano. Mas, segundo a ex-governadora, é preciso analisar o quadro sob o aspecto da formalização de alianças partidárias. “É fundamental que a gente se fortaleça”.

Compromisso com Natal
A ex-governadora Wilma de Faria também voltou a afirmar que não acredita em uma candidatura do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) em 2014. Para a ex-gestora, o pedetista vai “continuar trabalhando por Natal e já disse que não seria candidato”. Wilma explicou que o gestor precisa manter conversas com os demais personagens da política local pela sua posição de presidente do PDT.


“Carlos Eduardo tem compromisso com a cidade, é um bom gestor, está mostrando isso agora. Teremos um momento mais complicado com as obras de mobilidade, com um trânsito já caótico, mas tudo para termos uma cidade melhor. Eu acredito no compromisso que ele tem com a cidade do Natal”, disse Wilma.

portaljh

Nenhum comentário: