Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 20 de agosto de 2013

ESTADO - Petrobras prevê investimentos de US$ 2 bi no RN e ministra mostra preocupação com água


A presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu nesta segunda que a empresa retomará a produção no estado. A informação foi dada durante um evento em Natal, que contou com a presença de políticos do estado, da bancada federal e ainda da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Teixeira aproveitou para mostrar preocupação com os mananciais de água do estado e com o processo de desertificação do Sertão e da região Seridó do Rio Grande do Norte.

Foster mostrou o resultado da estatal na produção de petróleo e gás nas diversas plataformas e ratificou os esforços para a retomada da produção no Estado. Segundo ela, a estimativa é que, este ano, os investimentos no estado sejam de cerca de US$ 2 bilhões para exploração e produção do petróleo e que, com investimentos os campos tecnológicos, devem ser retomadas as produções nos campos maduros. “Renovar não é apenas buscar novos campos. É também, descobrir novas formas e explorar os campos já descobertos há anos”, afirma

Já Izabella Teixeira afirmou que o Rio Grande do Norte só poderá pensar em desenvolvimento sustentável quando esgotar todas as possibilidades de discussão em torno do uso racional de água. “A região do Seridó do estado é a que mais sofre com a desertificação. Essas mudanças climatológicas absurdas fazem com que o povo sertanejo sofra muito. Por isso, não podemos pensar em desenvolvimento sustentável enquanto não resolvemos a questão da redistribuição de água no Rio Grande do Norte”.



Aos empresários, a ministra chamou atenção para a necessidade de pensar em empreendimentos com a preservação dos mananciais e montagem de estoque de água reutilizável. Segundo a ministra as empresas estão mudando o perfil e assumindo a defesa da natureza para não perder clientes. Ela defendeu que é preciso ampliar o diálogo em torno da celeridade da emissão de licenças ambientais junto aos órgãos estaduais e federais de defesa do meio ambiente.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse que a ministra do Meio Ambiente deve ficar atenta às reivindicações do Rio Grande do Norte, já que o estado está recebendo investimentos em diversas áreas econômicas, no setor público e no privado. “Todos os grandes investimentos passam pela questão ambiental: a Reta Tabajara, a barragem de Oiticica, a duplicação da BR-304 e o novo porto de Natal”, destacou.

A governadora Rosalba Ciarlini esteve presente na abertura do evento. Ela atribuiu a conquista de investimentos à atual união do Rio Grande do Norte com a bancada federal. “Somente unindo forças, o RN pode mostrar todo seu potencial.” A governadora anunciou que ainda nesta semana vai enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa acelerar e melhorar a liberação das licenças.

Estiveram  presentes ainda  o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, os presidentes da Fiern, Amaro Sales, e da Fecomércio, Marcelo Queiroz, também participaram do seminário. Para Amaro Sales, o objetivo do seminário é inserir no cotidiano das indústrias novas práticas sustentáveis. “Temos que desobstruir todos os nós que impedem o desenvolvimento do RN para possibilitar a geração de emprego e renda para a nossa sociedade”.

Já Marcelo Queiroz, considera necessário o uso racional dos recursos naturais disponíveis. Para ele, este é o maior desafio da indústria potiguar. “Espero que novos cenários, com novas possibilidades, surjam com sustentabilidade empresarial e industrial”, disse o presidente da Fecomércio.

Com Assessoria

Nenhum comentário: