Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 6 de novembro de 2012

INTERNET

Dependência de internet tem sinais parecidos com vício em drogas

Os benefícios da tecnologia no cotidiano são inúmeros, mas é importante controlar o tempo que passamos conectados à internet. Segundo a psiquiatra Analice Gigliotti, há uma fronteira tênue entre o uso saudável e a doença. “É uma necessidade que tem perda de controle. Você começa a não jantar com a família, abdica do lazer, falta ao trabalho e começa a pensar na hora de se conectar”, alerta a especialista.

A dependência tecnológica apresenta sinais semelhantes aos do vício em drogas. As crises de abstinência podem causar irritabilidade e ansiedade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o recomendado é ficar conectado por, no máximo, duas horas ao dia. Para Analice, esse tempo pode ser maior, desde que não prejudique as relações afetivas e profissionais.

Os jovens são os que mais sofrem com esse tipo de problema. Em muitos jogos virtuais, o usuário ganha habilidade à medida em que não se desconecta. Quanto maior a habilidade, mais valorizado ele fica dentro do próprio jogo. “Para uma pessoa insegura, ser virtualmente valorizado é inestimável. É um vínculo perverso”, afirma a psiquiatra.

Para ajudar os dependentes de tecnologia a usá-la de forma saudável, há grupos coordenados por psicólogos que utilizam a terapia cognitiva comportamental como forma de tratamento.

Nenhum comentário: