Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SAÚDE

Dias quentes requerem cuidado com alimentação fora de casa
 
É no verão – época de altas temperaturas como estamos vendo – que vamos com mais frequência à praia, piscina e outros passeios ao ar livre, longe de casa. Normalmente nesses locais sempre acabamos ingerindo algum alimento. E, como nessa época do ano o calor é intenso, precisamos ficar atentos aos alimentos. 

Não só devemos escolher os melhores tipos de alimentos, mas também como conservá-los uma vez que as altas temperaturas fazem com que os alimentos se estraguem com mais facilidade.

Quando vamos comer fora de casa ou até levar os alimentos para comer nesses locais precisamos observar algumas regras:


• Como e quando foram preparados os alimentos?
• Como estão conservados?
• Quais alimentos escolher?
É comum nesses locais nós não termos acesso a essas informações, porém algumas condições podemos observar para fazermos escolhas mais saudáveis.


Na praia, em especial, evite comer alimentos gordurosos, como camarão, empada, churrasquinho, queijo coalho e outras preparações que não se saiba a procedência, forma de preparo, água utilizada no preparo, bem como tempo de exposição do alimento ao sol.


Prefira verduras, frutas, legumes e entre as carnes prefira o peixe e frango grelhado e sempre. Evite também as frituras como batata frita, bolinhos e outros tipos de alimentos que passam por esse processo.


Também é fundamental a ingestão de líquidos e, nesse caso, dê preferências aos sucos naturais; água de coco e água mineral. Outra boa opção são os picolés que já vem embalados e sempre mantidos sob refrigeração, mas dê preferência aos de frutas que são menos calóricos.


Preste atenção as bebidas vendidas que são de procedência duvidosa, como por exemplo, sucos preparados com água sem procedência conhecida e também os refrigerantes que tem alta concentração de açúcar,  mesmo os “zero”, que, por conterem alta concentração de sódio, acabam levando a retenção de líquidos.


Nessa época do ano é muito importante se hidratar e para isso prefira água mineral ou filtrada, água de côco e sucos de frutas naturais e lembre sempre que levar esses alimentos para a praia procure mantê-los sob refrigeração.

Procure também se alimentar de quatro a seis vezes ao dia. Isso fará com que você se alimente em menor quantidade e várias vezes ao dia.

Cuidados com os filhos
Preste muita atenção com a hidratação, uma vez que o calor intenso faz com que ocorra a perda de líquidos, e, muitas vezes com a brincadeira as crianças esquecem de ingerir água. Da mesma forma,  prefira a água, sucos de frutas naturais e água de coco.


Prefira os alimentos naturais e evite os industrializados, especialmente os ricos em gorduras. E nunca deixe de observar as condições de higiene de preparo e conservação dos alimentos.

Nenhum comentário: