Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

JUSTIÇA

TRT/RN lança campanha para prevenção de acidentes na construção civil

Com objetivo de alertar os trabalhadores e empresas dos riscos de acidentes na construção civil, O TRT/RN lançou, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do CT-Gás, a Campanha de Prevenção de Acidentes na Construção Civil, promovida nacionalmente pelo Tribunal Superior do Tabalho-TST. Na oportunidade, foi realizada uma palestra ministrada pelo juiz do trabalho aposentado Edwar Abreu Gonçalves.

Participaram do evento o vice-presidente do TRT potiguar, desembargador José Rêgo Júnior, as coordenadoras da campanha no RN, as juízas do trabalho Simone Jalil e Maria Rita Manzarra, o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região, juiz Alexandre Érico, bem como representantes da FIERN, do SESI, do SINDUSCON e SINTRACOMP, parceiros da campanha.

Na palestra foram apresentados aspectos legais voltadas às questões do acidentes de trabalho. "As estatísticas no Brasil são preocupantes e é importante que trabalhadores e empregadores entendam que a prevenção é fundamental para diminuir os acidentes de trabalho", disse o juiz Edwar Abreu que falou ainda sobre o ambiente saudável de trabalho.

"Os equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPIs, são importantes, mas eles apenas atenuam o problema, não previnem. Para que o acidente seja evitado, o empregador deve oferecer aos trabalhadores um ambiente saudável para a coletividade e não pensar apenas na questão individual. É uma obrigação do empregador oferecer um ambiente saudável ao seu empregado", enfatizou o palestrante.

Durante o encontro, foram apresentados tópicos dos direitos constitucional, trabalhista e previdenciário no tocante aos acidentes de trabalho. "Em primeiro lugar sempre está a constituição que determina ser direito dos cidadãos a saúde, a segurança e o trabalho, logo depois vem o direito do trabalho que julga ações através da Justiça do Trabalho e ainda temos o direito previdenciário que analisa os casos e concede os auxílios, além de outras regulamentações", completou Edwar Abreu..

A campanha prossegue no RN sob a coordenação do TRT e, nas próximas semanas, a comissão realizará visitas a canteiros de obra, na capital e no interior, com o objetivo de informar e orientar os trabalhadores e empregadores sobre a importância do uso dos EPIs e ainda alertá-los para a prevenção dos acidentes no trabalho.

Nenhum comentário: