Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 20 de julho de 2011

 ALTO DO RODRIGUES

LEGISLATIVO EM AÇÃO


Vereadores de Alto do Rodrigues estão de recesso, mas a população prestigiou as sessões que são realizadas todas as quartas-feiras e, já aguardam a volta dos trabalhos do Legislativo que acontecerá na primeira quarta-feira do mês de agosto (03).

A população tem confiado nos vereadores que estão desempenhando um bom trabalho em legislar e fiscalizar o executivo.

De acordo com pessoas que habitualmente acompanha as sessões, esses nove vereadores, foram os mais atuantes dos últimos anos, debatendo e defendendo os interesses da cidade e do povo, tanto da cidade quanto dos distritos do município de Alto do Rodrigues.

Vários foram os requerimentos em benefício da população, mesmo não sendo executados pelo prefeito, pois o papel do vereador é solicitar que o prefeito execute e cobrar melhorias para todos. Foram mais de quarenta e cinco requerimentos em prol da população.

Na função de fiscalizar os gastos do prefeito municipal, a Câmara Municipal deu importante passo, mostrando a população que está atuando. Foram diversos os requerimentos solicitando informações sobre os possíveis desvios de recursos públicos praticados pelo prefeito Eider Medeiros (PMDB).

O prefeito enviou o Projeto de Lei nº 441/2011, solicitando que a Câmara Municipal autorizasse o município contrair dívida de empréstimo de duzentos mil reais para compra dos notebooks.

Mas os vereadores, agindo compromissados com a população e não querendo endividar o município, criou um Projeto Substituto, autorizando o prefeito a comprar computadores portáteis para os alunos da rede pública municipal, desde que fosse remanejada verba já aprovada no orçamento para o ano de 2011, que é de mais de R$ 32 milhões.

Nixon cobru do prefeito informações do Centro de Inclusão Digital

Ainda falando em inclusão digital, o vereador Nixon da Silva Baracho (DEM), solicitou informações do Centro de Inclusão Digital que foi inaugurado em pleno período eleitoral de 2010. Até o presente momento o prédio está fechado e tem vários computadores que poderiam servir para a população se familiarizar com a informática e internet, além de contribuir com a emissão de vários documentos, facilitando o trabalho da secretaria de assistência social que não vem realizando um trabalho à altura das necessidades da população.

Preocupado com os últimos discursos do chefe do executivo que reclama que não pode investir, devido à máquina (governo) está engessada, o vereador Nixon Baracho, requereu que o prefeito envie cópia de todas as portarias, nomeações, nome dos servidores, salários e a secretaria onde se encontra lotado.

Essa medida, segundo o vereador, é para saber quem trabalha e quem ganha sem trabalhar. Calçamento de ruas, melhorar a vida das pessoas, através de requerimento também foi solicitado pelo vereador Nixon da Silva Baracho.

Projeto “de empregabilidade é uma pegadinha”.

Em um dos seus discursos, o vereador Nixon Baracho acredita que o prefeito municipal pensa que o povo e os empresários são todos burros. O prefeito enviou o projeto de empregabilidade para ser aprovado, mas aumentava o imposto que é de 4% para 5%, se a empresa empregasse 70% da população, pagava os 4%, que já paga atualmente. “O prefeito precisa entender que ele não está lidando com burros”, dispara.

O vereador acredita que o ideal seria diminuir de 4% para 2%, assim seria um incentivo para atrair as empresas para o município. “Agora aumentar para 5% e depois baixar para 4% é uma pegadinha”, aponta Nixon da Silva Baracho.

No Projeto dos notebooks, o vereador disse que não haveria necessidade do município em fazer dívida para compra notebooks. Só o que foi gasto na Pizzaria Cantinho do Céu em um único dia, dava para comprar cerca de cem computadores.

Precisamos nos unir, só, não somos nada, mas se estivermos unidos, seremos fortes e poderemos dar uma vida melhor para o nosso povo. “O povo não pode ser enganado de novo, errar uma vez é normal, errar novamente é burrice e o nosso povo não pode se deixar enganar outra vez”, disse Nixon


Vereadores aprovaram Câmara Itinerante nos bairros e distritos.

A iniciativa foi da vereadora Dôra, que vê a necessidade da população participar e conhecer as ações dos vereadores, além de deixar a Casa Legislativa mais perto do povo. A aprovação do requerimento nº 28/2011 foi unanime.

As sessões itinerantes devem ter início no segundo semestre, depois da volta dos vereadores do recesso. “haverá reuniões para agendamento dos locais”, comentou a vereadora Dôra.

Dôra também solicitou do chefe do executivo, a relação de todos os profissionais da saúde que prestam serviços nos PSF´s, já que recebe muitas reclamações da população com a falta constante de médicos nos PSF´s.


Secretárias municipais da saúde e educação foram sabatinas pelos vereadores.

A maioria dos vereadores aprovaram o requerimento nº 28/2011, que solicitava a presença das secretárias de educação e saúde para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a crise nas duas pastas. Depois de mais de sessenta dias, as secretárias compareceram, mas pouco falaram sobre a pasta, alegando aos edis que o assunto não estava na pauta.

Requerimentos de Zé Pedro viraram Inquérito Civil.

Dos requerimentos aprovados pelos vereadores, pelo menos dez se tornaram Inquérito Civil, aberto pelo Ministério Público. De acordo com o vereador Zé Pedro, a população escolheu os vereadores para legislar e fiscalizar os recursos públicos e o prefeito Eider Medeiros vem maltratando a população com os grandes desvios, como o da Pizzaria Cantinho do Céu, da empresa de limpeza pública, da empresa de locação de veículos e tantas outras. As licitações é um poço de irregularidades no governo do prefeito Eider Medeiros.

Nas últimas semanas aconteceu uma licitação para transporte, apenas uma empresa participou. A SuperLocação, empresa que ganhou em 2009, 2010 e 2011, é no mínimo estranho e o vereador disse que vai levar o fato ao conhecimento do Promotor Público.

Cabral presidindo com responsabilidade.

O vereador Cabral vem desempenhando um excelente trabalho como presidente da Casa, mantendo a paz em dias de sessões. Gozando de prestígio entre a situação e oposição o presidente destaca que não vai deixar ninguém bagunçar dentro do plenário e muito menos chacoalhar com vereadores, “os vereadores precisam ser respeitados nas sessões”, comentou

Além de presidir com responsabilidade, o vereador-presidente já realizou reforma no prédio-sede da Câmara Municipal e ainda tem vários projetos de melhoria da Casa. Colocar internet wi-fi (sem fio) foi uma das ações do presidente, além de outras idéias e projeto para facilitar os usuários e os vereadores da Câmara Municipal.

As sessões serã retomadas na primeira quarta-feira do mês de agosto, 03, sempre às 20h.




























Computador por aluno


























Nenhum comentário: