Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 21 de julho de 2011

 IPANGUAÇU

Computadores portáteis revolucionam a educação básica municipal.



Para cada aluno, um laptop. Professores relatam melhoria no desempenho escolar

Um computador por aluno. Essa é a proposta do projeto UCA, que já revoluciona a educação de centenas de crianças no município de Ipanguaçu. O programa, implantado no último mês de junho, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, que doou 350 computadores portáteis (laptops), e a Prefeitura de Ipanguaçu, que investiu mais de R$ 138 mil em reforma e ampliação de salas de aula, aquisição de armários e também de mesas e cadeiras padronizadas, específicas para cada série e idade. Os resultados já aparecem, e são bastante animadores.

Para a maioria dos 600 alunos da educação básica atendidos pelo UCA na Escola Municipal Maria Rizomar, no Conjunto Habitacional Presidente Lula, o projeto é a primeira oportunidade de contato com um computador. Mas, mesmo entre a minoria que já fez uso da ferramenta anteriormente, as professoras percebem que há um nítido aumento de desempenho. “Os alunos estão se empenhando mais na sala de aula. O alfabeto e os números são reconhecidos com facilidade. O projeto é um grande avanço para a educação no município” disse a professora Maria de Lourdes Bezerra.

Os computadores tem um design diferente, pensado para facilitar o manuseio de crianças de todas as idades, e também para que sejam atraentes para esse público. De acordo com os professores, há todo um planejamento para as atividades que envolvem o uso dos computadores, carinhosamente apelidados como “uquinhas”. A aluna Maria Jenifer dos Santos de Souza, 6 anos de idade, disse que adora os jogos do computador. A aluna se refere aos mais de dez jogos educativos que estimulam o aprendizado dos conteúdos vistos em sala de aula.

A intenção da prefeitura de Ipanguaçu é investir agora na climatização de todas as salas de aula da escola municipal, informa a secretária de Educação Jeane Dantas. “Dentro da nossa proposta de contínua melhora da educação oferecida aos nossos alunos, o prefeito Leonardo Oliveira pretende fazer desta uma escola modelo, que seja referência em toda a região, oferecendo educação de qualidade e conforto para nossos alunos”, informa Jeane.

Nenhum comentário: