quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

MUNDO - Japão em alerta máximo: Risco de terremoto gigante pode atingir o norte do país a qualquer momento.

A agência meteorológica do Japão emitiu, pela primeira vez desde 2022, um alerta sobre a possibilidade de um terremoto de grande magnitude (8 ou mais) atingir o norte do país até a próxima semana, especialmente nas regiões das fossas do Japão e de Chishima, próximas a Hokkaido. O aviso foi divulgado após um terremoto de magnitude 7,5 atingir o nordeste japonês na noite de segunda-feira, deixando ao menos 30 feridos, provocando evacuações e interrupções no transporte e no fornecimento de energia.

O tremor ocorreu a 80 km da costa da província de Aomori, gerou alertas de tsunami — depois cancelados — e registrou ondas de até 70 cm. Cerca de 90 mil moradores receberam ordens de evacuação, e aproximadamente 2.700 residências ficaram sem energia. As autoridades confirmaram que não houve danos nas usinas nucleares, incluindo Fukushima, que já foi palco do pior desastre nuclear do país em 2011.

A primeira-ministra Sanae Takaichi pediu que a população reforce as medidas de prevenção e esteja pronta para evacuar se necessário. O Japão registra cerca de 1,5 mil terremotos por ano e especialistas alertam que há alta probabilidade de um megaterremoto nas próximas décadas, com potencial para causar prejuízos bilionários e milhares de mortes.

Nenhum comentário: