segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Dezembro Laranja: RN reforça alerta contra câncer de pele com ações de prevenção e exames gratuitos.

Com a proximidade do verão e a alta incidência de câncer de pele, responsável por cerca de 33% dos diagnósticos de tumor no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a campanha Dezembro Laranja reforça a necessidade de atenção ao autocuidado e à realização de check-up anual com dermatologista.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que, em 2024, 18 mil pessoas foram atendidas durante ações da campanha, mas os hábitos de exposição solar continuam preocupantes: 62,51% dessas pessoas declaram se expor ao sol sem proteção, e apenas 31,63% disseram usar protetor solar com regularidade.

Além disso, uma pesquisa recente do Datafolha aponta que aproximadamente 90 milhões de brasileiros, equivalente a 54% da população, jamais consultaram um dermatologista, o que evidencia a importância da mobilização nacional pela saúde da pele.

No Rio Grande do Norte, a SBD/RN divulgará durante todo o mês conteúdos educativos sobre cuidados com a pele e orientação para identificar possíveis sinais de câncer. Também está agendada para o dia 13 de dezembro uma ação com atendimento e exames dermatológicos gratuitos no Centro Avançado de Oncologia – CECAN, no bairro Nazaré, em Natal, das 9h às 15h.

Sinais de alerta para observar

A campanha orienta atenção especial aos seguintes indícios na pele:

  • Lesão elevada, com brilho, de cor avermelhada, acastanhada, rósea ou multicolorida, que sangra facilmente;
  • Pinta preta ou acastanhada que muda de cor, apresenta bordas irregulares e cresce;
  • Mancha ou ferida que não cicatriza, podendo causar coceira, formar crostas ou sangrar.
O câncer de pele, embora seja o tipo mais comum no país, pode ser prevenido com cuidados básicos, como o uso diário de protetor solar, chapéu, roupas adequadas e evitar exposição solar nos horários de maior radiação. A detecção precoce, por meio de avaliação dermatológica, amplia as chances de cura..

Nenhum comentário: