sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

CULTURA - Kurta na Kombi chega a Mossoró com cinema itinerante e atividades culturais gratuitas.


Mossoró recebe, até este sábado (20), mais uma edição do Kurta na Kombi, projeto do coletivo natalense que combina cinema itinerante, cineclube e ações culturais sustentáveis. A iniciativa, que conta com o apoio do Banco do Nordeste Cultural, já teve início nesta quinta-feira (18) e inclui mostras de curtas-metragens potiguares e mossoroenses, oficinas de teatro infantil e apresentações de mágica. Todas as atividades são gratuitas.

Nesta sexta-feira (19), o público pode participar da oficina “Jogar e imaginar: teatro em cena para as infâncias”, promovida pela Cia Pão Doce de Teatro, a partir das 8h, no Teatro de Quintal, localizado na Rua Bodoca, nº 35, Alto de São Manoel. À noite, às 19h, a Mostra BNB Cultural de Curtas Metragens Mossoroenses – Kurta na Kombi acontece no Ponto de Cultura Baixinha Berço das Artes, na Rua Francisco Xavier, nº 20, bairro Abolição.

Segundo Umara Luiz, coordenador e produtor cultural do Kurta na Kombi, a equipe percorre a cidade levando a tela branca e energia solar para exibições ao ar livre, permitindo que o público conheça o melhor da produção cinematográfica local. O projeto também evidencia novos talentos da região, seguindo o exemplo do Cine Árido, realizado recentemente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com o BNB Cultural.

Para a gerente executiva do BNB Cultural, Mical Martins, “a parceria com o projeto Kurta na Kombi mais uma vez se mostra como uma estratégia muito acertada no sentido de democratizar o acesso ao audiovisual regional, promovendo uma circulação desses produtos em pontos de cultura da cidade, dialogando diretamente com a forma de atuação do Banco do Nordeste Cultural Mossoró.”

No sábado (20), às 8h, o mágico Capitão Jack (RN) apresenta “O segredo além das mãos: a magia de encantar e surpreender”, também no Teatro de Quintal.

O Kurta na Kombi, criado em 2019 em Natal, une cultura e sustentabilidade ao utilizar energia solar em suas atividades. O projeto transforma praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre, especialmente em áreas com vulnerabilidade socioeconômica, democratizando o acesso ao cinema brasileiro por meio de formação, circulação e exibição audiovisual.

opoti

Nenhum comentário: