quarta-feira, 24 de setembro de 2025

CIDADES - Parnamirim realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos.

A Prefeitura de Parnamirim promoveu nesta terça-feira (23) a 1ª Conferência Municipal dos Direitos

Humanos, com o tema “Por um Sistema Municipal de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos em Parnamirim”. O encontro, organizado pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMMUD), reforça o compromisso da gestão para ampliar espaços de diálogo e inclusão.

O momento foi dedicado à avaliação e à construção de propostas para a Política Municipal de Direitos Humanos, além da escolha dos delegados que representarão Parnamirim na etapa estadual.

Na abertura, a prefeita Nilda Cruz falou da importância daquele momento. “Ser a primeira mulher e negra a governar Parnamirim mostra a importância de persistirmos e avançarmos na garantia de direitos. Nossa gestão tem esse compromisso de ouvir, dialogar, cuidar das pessoas e ampliar a inclusão”, ressaltou.

A secretária da SEMMUD, Kathia Palhano, reforçou que o encontro é um marco. “Esta conferência nasce com o compromisso de Parnamirim com a democracia, a paz, a dignidade humana e a inclusão. Incluir não é apenas abrir vagas, é remover barreiras para que ninguém fique para trás”, declarou.

O evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições como a Defensoria Pública, o Conselho Estadual de Direitos Humanos e a Associação de Surdos de Parnamirim. Em grupos de trabalho, os participantes discutiram três eixos centrais: igualdade e justiça social; enfrentamento às violações de direitos; e fortalecimento da rede municipal de proteção.

Nenhum comentário: