Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO - Ministério da Educação planeja lançar formação para diretores de escolas

O ministro Renato Janine Ribeiro afirmou que o Ministério da Educação – MEC planeja lançar, em breve, programa de formação para diretores de escolas. “Queremos lançar isso o mais cedo possível. Mas enquanto não tivermos tudo organizado, não posso anunciar a data”, disse, após participar de um seminário sobre educação pública.

Janine Ribeiro destacou a importância de uma formação em que o diretor da escola seja capacitado para lidar com dados numéricos e estatísticos que, segundo ele, são um “grande diagnóstico” dos pontos fortes e fracos de cada escola. Além disso, os diretores serão informados sobre ferramentas disponíveis para solucionar dificuldades da gestão escolar.

O curso também deverá abordar temas como a formação de equipe e a administração de conflitos. “Fora isso, que ele [o diretor] seja capaz de administrar conflitos, que são parte integral da formação de qualquer pessoa que está passando de criança a adolescente e de adolescente a adulto. Que seja capaz também de formar equipes de professores que trabalhem de forma empenhada”, acrescentou Janine Ribeiro.

De acordo com o ministro, a proposta da formação está aberta a contribuições da sociedade. “Estamos adotando a seguinte estratégia: quando temos algo que começa a ser refletido, queremos partilhar isso, informar, mesmo sem ter o formato do edital. Não queremos nos comunicar com a sociedade só quando o edital estiver pronto”, disse.

Nenhum comentário: