Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ESTADO - Rosalba nomeará diretor estratégico que próximo governador não poderá demitir

No apagar das luzes de sua gestão, a governadora Rosalba Ciarlini terá direito ainda a fazer uma importante nomeação. A chefe do Executivo deverá nos próximos dias escolher o novo diretor da Agência Reguladora de Serviços Público do Rio Grande do Norte (Arsep) depois que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que o atual chefe da autarquia estadual, Luiz Eduardo Bezerra de Farias, tem direito à aposentadoria por invalidez. A decisão foi publicada na edição de quarta-feira (15) do Diário de Justiça.

Apesar de passar despercebida pelo noticiário, a Arsep detém um poder amplo, especialmente sobre o setor elétrico. Essa influência foi ampliada ainda mais depois que o Estado passou a abrigar parques de energia eólica. A importância do cargo também ganha relevância porque o próximo governador não poderá destituir o novo diretor, que tem direito a mandato de quatro anos.

Entre as atribuições do órgão estão o poder de decidir, como instância administrativa definitiva, sobre os pedidos de revisão de tarifas de serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados.

No caso do setor elétrico, a agência tem o poder de influenciar a composição de preços tarifários já que a Agência Nacional de Energia Elétrica celebrou convênio descentralizando para a Arsep seus poderes para fiscalizar o cumprimento de norma que instituir e aplicar sanções por descumprimento, como foi observado em agosto deste ano, quando a empresa BrasVento foi multada em R$ 652.631,40 por irregularidades detectadas pela agência em parques eólicos.


Nenhum comentário: