Memorial às vítimas de Covid

sábado, 18 de outubro de 2014

BRASIL - “Horário de verão” impacta voos

O horário brasileiro de verão começa a valer a partir da 0h de domingo, 19, e dura até o dia 22 de fevereiro. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) recomenda aos passageiros das companhias aéreas associadas – Avianca, Azul, Gol e TAM – atenção aos horários de viagem. 
O horário de verão inclui 10 estados, exatamente os mesmos do ano anterior – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Nesses estados os relógios deverão ser adiantados em uma hora. As regiões Norte e Nordeste ficam de fora mais uma vez. 

Dessa forma, a medida impacta unicamente os horários de partida, chegada e conexão de voos das regiões Norte e Nordeste, que serão antecipados em uma hora em relação aos horários atuais, mantendo assim a coesão com o restante da malha aérea nacional. 

“A Abear lembra que os bilhetes aéreos apresentam sempre a hora local: a informação da partida refere-se ao horário na cidade de origem e, a da chegada, refere-se ao horário da cidade de destino”, disse a associação, em nota. “Recomenda-se aos passageiros a conferência dos bilhetes e, em caso de dúvida, consultar as informações do voo no site da companhia aérea contratada ou pelos telefones de contato”, acrescentou.

Economia
O horário de verão vai durar mais na próxima estação, mas vai causar uma economia menor do que a do último final de ano. Com o alto despacho de térmicas em 2014, a previsão do Ministério de Minas e Energia (MME) é de que o relógio diferenciado em boa parte do País poupe R$ 278 milhões em eletricidade que seria cobrada nas contas de luz, desempenho bem inferior aos R$ 405 milhões economizados no verão passado.

Pelos cálculos do MME, adiantar os relógios em uma hora  partir de hoje nessas regiões reduzirá a demanda de energia do Brasil em 2.595 megawatts (MW) até 22 de fevereiro de 2015.

De acordo com o MME, nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou uma economia média de 4,6% no intervalo noturno de maior consumo de energia. Nos últimos 15 anos, a média de duração do horário diferencial foi de 121 dias, mas, como o término da medida não pode coincidir com o feriado de Carnaval, a duração no Verão 2014/2015 será um pouco maior.

“Com o horário de verão, buscamos um melhor aproveitamento da luz do sol e, consequentemente, uma maior racionalidade no uso da eletricidade”, afirmou o secretário de energia elétrica do MME, Ildo Grüdtner. “Esperamos uma redução no consumo similar ao dos anos anteriores”, completou.

Ele destacou que a economia proporcionada pelo horário de verão também poupa os reservatórios das usinas hidrelétricas e tem efeitos positivos nas contas de luz. O secretário, admitiu, no entanto, que apesar da duração este ano ser maior, a economia será menor porque atualmente a geração térmica é maior.

Nenhum comentário: