Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ESTADO - Governadora Rosalba Ciarlini prestigia abertura do 10° FESTUERN

A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na noite desta segunda-feira (13), da abertura do 10° Festival de Teatro da UERN (FESTUERN) juntamente com o Reitor em Exercício, Aldo Gondim. O FESTUERN tem o objetivo de incentivar a utilização do teatro nas instituições de ensino como ferramenta didático pedagógica fazendo a ligação entre educação, arte e cultura. 

"O FESTUERN acontece em três fases: a formação continuada de professores, o Festival, que estamos iniciando e o pós- festival com uma turnê pela cidade com a participação dos grupos envolvidos; Esperamos que esse seja mais um lembrado por vários anos", explicou o Reitor em Exercício.. Esta edição conta com a participação de 30 escolas, municipais e estaduais, de todo o Rio Grande do Norte que irão se apresentar no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Em dez anos, não faltam números para dimensionar o tamanho do Festival. Nessa primeira década de realização 78 mil pessoas assistiram aos espetáculos, mais de 9.600 estudantes participaram, mais de 600 professores abraçaram a casa, totalizando 230 escolas participantes.

Dados sobre a história do FESTUERN e textos para auxiliar professores de artes das escolas potiguares estão presentes no livro ‘FESTUERN – O ensino de artes no contexto escolar: contribuições do festival de teatro para escolas públicas do Rio Grande do Norte" de autoria do Coordenador do Festival, Alexandre Náder. Ao final da cerimônia, a CIA Cênica Ventura, de Parnamirim apresentou a peça Andarilhos do Coração, inspirado do texto Torturas do Coração de Ariano Suassuna.

Nenhum comentário: