Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 15 de julho de 2014

CULTURA - Os 6 livros que todo mundo deveria ler, segundo Bill Gates

O fundador da Microsoft divulga todo ano a lista de livros que mais gostou de ler nos últimos tempos
Todo ano o homem mais rico do mundo divulga uma lista com os livros que ele mais gostou de ler nos últimos tempos. Desta vez, o norte-americano Bill Gates, fundador da Microsoft, recomendou 6 publicações que, segundo ele, "são profundamente informativas e lindamente escritas".

Veja abaixo os 6 livros recomendados por Bill Gates e o que ele tem a dizer sobre as publicações:

1 - Business Adventures, por John Brooks.

"Warren Buffett me recomendou este livro em 1991 and ainda é o melhor livro de negócios que eu já li. Ainda que Brooks o tenha escrito quatro décadas atrás, ele apresenta ótimas sacadas atemporais de fundamentos de negócios, como o desafio de construir uma grande organização, contratando pessoas com as habilidades certas e ouvir o feedback dos clientes. Ele também é um habilidoso contador de histórias. (...) Eu gostaria que todos os livros de negócios tivessem metade da qualidade deste".

2 - Stress Test, de Timothy F. Geithner

"A ironia central de Stress Test é que o cara que foi acusado de ter sido um mau comunicador como Secretário do Tesouro Americano tenha escrito um livro tão bom. Geithner pinta um ótimo retrato humano de como é lutar contra uma crise financeira global ao mesmo tempo em que luta contra críticas dentro e fora da Administração do governo, enquanto sente uma culpa severa em relação à sua quase total ausência na família".

3 - The Bully Pulpit: Theodore Roosevelt, William Howard Taft, and the Golden Age of Journalism, por Doris Kearns Goodwin

"Eu li muito sobre Teddy Roosevelt no ano passado, enquanto eu e Melinda levamos as crianças para o Canal do Panamá. Ele foi essencial para a construção do canal, e eu tinha assumido que aquilo tinha sido o ponto alto de sua carreira. Mas não foi. O livro é um testamento sobre a criação e profundeza das conquistas de Roosevelt".

4 - O Projeto Rosie, por Graeme Simsion

"Melinda leu este romance no início deste ano, e ela amou tanto que ficava repetindo algumas passagens para mim. Eu comecei a ler às 23h de um Sábado e fiquei acordado até às 3h da manhã lendo. Qualquer pessoa que ocasionalmente seja muito racional vai se identificar com o herói, um professor de genética com Síndrome de Asperger que procura por uma mulher. (Melinda achou que eu gostaria particularmente das partes em que ele fica um pouco obcecado demais em otimizar a sua agenda. Ela estava certa). É um livro engraçado e profundo sobre estar confortável com quem você é e com o que você é bom em fazer. É um dos romances mais divertidos que eu li em um bom tempo."

5 - The Sixth Extinction: An Unnatural History, por Elizabeth Kolbert

"A mudança climática é um grande problema - um dos maiores que enfrentaremos neste século - mas não é a única preocupação ambiental no horizonte. Os humanos estão colocando quantidades enormes de pavimento, movendo espécies ao redor do planeta, pescando demais e acidificando os oceanos, mudando a composição química dos rios, e mais. Cientistas apontam que houve cinco eventos de extinção na história da Terra (pense no asteróide que acabou com os dinossauros), e Kolbert faz um relato constrangedor de que a atividade humano está nos levando para o sexto evento."

6 - Reinventing American Health Care: How the Affordable Care Act Will Improve Our Terribly Complex, Blatantly Unjust, Outrageously Expensive, Grossly Inefficient, Error Prone System, por Ezekiel J. Emanuel


"Um dos arquitetos do Ato de Cuidado Acessível (também conhecido como Obamacare) explica o motivo de o sistema de saúde norte-americano precisar de uma reforma e como o Obamacare resolveria os problemas. Ainda que ele esteja profundamente envolvido na criação da reforma, Emanuel é bom em deixar claro sobre quando ele está lhe educando sobre a história do sistema de saúde e quando ele está defendendo as suas ideias."

Nenhum comentário: