Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 4 de julho de 2014

COPA - Entenda a importância de Neymar e James Rodríguez através de suas movimentações em campo

Compreenda o estilo de jogo dos craques de Brasil e Colômbia
Em uma rápida comparação entre os deslocamentos em campo de Neymar e James Rodríguez, ambos camisas 10 de suas seleções, podemos compreender qual é realmente a função de cada um durante uma partida e sua importância na estruturação das jogadas.

Utilizando o campo de calor, imagem que reflete quais pedaços do campo o jogador esteve por mais tempo, de Neymar e James nas partidas de oitavas de final, contra Chile e Uruguai, respectivamente, chegamos as seguintes conclusões. Observe abaixo.

A primeira figura mostra a movimentação do camisa 10 de Felipão contra o Chile. Neymar é agudo e prefere o canto esquerdo do ataque. Nesse jogo, o craque do Barcelona correu 10,384 Km - no tempo normal - e chegou a atingir 31.79 Km/h. Em toda a Copa Neymar tem 13 bolas recuperadas. Índices que evidenciam a ajuda do atacante na recomposição defensiva brasileira.

Enquanto isso, o jovem colombiano é muito mais um organizador. Trabalha por todo o meio campo como um maestro, que volta, busca a bola e arma as jogadas, não deixando de arriscar na frente. James Rodríguez é um 10 clássico.


Na figura número 2, confira o deslocamento do colombiano contra o Uruguai. No duelo, James correu 9,471 Km e alcançou 25.60 Km/h. Em todo o Mundial o colombiano recuperou apenas 7 bolas. Números que exemplificam como James corre menos que Neymar, tanto em distância como em velocidade, e também sua menor participação na defesa de José Pekerman.

Perceba agora, como em partidas de menor dificuldade, teoricamente, o comportamento de Neymar se mantém enquanto o de James muda. O maestro de Pekerman parece sucumbir à preguiça ou realmente não precisar fazer maiores esforços. Já a manutenção da dinâmica feita por Neymar mostra como a seleção brasileira tem menos variações táticas em campo.

A figura 3 mostra a movimentação de Neymar contra Camarões. Confronto no qual marcou dois dos quatro gols da vitória brasileira, por 4x1. A última imagem já exibe o deslocamento de James Rodríguez na vitória colombiana diante do Japão, por 4 x 1. O camisa 10 marcou um gol.


 

Nenhum comentário: