Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 10 de julho de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Secretaria de Saúde inicia pelos PSF´s comemorações ao Dia Nacional do Homem





Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde, prepara uma grande programação voltada para à Saúde do Homem. O Dia do Homem é comemorado no dia 15, mas a Secretaria Municipal de Saúde se antecipa e através dos Postos de Saúde da Família (PSF´s) do município, iniciou o ciclo de palestras voltado para os homens. A palestra foi ministrada pela médica Dra Graça.

Um dos grandes desafios a ser vencidos pelo setor de saúde do Brasil é o item que trata da saúde do homem. O publico masculino ainda é arredio quando o assunto é dar atenção para a própria saúde.

Pensando em criar mecanismos para alcançar o público masculino o Ministério da Saúde criou o dia do homem, comemorado no dia 15 de Julho. Esse dia foi criado com o objetivo de chamar atenção para saúde masculina, pois a cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são do sexo masculino.

Apresentando maior resistência ao procurar cuidados médicos e realizar preventivos, os homens vivem em média 7 anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol, pressão arterial e maior tendência a obesidade. Além da utilização em maior quantidade de bebidas alcoólicas e outras drogas, também estão mais expostos aos acidentes de trânsito e na maioria das situações de violências.

Sendo assim, o Ministério da Saúde desenvolveu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, criada em Agosto de 2009 com o intuito de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A proposta é que pelo menos 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 e 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. A programação oficial será lançada nos próximos dias.




Nenhum comentário: