Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 18 de junho de 2014

COPA - Chilenos fazem a festa na cidade à espera do jogo decisivo contra a Espanha

Chilenos 'invadem' orla do Rio de Janeiro
O azul e branco ainda é visto na orla do Leme, mas, aos poucos, as cores da bandeira da Argentina, primeira vizinha que jogou a Copa no Maracanã, vão dando lugar ao vermelho e azul chileno, próxima seleção sul-americana a jogar na cidade. Por toda a orla, ônibus de turismo e motorhomes estacionam para abrigar os torcedores de outras nações durante os próximos dias. É festa do Leme à Lapa.

— Aqui é fácil de ficar. De frente para a praia. Tomamos banho em um chuveirinho logo em frente ao ônibus. Passa chileno o tempo todo, está com muito movimento aqui — conta Hugo Rojas, que viaja em um ônibus com vários amigos e o filho.

A estadia no Brasil para o Mundial é toda improvisada. Para o banho, os turistas aproveitam os famosos chuveirinhos das praias cariocas. A alimentação, quando não é feita na mesma praia — para provarem a comida do Rio, principalmente a água de coco — é preparada dentro dos próprios veículos, que possuem pequenas cozinhas improvisadas.

— O clima da Copa embala a gente. Está sendo divertido. Vamos acompanhar a equipe durante toda a primeira fase da Copa. Daqui para Cuiabá, São Paulo... — conta Luis Reyes, que também está hospedado em um veículo na orla.

Do Chile até aqui foi uma longa (e animada) viagem. Nos vidros, estão pintados todos os locais de onde vieram os passageiros. No entorno do o veículo, dezenas de bandeirinhas nas cores do país. Ao saírem do Chile, passaram pela Argentina e Paraguai, até chegarem ao Brasil. Aqui, vão acompanhar a equipe de futebol em todos os estados que jogar.

Para quem topou desembolsar um pouco mais, a hospedagem escolhida foram os hostels. Tudo na mesma região. Ali, nas proximidades do acampamento improvisado, a boa é conseguir interagir com os conterrâneos.

— Estou hospedado em um hostel, mas sempre venho à praia para poder encontrar meus amigos, conhecer outros chilenos. Isso aqui virou uma grande festa — contou Blast Burgos, de Coyhaique, no Chile. Os chilenos prometem uma grande festa no Maracanã e já apostam em um resultado otimista contra a Espanha. — Será 2 a 0. Chile ganhando com gols de Alexis Sanchez e Eduardo Vargaz. Nossa equipe é boa — pressagiava Noe Espinoza, enquanto entoava gritos de futebol de frente para o mar.

Nenhum comentário: