Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 31 de março de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Comitiva do município prestigia entrega de certificados dos cursos do PRONATEC

Coordenadora do Pronatec para Alto e Pendências Andreia, instrutora Suely, Secretária Francleide, interlocutora do Pronatec Luciana e a aluna Verinha

Cerca de mil alunos concluintes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) se reuniram na manhã de hoje (31) para receber o diploma de conclusão do curso. Participaram da cerimônia estudantes do IFRN, UFRN, Senac e Senai, instituições ofertantes do Programa no Rio Grande do Norte. 

A cidade de Alto do Rodrigues estava representada com a comitiva formada pela Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social Francleide Campos, da coordenadora do Pronatec para Alto do Rodrigues e Pendências Andreia, da interlocutora do Pronatec no município Luciana Monteiro, do articulador do Selo Unicec Rodrigo Moura, da coordenadora do curso de manicure Suely Guimarães e da aluna representando os 30 concluintes do curso (de manicure) Vera Lúcia Santiago da Silva. 

A solenidade ainda contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Aléssio Trindade de Barros, na oportunidade, representando o ministro da Educação, Henrique Paim; com a deputada federal Fátima Bezerra; com o reitor em exercício do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa; o vice-presidente da Fecomércio no RN, Luiz Antônio Bezerra Lacerda; o diretor regional do Senai, Afonso Dantas; o diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, da UFRN, Júlio César de Andrade Neto; o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Raimundo Costa Sobrinho, além de demais gestores, professores e alunos das instituições ofertantes.

A cerimônia teve início com a apresentação do cordelista Marciano Medeiros, que declamou um texto alusivo ao Pronatec. Em seguida, a professora Ângela Maria Bezerra do Nascimento, da UFRN, cantou o Hino Nacional à capela. O juramento da turma foi pronunciado pelo estudante Eugen Gleison Fontenelle, formando do curso de operador de supermercados do Senac. A aluna Joyce Aparecida Galvão de Melo, formanda do curso técnico em análises clínicas da UFRN, agradeceu em seu discurso de oradora a oportunidade de, segundo ela, "caminhar e aprender com a prática". Joyce frisou que o Pronatec possibilita a realização de sonhos, seja através da preparação para o aluno abrir seu próprio negócio, seja para conseguir o primeiro emprego.

Em seus discursos, as autoridades presentes destacaram a importância do investimento do Governo Federal na educação profissional e tecnológica, através da expansão dos Institutos Federais, da oferta crescente de cursos do Pronatec e de outras ações, como o fortalecimento do ENEM. 

Aléssio Trindade, natural da capital potiguar, iniciou sua fala destacando a satisfação de comparecer ao primeiro evento na cidade como secretário de Educação Profissional do MEC. Segundo ele, no Rio Grande do Norte, o Pronatec já recebeu 176 mil matrículas, com um investimento de cerca de 200 milhões de reais.  A deputada federal Fátima Bezerra lembrou que, no Brasil, o Programa está chegando à marca de seis milhões e meio de matrículas. "Até o final do ano, teremos oito milhões de matrículas no Pronatec", destacou a deputada.  

Em seu discurso, Wyllys Abel Farkatt frisou que, em 2013, o IFRN recebeu mais de 10 mil matrículas em cursos do Programa. "Em 2014, iremos superar esse número", garantiu o reitor em exercício. Wyllys lembrou ainda a importância da expansão do IFRN, que saiu de duas unidades para 19 hoje em atuação, com mais duas para serem concluídas até o final do ano, em Lajes e Parelhas. 

Durante a solenidade, alunos do IFRN, da UFRN, do Senac e do Senai simbolizaram o recebimento dos certificados, que foram entregues pelas autoridades presentes. Uma dessas alunas foi  Vera lícia Santiago da Silva que terminou com sucesso o curso de manicure. Portadora de necessidades especiais (cadeirante), Verinha, como é mais conhecida ficou muito em poder concluir o curso e colocar em prática o que aprendeu. A formatura contou ainda com um momento destinado á assinatura de carteira de trabalho. A empresária Maria das Graças Rodrigues da Silva realizou a assinatura da carteira do aluno Iranildo Ribeiro Canuto, concluinte do curso de promotor de vendas do Senac. 

A cerimônia foi encerrada com a transmissão de um vídeo com pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, que destacou o papel do Pronatec para a geração de mais empregos e oportunidades: "o caminho para o desenvolvimento é a educação e o emprego. Por isso o Pronatec é tão importante", declarou a presidenta.
Coordenador geral da Escola Agrícola de Jundiaí Professor João Inácio da Silva Filho, a instrutora do curso Suely Guimaráes, a interlocutora Luciana Monteiro e a aluna Vera Lúcia Santiago da Silva


Autoridades entregando certificado a aluna


Deputada Federal Fátima Bezerra discursando

Nenhum comentário: